O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Unidades do SESI-SP recebem filmes da 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro

Com programação a partir de 3 de abril em 23 unidades do Sesi São Paulo, o festival homenageia Kabengele Munanga, renomado professor e antropólogo, conhecido por seu trabalho pioneiro no estudo do racismo no Brasil. Reserve seu ingresso!

Com programação a partir de 3 de abril em 23 unidades do Sesi São Paulo, o festival homenageia Kabengele Munanga, renomado professor e antropólogo, conhecido por seu trabalho pioneiro no estudo do racismo no Brasil. Reserve seu ingresso!

 Por: comunicação Sesi-SP
13/03/202415:41- atualizado às 11:34 em 04/04/2024

Entre os dias 3 de abril a 29 de maio, vinte e três unidades do SESI-SP recebem uma programação com dez filmes que celebram o cinema negro e fortalecem a importância da conscientização para a luta antirracista, parte da 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados no Meu Sesi.

RESERVAS AQUI

 

O festival se concentra no tema "D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga", renomado professor e antropólogo, conhecido por seu trabalho pioneiro no estudo do racismo no Brasil. A mostra também serve como uma oportunidade para dialogar sobre os impactos dos 20 anos da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no Brasil. 

O SESI-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla e onde a cultura é parte importante desse processo. “É com muita satisfação que abrimos nossos espaços para a Mostra Internacional do Cinema Negro, pelo segundo ano consecutivo. Assim como este projeto, todas as iniciativas desenvolvidas pelo SESI-SP ou que atuamos como parceiros e apoiadores visam à formação de novos públicos em artes, democratizam e expandem o acesso à cultura, além de incentivar a produção e a difusão de obras das mais variadas vertentes artísticas”, reforçou a gerente executiva de Cultura do SESI-SP, Debora Viana.

 

Sobre a 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro 

Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o SESI-SP participa, pela segunda vez, da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, que chegou a sua 19ª edição em 2023. 

Durante os encontros, idealizados com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforçou o respeito à diversidade e à inclusão, foram realizadas diversas atividades que celebraram principalmente o cinema negro. A programação de filmes contemplou longas e curtas-metragens que foram exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, painéis, mesas-redondas e homenagens. 

Agora, em 2024, alguns dos filmes participantes serão exibidos em unidades do SESI-SP nas cidades de Araraquara, Araras, Atibaia, Birigui, Campinas, Cosmópolis, Franca, Itapetininga, Jundiaí, Limeira, Ourinhos, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Rio Claro, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo (unidade Sesi de AE Carvalho) e Sorocaba. 


19ª Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE

de 3 de abril a 29 de maioconfira datas e horários na unidade SESI-SP mais próxima 

Gratuito

Caminhos afrodiaspóricos
Memórias afro atlânticas
Kabengele o griô antirracista
Vivendo no limite
Filhos de João
Cidade Correria
?nitíLànà aquele que abre o caminho
Awurê na Bahia
Mimbó
A Mae de todas as lutas

 

Awurê na Bahia 

Brasil, 2021, exibição digital, colorido 

L – Livre 

 

 

Nossa viagem pela Rota do Samba de Roda nos presenteou com incríveis encontros, profundos saberes e inesquecíveis histórias, mas sobretudo nos nutriu de aprendizados que levaremos por toda vida. 

 

 

Documentário, 138 min. 

Direção: David Obadia 

Descritores de conteúdo: Não há inadequações 

Mimbó  

Brasil, 2022, exibição digital, colorido 

L – Livre  

 

 

Após fugirem de fazendas em Pernambuco, três pessoas escravizadas andaram 680 quilômetros até chegarem ao Piauí. Durante 30 anos eles viveram escondidos numa caverna e fundaram a comunidade do Mimbó. Hoje seus descendentes lutam por seus direitos. 


Documentário, 53 min.
 

Direção: Chico Rasta 

Descritores de conteúdo: Temas sensíveis
 

Caminhos Afrodiaspóricos pelo Recôncavo da Guanabara 

Brasil, 2022, exibição digital, colorido 

L – Livre  

 

 

Carmem, uma viajante do tempo, reúne dados para a criação de uma mitologia?afrodiaspórica?no território da Pequena África. Em suas andanças, reúne um legado ancestral, descobre que o tempo é cíclico e que todos podem contribuir para um futuro melhor.


Documentário, 20 min. 

Direção: Wagner Novais 

Descritores de conteúdo: Não há inadequações 

Cidade Correria  

Brasil, 2020, exibição digital, colorido 

12 – Não recomendado para menores de 12 anos

 

 

Cidade Correria é Brasil pulsante e radicalmente coletivo. Por dentro do processo do espetáculo, o encontro do transbordamento das urgências cotidianas, contradições, alegrias, delírios, feridas e potências através da voz e nascimento do Coletivo Bonobando, grupo inspirador que se expande do palco para o mar, do mar para a cidade, da cidade para a tela. 

Ficção, 83 min. 

Direção: Juliana Vicente? 

Descritores de conteúdo: Linguagem imprópria e Temas sensíveis 

Kabenguelê: O griô antirracista     

Brasil, 2023, exibição digital, colorido 


L – Livre 
 

 

 

Uma observação crítica e reflexiva da trajetória de um antropólogo, Kabengele Munanga, que vem do Congo, em razão de uma perseguição implacável da ditadura local. Mas se torna uma referência acadêmica na USP, na luta antirracista junto com o movimento negro brasileiro. 


Documentário, 27 min.
 

Direção: Celso Luiz Prudente 

Descritores de conteúdo: Não há inadequações 

Énití Lànà
- aquele que abre o caminho
 

Brasil, 2022, exibição digital, colorido 

L – Livre  

 

 

A Websérie resgata memória e resistência da luta antirracista no Brasil por meio da figura de Rafael Pinto. A produção, dividida em 4 capítulos, apresenta a trajetória de uma das lideranças mais importantes do movimento negro brasileiro e conta com depoimentos de Sueli Carneiro, Milton Barbosa, Edna Roland, entre outros. 

Documentário, 40 min. 

Direção: Filipe Brito   

Descritores de conteúdo: Não há inadequações 

A Mãe de todas as lutas 

Brasil, 2020, exibição digital, colorido 

14 – Não recomendado para menores de 14 anos 

 

 

Uma narrativa que recorre à memória para vislumbrar um futuro de mudanças sob a ótica feminina. O filme acompanha a trajetória de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, mulheres que estão na frente da luta pela terra no Brasil. Shirley traz a missão de honrar as mulheres e a sabedoria das Guerreiras Krenak, da região de Minas Gerais. Maria Zelzuita é uma das sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, e suas trajetórias nos ligam ao conceito da violência e apropriação do corpo feminino. 

Documentário, 84 min. 

Direção: Susanna Lira 

Descritores de conteúdo: Violência e Temas sensíveis 

Vivendo no limite

Cuba, 2004, exibição digital, colorido 

12 – Não recomendado para menores de 12 anos

 

 

Vivendo no Limite conta a história de pessoas com HIV, apresentando seus relatos através de entrevistas, fotografias e da dramatização de suas vivencias por um grupo de teatro. O documentário retrata o processo dessas pessoas após o diagnóstico, o diálogo com as famílias, o preconceito e o acompanhamento médico. Mostra a história de cada personagem, ressaltando a esperança na vida. 




Documentário, 88 min.
 

Direção: Belkis Vega 

Descritores de conteúdo: Temas sensíveis

Memórias Afro-Atlânticas 

Brasil, 2019, exibição digital, colorido 


L – Livre  

 

 

Memo´rias Afro-Atla^nticas segue os passos da pesquisa conduzida na Bahia no ini´cio da de´cada de 1940, pelo linguista afro-americano Lorenzo Turner (1890-1972). Ao longo de meses de trabalho, Turner acumula preciosos registros em áudio e fotografia, retratando a experiência linguística e musical de personalidades como Ma~e Menininha do Gantois, Joa~ozinho da Gome´ia e Manoel Falefa´. Através de imagens e sons raros, o documentário revisita terreiros de candomblé registrados por Turner e encontra remanescentes e memórias ainda vivas quase 80 anos depois.  

Documentário, 76 min. 

Direção: Gabriela Barreto 

Descritores de conteúdo: Não há inadequações 

“Filhos de João”
- O admirável mundo novo baiano
 

Brasil, 2009, exibição digital, colorido 

14 – Não recomendado para menores de 14 anos  

 

 

A trajetória dos Novos Baianos, grupo encabeçado por Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Moraes Moreira, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor. Nos anos 1970, a banda ganhou um padrinho famoso e influente: João Gilberto. 

Documentário, 75 min. 

Direção: Henrique Dantas 

Descritores de conteúdo: Linguagem imprópria 

 

Leia também