O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Última apresentação do artista sul-coreano Jaha Koo no Teatro do Sesi-SP

Os espetáculos trazem diferentes teatralidades e investigações cênicas com artistas vindos da África, Ásia, América Latina e do Oriente Médio.

Os espetáculos trazem diferentes teatralidades e investigações cênicas com artistas vindos da África, Ásia, América Latina e do Oriente Médio.

 Por: MITsp e Comunicação Sesi-SP
19/02/202415:33- atualizado às 10:27 em 05/03/2024

SESI-SP como correalizador apresenta a Trilogia Hamartia do artista sul-coreano Jaha Koo, com apresentações entre 2 a 4 de março de 2024, no Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp. Os espetáculos integram a 9ª edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), que acontece de 1º a 10 de março de 2024, em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo.

A Trilogia Hamartia de Jaha Koo é composta por três espetáculos Lolling and Rolling, Cuckoo e A História do Teatro Ocidental Coreano. O imperialismo do passado e do presente e seu impacto pessoal, às vezes inesperado, são os fios condutores dessas três obras de teatro documental apresentadas na MITsp. Em grego, hamartia significa “falha ou defeito trágico”, conceito que costura de forma distinta cada um dos trabalhos, cujos temas envolvem o choque entre as culturas oriental e a ocidental.

Em sua 9ª edição, a MITsp se mantém fiel à sua vocação experimental e crítica, inovando ao trazer uma perspectiva curatorial com espetáculos à margem das referências geográficas hegemônicas. São trabalhos e artistas cujas origens territoriais, étnicas e culturais materializam diferentes teatralidades e investigações. Complementam a programação os eixos Olhares Críticos, que convida o público a pensar as artes cênicas e o Brasil atual a partir de uma série de ações reflexivas, e Ações Pedagógicas, com atividades que investigam novos modos de produzir e transmitir conhecimento.

Para saber mais acesse o site no MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

 

SESI-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla e onde a cultura é parte importante desse processo. “Assim como este projeto, todas as iniciativas desenvolvidas pelo Sesi-SP ou que atuamos como parceiros e apoiadores visam à formação de novos públicos em artes, democratizam e expandem o acesso à cultura, além de incentivar a produção e a difusão de obras das mais variadas vertentes artísticas”, reforçou a gerente executiva de Cultura do SESI-SP, Debora Viana.

 

 

Confira a programação no Centro Cultural Fiesp

2 a 4 de março 2024

O artista 

Jaha Koo é um criador de teatro e compositor sul-coreano. Seu trabalho, intimamente ligado à política, à história e às suas questões pessoais, transita entre as multimídias e a performance, trazendo músicas, vídeos, textos e instalações. Atualmente, apresenta seus espetáculos pelo mundo, além de trabalhar em uma nova obra, Haribo Kimchi, com estreia prevista para 2024, e em seu projeto musical, GuJAHA. Desde 2017, cria seu trabalho com o apoio da CAMPO, plataforma de pesquisa, desenvolvimento e produção artística com sede na Bélgica.

 

Lolling and Rolling 
*O título faz um trocadilho em inglês para pontuar a dificuldade da pronúncia do som de “r” na língua coreana.
Lolling and Rolling aborda como a Coreia é assombrada pelo espectro da superioridade norte-americana e do imperialismo cultural, demonstrando como a linguagem e a violência estão profunda e intrinsecamente ligadas. […] É uma produção bem encenada, que traz à tona pontos importantes e profundos com uma combinação potente de imagem, música e performance.
45 min | Classificação indicativa 14 anos
4/3, segunda, às 20h
Reservas liberadas a partir do dia 26/02/2024, às 08h

Reserve aqui

@Marie Clauzade
Cuckoo
*Marca de panelas de arroz popular na Coreia do Sul
Cuckoo opera como uma narrativa documental que todos devem assistir. Sua originalidade brilha, desafiando preconceitos ao destacar o poder de três panelas de arroz como improváveis contadoras de histórias. 
Ao considerar como a macroeconomia e os acordos e políticas governamentais em larga escala esmagaram as vidas individuais de inocentes, Cuckoo é uma peça de teatro documental densa e afetuosa, que utiliza com maestria sua multimídia tanto para o humor ácido quanto para um efeito penetrante.
55 min | Classificação indicativa 16 anos

2/3, sábado, às 19h

3/3, domingo, às 16h

Reservas liberadas a partir do dia 26/02/2024, às 08h

Reserve aqui

@Wolf Silveri
A História do Teatro Ocidental Coreano 
The History of Korean Western Theatre
O espetáculo nos confronta com a nossa própria falta de compreensão da cultura coreana tradicional e de sua história, mas também com os perigos da ocidentalização feroz e em larga escala. A peça nos leva a perguntar quais partes de nossa própria herança cultural permitimos que desaparecessem coletivamente, por vergonha ou desejo de conformidade, sob o rolo compressor da globalização. Em um canto do mundo preso entre o totalitarismo assustador e o capitalismo selvagem, as reflexões de Jaha Koo são extremamente relevantes.
60 min | Classificação indicativa 12 anos

3/3, domingo, às 20h

4/3, segunda, às 16h

Reservas liberadas a partir do dia 26/02/2024, às 08h

Reserve aqui

@Leontien Allemeersch

 

Leia também