O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

A concepção de educação da rede SESI-SP

 

A rede escolar SESI-SP propõe a Educação Básica integrada por uma proposta pedagógica que se fundamenta em bases conceituais sólidas, que visa à formação do indivíduo na cidadania, capaz de participar ativamente de uma sociedade plural, por meio do exercício da liberdade, do respeito e da solidariedade. Esse projeto é concretizado por meio de um currículo aberto às atualizações, às demandas da sociedade contemporânea e às culturas infantis e juvenis.

Ao longo de toda Educação Básica são propostas situações e experiências de aprendizagem que fortalecem a autonomia e protagonismo estudantil, além de estimular a criatividade e a reflexão acerca de soluções inovadoras e efetivas para os problemas sociais, cotidianos e reais.

Essa preparação para o exercício da cidadania tem a intenção de subsidiar as crianças, adolescentes e jovens para suas escolhas e projetos de vida, a rede escolar SESI-SP também está atenta às novas demandas de educação, reconhecendo a diversidade social e cultural e as novas maneiras de ler e interpretar o mundo, integradas aos multiletramentos e às tecnologias digitais.

Independentemente da modalidade de ensino, da educação infantil ao ensino médio a gestão do currículo se apresenta como mola propulsora na sua concretização, dinamizando e focando sua atuação no objetivo maior que é a aprendizagem dos estudantes. Além disso, a rede escolar SESI-SP atua de modo a reforçar sua convicção de que a educação de qualidade para todos é o alicerce para o desenvolvimento sustentável do país e solução na busca pela equidade social.

A valorização do exercício da inovação se evidencia especialmente naquilo que, de fato, faz a diferença: na forma como o ensino é praticado com o objetivo de promover a aprendizagem, a partir da reflexão crítica de valores como a ética, a moral, a equidade, o reconhecimento e acolhimento da diversidade e da diferença.

Nesse contexto, uma escola que acredita na educação integral é uma escola que educa para uma sociedade plural, respeitando a todos com suas histórias, culturas, etnias, saberes e experiências, acreditando que o estudante será mais do que apenas um observador, passando de expectador para protagonista de sua história, sendo incentivado a ser um agente transformador de si mesmo e do mundo.

A partir dessa perspectiva, a escola assume papel fundamental na formação do indivíduo, com o estabelecimento de três eixos de atuação: a identificação da escola como espaço de construção de uma cultura democrática, de uma educação de sentimentos e valores e da construção do projeto de vida.

Com essa proposta, os estudantes são desafiados a realizar projetos, criar caminhos, fazer parte da construção de sua aprendizagem, assumindo o papel de autores de sua formação, tornando-se crianças, adolescentes e jovens que possuem metas e objetivos para suas vidas pessoal, acadêmica e profissional. Os caminhos são trilhados e articulados a cada nova descoberta proporcionada pelo currículo da rede SESI-SP.

 

 

 

 

Leia também