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Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental

As aulas no ensino fundamental da rede escolar SESI-SP são planejadas de acordo com os princípios, fundamentos e pressupostos do Referencial Curricular do sistema SESI-SP de Ensino, considerando também o que é preconizado pela BNCC. Além disso, conta com recursos como: material didático próprio que engloba as atuais tendências educativas, bibliotecas, Laboratórios de Fabricação Digital (FABLABs), de informática educativa, de ciências da natureza, de mídias e tecnologias etc., proporcionando desenvolvimento de habilidades e competências exigidas para o sujeito que vive no século XXI.

A organização curricular da rede está pautada no ensino por área de conhecimento, estimulando a participação dos estudantes por meio de diálogos constantes entre o que eles sabem e o que será ensinado, com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa.

A avaliação destina-se, primordialmente, ao monitoramento do processo de ensino e aprendizagem e tem por objetivo subsidiar as intervenções dos docentes diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes.

Para clarificar os processos que constituem a avaliação da aprendizagem, destacam-se três tipos de avaliação: avaliação diagnóstica (antes do início de uma nova aprendizagem), avaliação formativa (durante o processo de ensino e aprendizagem) e avaliação somativa/classificatória (ao final de uma etapa ou ano letivo).

Cada tipo de avaliação tem como objetivo a coleta, a organização, a análise e o julgamento de dados e informações que vão contribuir com o processo de ensino e aprendizagem e subsidiar ações que colaborem com a formação dos estudantes.

Nesse contexto, professor e aluno assumem novos papeis, salientando o protagonismo do estudante e a mediação do docente na construção do conhecimento.

Além disso, visando acrescentar conhecimentos à vida e à formação dos estudantes para além daqueles previstos nos componentes curriculares, o SESI-SP propõe o trabalho com projetos pautados na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).

Os projetos podem envolver uma ou mais áreas de conhecimento e partem da intenção didática do professor ou do interesse dos estudantes, visando aprofundar e aprimorar as aprendizagens, por meio de sequências de ações organizadas que culminarão na elaboração de um produto final.

Os estudantes participam ativamente de todas as ações referentes ao desenvolvimento do projeto, trabalham de forma colaborativa e são corresponsáveis pelo processo em cada etapa. O professor, assim como em todo o processo de aprendizagem, é o mediador, que vai orientar, sugerir, pesquisar, propor ações, ouvir atentamente, acolher ideias, ajudá-los a refletir durante todo o projeto. 

É importante ressaltar que as metodologias ativas permeiam todo o currículo e a prática pedagógica, de forma a potencializar o protagonismo dos estudantes na construção de seu conhecimento. Seja por meio da ABP, da sala de aula invertida, da aprendizagem mão na massa (maker), gamificação etc.

As propostas educativas oferecidas dão voz aos estudantes, possibilitam a sua participação ativa por meio da resolução de problemas, da investigação, da pesquisa, da fruição, da comunicação e do desenvolvimento de sua criatividade.

O ensino fundamental visa o desenvolvimento integral dos estudantes. O currículo nessa etapa educativa propõe conhecimentos que possibilitarão aos estudantes se desenvolverem em todas as dimensões - social, física, emocional, intelectual e cultural.

Seja no período parcial ou no integral, o planejamento de todas as ações desde a gestão até os professores, priorizará um trabalho que favoreça o progresso dos estudantes, por meio de experiências de aprendizagem significativas e contextualizadas.

 

Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano - Educação Integral em Tempo Integral

Os estudantes da rede SESI-SP que cursam o ensino integral têm em seu dia a dia aulas que fomentam e estimulam a aprendizagem baseada em projetos, experiências de aprendizagem direcionadas à cultura corporal, entre outras propostas curriculares que desafiam as crianças e adolescentes a construírem sua aprendizagem e fazerem novas descobertas.

  • Programação e Robótica;
  • Língua Inglesa;
  • Práticas Sociais e Culturais;
  • Práticas Filosóficas;
  • Cultura Corporal Esportiva.

 

Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano

Em busca de estar cada vez mais alinhado às necessidades da educação do século XXI, o SESI-SP propõe para o ensino fundamental - 6º ao 9º, além das aulas que desenvolvem as habilidades previstas na BNCC, componentes curriculares que promovem a pesquisa, a curadoria e a criação de soluções inovadoras e efetivas a problemas que fazem parte do cotidiano dos estudantes.

Para isso, os componentes Eixo Integrador Interáreas e Programação e Robótica são organizados de modo que o estudante tenha o seu protagonismo e engajamento ainda mais potencializado, resolvendo problemas e propondo soluções inovadoras de intervenção, o que reforça a intenção da rede SESI-SP em formar cidadãos que interfiram e transformem a sociedade em que vivem.

 

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