O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Novo Ensino Médio

O SESI-SP busca, constantemente, estratégias, pesquisas, inovações para favorecer as juventudes e a construção de uma sociedade baseada em conhecimento, tecnologia, respeito e ética.

O SESI-SP busca, constantemente, estratégias, pesquisas, inovações para favorecer as juventudes e a construção de uma sociedade baseada em conhecimento, tecnologia, respeito e ética.

Preocupados com a qualidade e a geração de oportunidades aos estudantes do Novo Ensino Médio, o SESI-SP vem construindo uma proposta inovadora e consciente de seu papel na proposição do projeto de vida dos adolescentes, do mesmo modo, alinhada às demandas apresentadas por uma sociedade que necessita de cidadãos que a transforme e busquem soluções para problemas complexos e cotidianos.

Para tanto, a partir de 2022 foi iniciado o processo de implementação da matriz do Novo Ensino Médio, tendo em vista a lei nº13.415/2017 e a resolução nº 3 de 21 novembro de 2018, além da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, legislações que orientam a proposta curricular da última etapa da Educação Básica. A missão da rede SESI-SP de ensino é desenvolver os estudantes na e para a cidadania de modo que possam realizar suas escolhas no mundo do trabalho, na vida acadêmica e nas relações sociais e políticas de forma ética, justa e autoral.

 

 

 


Com esse objetivo, o SESI-SP oferece a partir do 1º ano do ensino médio a formação integradora, onde os estudantes desenvolvem a competência empreendedora e compreendem que o Empreendedorismo está na vida cotidiana, desde a abertura de um negócio próprio até planejar e realizar escolhas. Outro aspecto de destaque neste 1º ano, é o desenvolvimento da argumentação e ampliação de repertório cultural, social, científico e linguístico por meio do componente Trilha de Produção Textual. Nele, o estudante lê, discute, reflete, critica e produz textos de diferentes gêneros e a partir dos mais diversos temas.

 

Para ir ao encontro dessa proposta, os estudantes também cursam os Tópicos Avançados na formação integradora, desenvolvidos pelo SESI-SP. Componentes criados a partir de demandas do mundo do trabalho e da vida acadêmica e que visam ao aprofundamento e potencialização das aprendizagens, além de novas experiências a partir da cultura maker, estudos em laboratórios de Física, Química e Biologia, robótica, matemática financeira, em suma, os Tópicos Avançados desafiam os estudantes a superar seus limites e aprenderem muito mais. São 21 componentes que podem ser escolhidos de acordo com a oferta em cada unidade escolar, como por exemplo Programação e Robótica, Digital World, Medicina, saúde e bioquímica, Poder, política e cotidiano etc.

Ao chegar no 3º ano, além da formação técnica e profissional e os Tópicos Avançados, o Novo Ensino Médio do SESI-SP apresenta o Mentoria para o Futuro, um programa que visa favorecer o pertencimento, autoria e autonomia estudantil. Essa proposta e desenvolvida com o olhar para o adolescente e seus anseios. Serão momentos que proporão estratégias de autoconhecimento para o estudante reconhecer sua área de maior interesse; praticar networking por meio de visitas a empresas; fomento à pesquisa e produção científica com a participação em feiras e eventos acadêmicos nas universidades; essas ações e tantas outras buscam a promoção e o estímulo a cada estudante de modo que ele possar fazer e ser o que ele quiser.

Também preocupados com a continuidade dos estudos, neste último ano de ensino médio é ofertado em algumas escolas o Para Gabaritar: Enem e Vestibulares, que terá como foco avaliações para ingresso em instituições públicas e privadas de ensino superior. Além disso, com o olhar para o desenvolvimento científico, o Práticas Investigativas vem ao encontro das descobertas, pesquisas e busca por soluções por meio das ciências. Com laboratórios equipados, os estudantes poderão realizar experimentos e analisá-los, sempre a partir de problemáticas demandadas pela sociedade.

Para a criação de um Novo Ensino Médio forte e potente é necessário pensar na transição entre 9º e 1º ano, de modo que os adolescentes conheçam e já possam se apropriar da rotina e dos desafios trazidos por essa nova etapa escolar. Para isso, a rede SESI-SP de ensino oferece em algumas unidades os Clubes de Interesse: Math mania (Robótica com Matemática), Expressão em Movimento (Arte e Educação Física) e Linguagem, Cultura e Contextos (Ciências Humanas e Linguagens). Essas propostas trazem aulas com “mão na massa”, a potencialização da criatividade e da criticidade. As turmas serão multisseriadas, ou seja, estudantes de 9º e 1º ano juntos, o que favorece a autonomia de todos.

O SESI-SP orgulha-se do seu Novo Ensino Médio e busca, constantemente, estratégias, pesquisas, inovações que possam favorecer as juventudes e a construção de uma sociedade mais justa, baseada em conhecimento, tecnologia, respeito e ética.

Leia também