O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Professora da Faculdade Sesi participa do Salão do Livro de Genebra, na Suíça

Além de levar seu livro “Cansei de ser delegacia” a um dos principais eventos literários da Europa, Beatriz Abreu será homenageada no 8º Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros

Além de levar seu livro “Cansei de ser delegacia” a um dos principais eventos literários da Europa, Beatriz Abreu será homenageada no 8º Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros

 Por: Amanda Gehlen, Comunicação Sesi-SP
01/03/202417:38- atualizado às 11:32 em 04/04/2024

Entre os dias 6 e 8 de março, a professora Beatriz Abreu, docente do curso de licenciatura em Linguagens da Faculdade Sesi de Educação, realizará a exposição do seu livro “Cansei de ser delegacia” no Salão do Livro de Genebra, considerado o maior evento literário da Suíça e um dos principais do segmento da Europa. A convite da editora Helvetia Edições, a professora também realizará uma sessão de autógrafos, na qual Beatriz apresentará alguns aspectos sobre o seu processo criativo, envolvendo literatura, arte e educação.

A professora também será uma das homenageadas na entrega do 8º Prêmio Talentos Helvético-Brasileiros, uma celebração dedicada a autores independentes publicados no Brasil e na Suíça. A escolha das obras premiadas obedece a critérios de originalidade, ineditismo, linguagem, desenvolvimento e criatividade, além de considerar o currículo e o trabalho em prol da literatura de seu país. O evento acontece no dia 6 de março, na International School of Geneva, considerada a mais antiga das grandes escolas internacionais do mundo.

Imagem divulgação | Professora Beatriz Abreu, docente do curso de licenciatura
em Linguagens da Faculdade Sesi e autora do livro “Cansei de ser delegacia

 

Beatriz explica que o livro foi escrito em 2021 e apresenta contos psicológicos e poemas de versos livres. Entre os elementos presentes na obra, a autora cita momentos como a despedida e a saudade do solo e sangue lusitanos, os sentimentos de não pertencimento a meios e instituições limitantes, as histórias de sua mãe e os deslocamentos provocados por diversas linguagens artísticas, como a música, a literatura, e o teatro. “Os textos em prosa foram escritos, despretensiosamente, ao longo de alguns anos e, embora não sejam autobiográficos, refletem minhas vivências e os atravessamentos”, salienta a professora.

A autora conta ainda que o livro passou por eventos literários nacionais, como a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e pode ser encontrado na Amazon e no site da editora Helvetia.

 

Imagem divulgação | Professora Paula Bullio, coordenadora do curso de licenciatura
em Linguagens e coordenadora da Equipe de Internacionalização da Faculdade Sesi

 

Para a coordenadora do curso de Linguagens da Faculdade Sesi, professora Paula Bullio, que acompanhará a Beatriz na viagem para a Suíça, tanto a premiação quanto o convite para participar do Salão do Livro de Genebra são reflexos da alta qualidade da produção literária e acadêmica da professora Beatriz. “Ter a possibilidade de acompanhá-la e presenciar este momento da premiação é um privilégio imenso. Ela é uma profissional incrível, competente e generosa, além de uma escritora maravilhosa”, comenta Paula.

Ao longo da semana, as professoras também participarão de atividades artístico-literárias, como o slam poético, que terá participação de nomes importantes do gênero, como a Marina Campanati, vencedora do Portugal Slam em 2023, e de um encontro com a convidada de honra da editora Helvetia, a escritora mineira Carla Madeira, autora do livro Tudo é Rio, segundo título mais lido de um autor brasileiro e o mais lido de uma mulher brasileira em ficção em 2021 e 2022.

Para tornar a experiência suíça ainda mais enriquecedora, a professora Paula Bullio, que também é coordenadora da Equipe de Internacionalização da Faculdade Sesi, realizará visitas a universidades renomadas do país com o objetivo de estabelecer parcerias de intercâmbio de alunos e docentes, como a Haute École de Travail Social, a Bern University of Teacher Education, e a Geneva School of Diplomacy & International Relations. “O grupo de internacionalização está se consolidando na faculdade e é um trabalho que venho fazendo com muito empenho. É um sonho realizado poder também estabelecer parcerias internacionais nesta viagem”, afirma.

 

Leia também