O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Faculdade Sesi oferece formação de Professores na prática da sala de aula, gratuita e com possibilidade de bolsa permanência

Inscrições para vagas remanescentes e para pedido de transferência ocorrem em janeiro

Inscrições para vagas remanescentes e para pedido de transferência ocorrem em janeiro

 Por: Sesi São Paulo
24/01/202419:21- atualizado às 19:24 em 24/01/2024

Neste mês de janeiro de 2024, a Faculdade Sesi de Educação abre as inscrições para os cursos gratuitos de graduação. Os alunos têm mais uma oportunidade para iniciar os estudos com a abertura das vagas remanescentes, de 29 a 31/01. As transferências também estão abertas de 24 a 30/01. No site https://www.faculdadesesi.edu.br/vestibular/ estão disponíveis os editais para os dois processos.

A Faculdade Sesi de Educação prioriza o ensino de qualidade, presencial, e os cursos de licenciatura estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que tem como referência a formação por área do conhecimento: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens.

Com a residência educacional, um dos principais diferenciais da instituição, o aluno aprende na prática da sala de aula, desde o primeiro ano do curso, seja em uma das escolas da rede, como em escolas públicas e particulares, além de museus e outros espaços de educação não formal.

A valorização do papel do professor como premissa reforça o objetivo da Faculdade Sesi em garantir que o aluno possa concluir os estudos, e para isso, oferece a possibilidade da bolsa permanência, no valor mensal de um salário-mínimo, de acordo com critérios socioeconômicos. No ano de 2023, foram concedidas bolsas permanência para 157 alunos.

“Nos últimos três anos, mais de 85% dos professores formados pela Faculdade SESI foram contratados imediatamente pela própria rede escolar SESI-SP. Os professores em formação aprendem teorias e práticas que fornecem subsídios para preparar as melhores aulas para os estudantes da atualidade, aprendendo a lidar com todos as particularidades da aprendizagem de adolescentes e jovens”, explica Luís Paulo Martins, diretor da Faculdade Sesi de Educação.

 

Padrão de qualidade da rede Sesi-SP

Especializada na formação de professores, a Faculdade Sesi de Educação foi idealizada pelo Sesi-SP, que possui uma das maiores redes escolares, com 142 escolas espalhadas no estado de São Paulo, e recentemente divulgou resultado das médias de desempenho alcançadas no PISA para Escolas.

Nos três domínios avaliados, a instituição supera o Chile (PISA, 2022), que lidera o ranking como o melhor sistema de ensino da América Latina, o Brasil (PISA, 2022), além de São Paulo (PISA para Escolas, 2021). Em matemática, por exemplo, que é um desafio geral na educação, o Sesi-SP alcançou 44 pontos acima da média das escolas chilenas.

Segundo Martins, especialmente as áreas de Matemática e Ciências da Natureza têm como desafio atrair e formar novos professores, o que reflete diretamente na educação básica. “Indicadores de desempenho dos alunos, como o resultado recém-divulgado do Pisa 2022 (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), apontam que o Brasil caiu de desempenho nas duas áreas e teve novamente um dos 10 piores desempenhos do mundo em matemática”.

Com o compromisso de contribuir com a equidade na formação de docentes, em uma sociedade desigual em oportunidades, são reservadas vagas no vestibular para pessoas pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência, além de ex-estudantes oriundos tanto da rede SESI quanto do ensino público.

 

Informações Vestibular 2024 – Faculdade Sesi de Educação:

Graduação gratuita, sem taxa de inscrição ou matrícula

Licenciaturas nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

 

Etapas:

Vagas Remanescentes

1ª - Inscrições: de 29 a 31/01/2023 – inscrições, com notas do ENEM, de qualquer um dos últimos 6 anos prestados.

2ª – Entrevista.

Transferências

1ª - 24 a 30 de janeiro – inscrições, com a solicitação de transferência de qualquer instituição de ensino superior reconhecida, em cursos equivalentes ao oferecido na Faculdade SESI; será feita uma análise do currículo para aprovar ou não o aproveitamento.

2ª – Entrevista.

Mais informações sobre as Vagas Remanescentes e Transferência estão publicadas em editais disponíveis em: https://www.faculdadesesi.edu.br/vestibular

 

Cursos Presenciais

As aulas são presenciais de segunda a sexta-feira, no período noturno e com atividades diurnas referente à residência educacional.

Rua Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina, São Paulo (SP).

Mais informações: contato@faculdadesesi.edu.br

 

Sobre a Faculdade Sesi de Educação: Pioneira em oferecer quatro cursos de graduação por área do conhecimento e a residência educacional, a missão da Faculdade é formar professores para a Educação Básica que contribuam para o desenvolvimento educacional e cultural, em benefício da sociedade, gerando conhecimento, socializando e contribuindo no desenvolvimento social e, consequentemente, na promoção da melhoria da qualidade da educação no país. A atuação da Faculdade SESI-SP de Educação abrange:

  • ensino e oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação;
  • pesquisa e desenvolvimento de investigação educacional em programas próprios e em parceria com outras instituições públicas e privadas;
  • extensão e promoção de cursos e programas abertos à comunidade, visando a difusão do conhecimento e de práticas educativas.

Leia também