O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Estudantes do Sesi Mococa participam de programas oferecidos por universidades do exterior

Com apoio do Sesi-SP, João ingressou num programa de pesquisa e Lucas conquistou bolsa integral para um curso de empreendedorismo

Com apoio do Sesi-SP, João ingressou num programa de pesquisa e Lucas conquistou bolsa integral para um curso de empreendedorismo

 Por: Mariana Martini, comunicação Sesi-SP
17/08/202316:15- atualizado às 11:40 em 11/09/2023

Os alunos do Ensino Médio da Escola Sesi Mococa, João Lucas Oliveira Silva, 3º ano, e Lucas Ribeiro de Lima, 2º ano, estão participando de programas oferecidos por universidades do exterior.

João foi aceito num programa de pesquisa científica do Harvard International Relations Council (Conselho de Relações Internacionais de Harvard), com bolsa de 50% e contou com o apoio do Sesi-SP que arcou com o restante dos custos possibilitando sua participação.

O tema escolhido pelo aluno foi a desigualdade socioeconômica na América Latina e as relações com a evasão escolar e o baixo desenvolvimento dos jovens estudantes. “Além de reunir dados, conto com o apoio de mentores para discutir o assunto e propor um projeto para alterar essa realidade”, conta João.

Ele está participando do programa de forma online desde julho e caminha para o encerramento com a apresentação de sua tese ainda este mês. “O programa exige dedicação, mas tem sido empolgante. Além disso, avancei muito no inglês”, comemora.

O Sesi-SP também já havia apoiado o estudante numa viagem para os Estados Unidos onde em janeiro deste ano, João participou da HMUN (Harvard Model United Nations), simulação da ONU (Organização das Nações Unidas) realizada em parceria com a Universidade de Harvard. “Agradeço por essas oportunidades que estão fazendo diferença na minha trajetória e que podem motivar mais alunos”, comentou.

               
Crédito divulgação

 

Com a intenção de difundir as simulações para outros jovens, em julho, João que é presidente do Interact Club, organizou a ICMUN (Interact Club Model United Nations) em Mococa. O evento contou com apoio da UNIGRÊMIOS e do Instituto Menezes Campos. “Foi uma prévia da Mococa MUN que pretendemos realizar em parceria com a Secretaria de Educação de Mococa”, adiantou o estudante.

Recentemente, João recebeu a informação que foi aceito na simulação da ONU 2024. Ele e outros alunos do Sesi no Brasil estão se organizando para formar uma delegação única: a OVERSEAS. “Já temos representantes dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia”, contou.

Empreendedorismo

Já Lucas Ribeiro ingressou num curso online de Empreendedorismo e Inovação pela Universidade de Stanford com bolsa de 100%. O curso aconteceu em julho e o estudante era o único brasileiro entre os 16 alunos. “Foram três semanas intensas, mas valeu muito a pena”. Durante o curso, o objetivo era desenvolver uma empresa desde a criação até a estratégia de venda do produto.

Além do aprendizado, Lucas encara a participação como uma superação. Ele lembrou também que atividades extra curriculares como integrar a equipe de robótica da escola fazem diferença. “A gente se sente motivado a buscar novas experiências”.

           Crédito divulgação


E a participação de Lucas acabou rendendo outra oportunidade. “Fui convidado para um curso também online de cálculo que começa em março de 2024”. Para ele, uma ótima notícia já que seu forte é a área de Ciência Exatas.  

Incentivado por João, assim como outros estudantes do Sesi Mococa, Lucas esteve na simulação que aconteceu em julho. “Foi bem interessante, uma outra experiência que não havia cogitado participar e que acabei conhecendo”.

Leia também