O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Alunos do Sesi e Senai de Limeira são reconhecidos como inspiração em STEAM

Além de cumprirem com êxito a missão de promover ciência e tecnologia na comunidade local, os estudantes foram prata ao competirem com um robô de tamanho industrial que projetaram, construíram e programaram

Além de cumprirem com êxito a missão de promover ciência e tecnologia na comunidade local, os estudantes foram prata ao competirem com um robô de tamanho industrial que projetaram, construíram e programaram

 Por: Karina Costa, comunicação Sesi-SP
09/08/202315:48- atualizado às 11:24 em 11/09/2023

Ao aplicar a metodologia educacional STEAM (que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em projetos direcionados a comunidade ao entorno da escola, os alunos do Sesi e Senai de Limeira (SP) receberam o título STEM Inspiration Award (prêmio de inspiração em STEAM). O reconhecimento veio durante participação dos estudantes no torneio FIRST Robotics Competition (FRC), no Festival SESI de Robótica Off-Season, no último final de semana, na capital do Rio de Janeiro.  

Bom ver que todo o comprometimento da equipe foi reconhecido pelos juízes. Mostra que os alunos estão prontos para inspirar outros jovens a respeitarem e amarem a ciência e a tecnologia,” comentou Thiego Garrito, um dos técnicos do time batizado de Stardust.

 

Troféu “STEM Inspiration Award”,
conquistado pelos alunos do Sesi e Senai de Limeira (SP)
 

 

Entre os projetos desenvolvidos, os estudantes construíram um robô de baixo custo para realizar torneios de cabo de guerra de robô em escolas públicas da cidade de Limeira. “Com esse projeto, conseguimos parceria com a escola Rafael Leite, que trabalha com alunos surdos. Eles gostaram tanto da ideia que agora se matricularam nas aulas de programação e robótica do SESI de Limeira”, contou Thiego. 

Além de cumprirem com êxito a missão de promover STEAM dentro da comunidade local, também se destacaram ao competirem com um robô de tamanho industrial que projetaram, construíram e programaram. Em um jogo de arena em que é necessário formar alianças com outros times, eles foram medalhistas de prata dividindo o título com as equipes Sharks, formada por alunos do Sesi e Senai de Taubaté (SP), e Wolf Army Robotics, da EE Arnolfo Azevedo, de Lorena (SP). 

 

Os integrantes da equipe Sharks, medalhistas de prata pela participação no jogo de arena
em que é necessário formar aliança com outros times
para competir.
 

 

Essa foi a minha primeira vez no torneio, porém a Stardust já havia participado antes. Só esse ano já ganhamos 4 prêmios, então é muito importante para nós ver que nossa dedicação e esforço valeram a pena! Chegar na final, ganhar 2 prêmios, tudo isso foi fruto de trabalho duro e força de vontade,” declarou Hellen Eduarda Herrera, integrante da Stardust.

 

Primeira à esquerda na foto, Hellen Eduarda Herrera ajudou sua equipe
a conquistar 2 prêmios durante sua estreia no torneio.

 

No total, mais de 800 competidores de escolas públicas, privadas e do Sesi de todo país participaram do evento, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional. 

Leia também