Atleta da categoria júnior desbanca lutadores experientes e brilha na categoria até 70 kg
Por: Agência Indusnet Fiesp
22/02/201817:02- atualizado às 17:20 em 22/02/2018
Fruto de todo o apoio e desenvolvimento que o SESI-SP tem na luta olímpica, Marcos Júnior, atleta da categoria júnior, disputou no último final de semana o Campeonato Brasileiro de Wrestling Sênior, no Rio de Janeiro, e sagrou-se campeão na categoria até 70 kg. Depois de vencer três lutas com uma ampla vantagem no placar, o jovem atleta fez bonito na final com o placar de 13 a 2 e ficou com o ouro. Desbancando lutadores experientes e mais velhos, Marcos não esconde a alegria com a conquista.
“Disputar um brasileiro sênior sendo um atleta júnior foi sensacional. Eu fiz quatro lutas bem difíceis, mas consegui me sagrar campeão. Eu tive uma sensação muito boa durante a competição. Não entrei com pressão por estar em uma categoria a frente da minha, pelo contrário, só pensava em lutar com qualquer adversário e dar o meu melhor. Eu sei que não conseguiria fazer isso sozinho e só tenho a agradecer ao Flávio, meu técnico, meus companheiros de SESI-SP e em especial a Aline Silva, que está ali ao nosso lado, sempre dando dicas, corrigindo ações e apoiando”, comemorou Marcos, que já está de olho nos próximos compromissos.
“Estamos treinando forte desde o início do ano e agora os olhares estão no Pan-Americano, que continuar trabalhando nesse ritmo para quem sabe lá na frente disputar um Mundial”, finalizou.
Sparring da Aline Silva até o ano passado, o marido da atleta, Flávio Ramos, foi efetivado como treinador. No fim de 2016, Flávio foi procurado pela diretoria do SESI-SP com a proposta de assumir a equipe de alto rendimento do clube paulista e treinar as divisões de base da unidade de Cubatão. Hoje, o mineiro tem a missão de formar novos talentos e difundir a luta olímpica entre as novas gerações. Reestruturada, a unidade de Cubatão do SESI-SP tem cerca de 300 alunos em suas escolinhas e divisões de base da luta olímpica.
"Durante nosso ciclo de vida, temos a missão de transformar pessoas, pois bem, há pouco mais de 1 ano, me foi designada a missão de treinar a equipe de luta olímpica e com muito orgulho posso dizer que saiu nosso 1° Campeão Brasileiro Sênior de Wrestling. Estou com muito orgulho desse garoto, O Marcos é dedicado, focado e um dos meus primeiros alunos aqui no SESI-SP. Agora é seguir lutando e seguindo o plano”, comentou Flávio.
O SESI-SP investe na formação de novos talentos da luta olímpica brasileira. Dentro e fora do tapete, os atletas são exemplo de garra e superação para estudantes e moradores do Estado de São Paulo, considerado pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) um exemplo para todo o país.
A modalidade, desenvolvida por homens e mulheres entre 6 e 17 anos, contempla a formação e o aperfeiçoamento da atividade, além de ter como grande espelho a medalhista mundial, Aline Silva. Dona do melhor resultado nacional na história da luta olímpica. Em 2014 sagrou-se vice-campeã mundial sênior na categoria até 75kg. A atleta ainda tem no currículo duas medalhas em Jogos Pan-Americanos (Guadalajara 2011 e Toronto 2015), dois ouros em Mundiais Militares, 12 títulos em campeonatos brasileiros e 10 em campeonatos paulista, entre outros resultados expressivos.