Serão 104 eventos ao longo do ano e 44 unidades do Sesi-SP envolvidas nas fases de classificação com um número recorde de modalidades nesta edição.
Por: William Figueiredo, comunicação Sesi-SP
28/03/202517:48- atualizado às 17:51 em 28/03/2025
No dia 29 de março, a Liga Sesi-SP 2025 dá o pontapé inicial, com as primeiras disputas da Natação e do Wrestling. Durante a temporada, milhares de atletas de 10 a 17 anos, em 18 modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas, do aperfeiçoamento do Programa Sesi Esporte, serão protagonistas de disputadas emocionantes.
Ao todo, 4.758 atletas disputarão os jogos, sendo 2.520 meninas, que representam 53%, e 2.238 meninos. As equipes serão acompanhadas por 151 treinadores, dos quais 54 são mulheres e 97 são homens.
Neste ano, serão 44 unidades do Sesi-SP envolvidas nas fases de classificação, o que indicam 85% da rede participando das disputas, com 70% sediando pelo menos uma etapa. Com um número recorde de modalidades nesta edição, a competição se consolida como um dos principais eventos do desporto de base do estado de São Paulo.
Serão 104 eventos ao longo do ano, culminando a grande final, que contará com aproximadamente 1.000 atletas nas quadras, campos e piscinas, na unidade do Sesi Presidente Epitácio, de 19 a 22 de novembro.
Além dos esportes mais famosos, a Liga Sesi-SP também se destaca pelo acesso a modalidades pouco conhecidos no país, como wrestling, triatlhon, ciclismo feminino e rugby.
As primeiras disputas são de Natação e do Wrestling
Foto: divulgação
Segundo o supervisor de esporte do Sesi-SP, Rodrigo Leal, o evento é uma peça fundamental no desenvolvimento da nova geração de atletas do Programa Sesi Esporte, pois nos últimos anos, a indústria paulista vem se consolidando como uma referência na formação de jovens atletas no cenário do esporte nacional e internacionais.
“Muitos dos nossos atletas são convocados para representar o Brasil em grandes competições mundiais. Em 2024, enviamos a maior delegação de atletas olímpicos e paralímpicos da nossa história nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, com 63% da delegação formada em nossas categorias de base. Em relação às Paralimpíadas, nós fomos a instituição que mais levou atletas para representar o Brasil”, destaca.
Além disso, o supervisor conta que, na Liga Sesi-SP, muitos iniciam sua trajetória no esporte competitivo. “Os atletas são inseridos gradativamente, respeitando as faixas etárias e os níveis de desenvolvimento esportivo dentro de um ambiente seguro e acolhedor, que busca proporcionar diferentes experiências, sem a cobrança por resultados imediatos”, afirma.
Imagem da última edição
Foto: divulgação
A Liga Sesi-SP abrange uma variedade de esportes, incluindo modalidades olímpicas e paralímpicas, como atletismo, badminton, basquete, ciclismo feminino, futebol feminino, ginástica artística, handebol, hóquei sobre grama, judô, karatê, natação (olímpica e paralímpica), polo aquático, rugby, tênis de mesa, triathlon, vôlei e wrestling.
Mais do que uma competição, o evento é palco de desenvolvimento desportivo, incentivando jovens talentos e promovendo os valores do SESI Esporte que são: Amizade, Disciplina, Inspiração, Respeito e Solidariedade.
Um exemplo de formação de alto nível, é a jogadora do Sesi Vôlei Bauru, Giovanna Rodrigues. Sua jornada na modalidade começou em 2016, no Sub-15 do Sesi Santo André, onde participou de todas as categorias de base e de várias edições do evento, até se tornar uma atleta de desempenho.
"A Liga Sesi-SP foi fundamental para o meu desenvolvimento esportivo. A estrutura que o Sesi oferece é importante para que os atletas em formação possam progredir no esporte, como foi para a minha carreira", conta Giovanna.
Fique por dentro de tudo o que acontece na Liga Sesi-SP 2025 pelas redes sociais do Sesi Esporte e aqui no site.