A rede escolar SESI-SP propõe a Educação Básica integrada por uma proposta pedagógica que se fundamenta em bases conceituais sólidas, que visa à formação do indivíduo na cidadania, capaz de participar ativamente de uma sociedade plural, por meio do exercício da liberdade, do respeito e da solidariedade. Esse projeto é concretizado por meio de um currículo aberto às atualizações, às demandas da sociedade contemporânea e às culturas infantis e juvenis.
Ao longo de toda Educação Básica são propostas situações e experiências de aprendizagem que fortalecem a autonomia e protagonismo estudantil, além de estimular a criatividade e a reflexão acerca de soluções inovadoras e efetivas para os problemas sociais, cotidianos e reais.
Essa preparação para o exercício da cidadania tem a intenção de subsidiar as crianças, adolescentes e jovens para suas escolhas e projetos de vida, a rede escolar SESI-SP também está atenta às novas demandas de educação, reconhecendo a diversidade social e cultural e as novas maneiras de ler e interpretar o mundo.
A valorização do exercício da inovação se evidencia na forma como o ensino é praticado com o objetivo de promover a aprendizagem, a partir da reflexão crítica de valores como a ética, a moral, a equidade, o reconhecimento e acolhimento da diversidade e da diferença.
A partir dessa perspectiva, a escola assume papel fundamental na formação do indivíduo, com o estabelecimento de três eixos de atuação: a identificação da escola como espaço de construção de uma cultura democrática, de uma educação de sentimentos e valores do projeto de vida.
Com essa proposta, os estudantes são desafiados a realizar projetos, criar caminhos, fazer parte da construção de sua aprendizagem, assumindo o papel de autores de sua formação, tornando-se crianças, adolescentes e jovens que possuem metas e objetivos para suas vidas pessoal, acadêmica e profissional.
Na rede escolar SESI-SP, a educação infantil tem como objetivo a construção da identidade e autonomia das crianças, articulando cuidados, brincadeiras, interações e descobertas.
As aulas no ensino fundamental da rede escolar SESI-SP são planejadas de acordo com os princípios, fundamentos e pressupostos do Referencial Curricular do sistema SESI-SP de Ensino, considerando também o que é preconizado pela BNCC.