Os eventos, gratuitos, acontecem de 25 de julho a 27 de agosto, em 10 polos diferentes do estado de São Paulo
Por: Sarah Toledo, comunicação Sesi-SP
24/07/202411:00- atualizado às 10:48 em 25/07/2024
Hoje, o SESI-SP dá início a uma série de 10 workshops sobre Alfabetização Responsável, ampliando sua parceria com as prefeituras do estado de São Paulo. Essa ação gratuita, parte do Programa Alfabetização Responsável (PAR), oferece certificação aos professores participantes. Os professores e gestores das escolas parceiras do Sesi-SP, que tiverem interesse, podem procurar a secretaria de educação do município para se inscrever.
Cada evento contará com uma palestra da renomada especialista em educação, Rosângela Veliago. O tema central será "Alfabetização na idade certa: Como garantir a todas as crianças este direito?". Segundo a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016, na rede pública, onde estudam mais de 80% das crianças e adolescentes brasileiros, apenas 23,4% dos estudantes apresentam nível suficiente de leitura na alfabetização. Rosângela discutirá a importância de assegurar que todas as crianças se tornem leitores e escritores competentes, enfatizando a necessidade de desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade desde a Educação Infantil até os primeiros anos do Ensino Fundamental.
Dados do censo de 2022, realizado pelo IBGE, mostram que 7% da população brasileira é analfabeta, e apenas 12% é considerada proficiente, segundo o Índice de Alfabetismo Funcional (INAF). Esses números destacam o desafio de garantir que os estudantes desenvolvam competências essenciais para se integrarem às culturas escritas. A palestra de Rosângela refletirá sobre esses dados e os conhecimentos pedagógicos necessários para formar cidadãos proficientes em leitura e escrita.
Rosângela Veliago possui mais de 40 anos de experiência na área da Educação. Foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Municipal de São Paulo e, posteriormente, Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil da Cooperativa Educacional da Cidade de São Paulo, uma escola inovadora mantida por pais.
Integrante da equipe de formadores da Secretaria Municipal de São Paulo durante a gestão de Paulo Freire, ela também participou da coordenação nacional dos programas Parâmetros em Ação e PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, do Ministério da Educação.
Atualmente, Rosângela é Diretora Pedagógica de Educação Infantil, além de atuar como assessora e formadora de equipes em escolas públicas e privadas. É coautora dos livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I do Projeto Presente, da Editora Santillana.