Títulos proporcionam diálogo com os pequenos leitores sobre temas importantes e marcam presença em cinco categorias dos objetivos do milênio
Por: Editora Sesi-SP
27/10/202112:04- atualizado às 12:37 em 27/10/2021
Doze livros da SESI-SP Editora estão entre as obras selecionadas para integrar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) – Agenda 2030.
O anúncio foi realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) que, recentemente, revelou a lista com os 175 títulos escolhidos, de um total de 1.100 inscritos para este projeto, por meio de leitores-votantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Portanto, as obras selecionadas da SESI-SP Editora representam aproximadamente 10% da lista que atende aos objetivos do milênio.
Os livros que integram o clube de leitura serão utilizados como referência para educadores, bibliotecários, pais e responsáveis por crianças e adolescentes em todas as comunidades dos países da lusofonia.
Os 17 ODS são: (1) Erradicação da pobreza, (2) Fome zero e agricultura sustentável, (3) Saúde e bem estar, (4) Educação de qualidade, (5) Igualdade de gênero, (6) Água potável e saneamento, (7) Energia limpa e acessível, (8) Trabalho decente e crescimento econômico, (9) Indústria, inovação e infraestrutura, (10) Redução das desigualdades, (11) Cidades e comunidades sustentáveis, (12) Consumo e produção sustentáveis, (13) Ação contra a mudança global do clima, (14) Vida na água, (15) Vida terrestre, (16) Paz, justiça e instituições eficazes e (17) Parcerias e meios de implementação.
OBRAS EM DESTAQUE NAS ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE
A SESI-SP Editora participa do projeto da ONU em cinco categorias da ODS, com livros sobre educação, diferentes culturas e atenção e cuidado ao meio ambiente e clima, proporcionando o diálogo com as crianças e adolescentes com relação a temas atuais e importantes mundialmente, e com o intuito de incentivar a leitura e ampliar o conhecimento dos jovens leitores.
Na categoria 4, de educação de qualidade, os títulos aprovados foram: 99 brincadeiras cantadas, Uma escola em jogo e O nascimento de Zeus.
A coleção Um dia na aldeia, formada pelos títulos A história de Akykysia, o dono da caça; A história do Monstro Khátpy; Das crianças Ikpeng para o mundo; Depois do ovo, a guerra; No tempo do verão; Palermo e Neneco, foi selecionada para a categoria 11, referente às cidades e comunidades sustentáveis.
Na categoria 13, sobre ação contra a mudança global do clima, o título escolhido foi A árvore. Já para a categoria 15, referente à vida terrestre, a obra aprovada foi Dinossauros podem ser adestrados?
Por fim, na categoria 17, relacionada às parcerias e meios de implementação, está o livro A reforma da natureza, que integra a Coleção Monteiro Lobato publicada pela SESI-SP Editora em 2020. A obra torna-se ainda mais relevante uma vez que é o único livro escolhido dentre as mais de mil obras inscritas para compor esse objetivo (17).
A seleção da ONU consolida o trabalho realizado pela SESI-SP Editora, cuja missão é fomentar as áreas de educação e cultura, bem como incentivar e ampliar o acesso à literatura.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
O Clube de Leitura ODS começou quando a CBL se uniu à FNLIJ – seção brasileira da International Board on Books for Young People (IBBY) – à Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e à Leiturinha para realizar o processo seletivo das obras lançadas no Brasil para integrar o projeto. Ainda no mês de junho, as obras serão publicadas também no site da ONU. Para mais informações, acesse o site oficial: https://www.cblservicos.org.br/clube-de-leitura-ods/obras-selecionadas/.