O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

I Seminário Internacional Formação de Professores no Matemática² promove troca de experiências sobre o ensino da Matemática

Evento reuniu cursistas, pesquisadores e docentes no Teatro do Sesi, com foco na formação de professores e nas práticas inovadoras da área

Evento reuniu cursistas, pesquisadores e docentes no Teatro do Sesi, com foco na formação de professores e nas práticas inovadoras da área

 Por: Lais Fiocchi, comunicação Faculdade SESI de Educação
22/04/202511:34- atualizado às 11:34 em 22/04/2025

Foto: Karim Kahn/Sesi-SP.Foto: Karim Kahn/Sesi-SP.

 

Na última terça-feira, 15 de abril, o Teatro do Sesi, na Avenida Paulista, foi palco do I Seminário Internacional Formação de Professores no Matemática², promovido pela Faculdade SESI de Educação. O evento reuniu cursistas, formadores, pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais da Educação Matemática, fortalecendo a rede de trocas e produções acadêmicas voltadas à formação de professores da área.

A programação teve início com a palestra “Formação docente baseada no MTSK”, com a especialista Leticia Sosa, do México, que apresentou reflexões sobre o Modelo de Conhecimento Especializado do Professor de Matemática.

A palestra da Leticia Sosa mostrou que o modelo ideal de formação docente já é realidade no Matemática². Nós deixamos de ser apenas consumidores de conhecimento para nos tornarmos produtores, com uma tecnologia de formação de professores que é característica do SESI”, afirmou Adilson Dalben, Supervisor de Projetos de Formação no SESI-SP e responsável pelo evento.

 

Letícia Sosa, Professora-Pesquisadora da Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Autônoma de Zacatecas (UAZ). Foto: Karim Kahn/Sesi-SP.

Letícia Sosa, Professora-Pesquisadora da Unidade Acadêmica de Matemática da
Universidade Autônoma de Zacatecas (UAZ). Foto: Karim Kahn/Sesi-SP.

 

Ao longo do dia, os participantes acompanharam rodas de apresentações de trabalhos acadêmicos. A proposta dos encontros foi aprofundar os debates sobre uma formação que promova a mudança da prática docente, os desafios da sala de aula e os caminhos possíveis para uma formação mais conectada à realidade dos estudantes.

Durante as apresentações, os cursistas relataram que, tanto os alunos quanto eles próprios, passaram a aprender matemática sem sofrimento, e que a mudança na prática foi tão concreta que agora os alunos se mostram mais interessados na disciplina”, comentou Adilson.

Foto: Karim Kahn/Sesi-SP. 

Foto: Karim Kahn/Sesi-SP.

 

O evento também marcou a realização do II Fórum de Educação Matemática, com uma dinâmica voltada aos participantes da primeira edição do curso. Durante o fórum, foram discutidas as características da formação de professores, com base nas reflexões geradas na edição anterior.

 

Sobre a Pós-Graduação Matemática² 

A pós-graduação Matemática² é uma especialização gratuita e presencial, oferecida pela Faculdade SESI de Educação em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). O curso é voltado para professores de Matemática da rede estadual paulista e do SESI-SP, com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas em sala de aula.

Leia também