O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Ex-alunos do Sesi-SP desenvolvem solução inovadora em realidade aumentada para facilitar ensino de conteúdos abstratos

Destaque no programa Aliança Educacional, projeto “Sala de Aula Ilimitada” criou artefato com o qual estudantes visualizam imagens em 3D de componentes curriculares de várias disciplinas, tornando mais tangíveis conceitos complexos

Destaque no programa Aliança Educacional, projeto “Sala de Aula Ilimitada” criou artefato com o qual estudantes visualizam imagens em 3D de componentes curriculares de várias disciplinas, tornando mais tangíveis conceitos complexos

 Por: Sesi-SP
22/04/202514:42- atualizado às 14:42 em 22/04/2025

A educação ganhou um novo aliado tecnológico nascido na Rede Sesi-SP. Criado por André Vieira e Vinicius?Santos, ex-alunos das unidades Sesi Lauzane e Sesi Vila Leopoldina, o projeto Sala de Aula Ilimitada?foi um dos quatro vencedores paulistas no programa Aliança Educacional Sesi Senai, uma iniciativa do Departamento Nacional (DN) do Sesi.

O projeto Sala de Aula Ilimitada propõe uma abordagem inovadora para o ensino de conteúdos abstratos em diversas disciplinas, Matemática, Geometria, Física, Biologia, História, Geografia e, em breve, Língua Portuguesa.

Com o uso de uma mesa digitalizadora e óculos de realidade aumentada, os estudantes conseguem visualizar imagens em 3D dos objetos de estudo (pode ser o corpo humano, um momento histórico, um vegetal ou uma mistura química, por exemplo), tornando mais tangíveis conceitos complexos.

A inspiração para o projeto, segundo Vinícius, surgiu dentro da sala de aula como aluno da rede. "Uma pergunta que sempre nos acompanhou e que fazíamos constantemente aos nossos professores era: ‘professora, por que eu preciso aprender isso?’ Tivemos a sorte de estudar em uma instituição?que não só acolhia essas dúvidas, mas as transformava em respostas significativas”, conta. “O Sesi-SP nos mostrou que a educação vai além da teoria, ela ganha vida quando conectada ao mundo".

 


divulgação

 

Em Matemática, por exemplo, problemas abstratos tornaram-se tangíveis: os estudantes podem testar soluções, ver resultados em tempo real e entender o porquê por trás das fórmulas. Em Física, conceitos como gravidade, atrito e movimento deixam de ser teóricos. Os estudantes experimentam, criam hipóteses e descobrem como esses fenômenos regem o mundo ao seu redor.

Validado na unidade SESI São Caetano do Sul com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, o projeto foi desenvolvido pela startup CAEX PLEI, formada pelos dois ex-alunos da rede Sesi-SP e mais dois profissionais, o que reforça o potencial de transformação de uma educação conectada com a tecnologia, a inovação e a prática pedagógica de qualidade.

 


divulgação

 

"Queremos colocar o mundo na palma da mão de professores e alunos, mas não como um substituto para a educação, e sim como uma ferramenta que a potencializa. Acreditamos que a tecnologia sozinha não transforma; o que transforma é o ser humano por trás dela", diz André.

Além do Sala de Aula Ilimitada, outros três projetos foram selecionados em São Paulo: X-Math, Plataforma da Fantasia?e Futuro Integrado, com foco em gamificação, realidade virtual, inteligência artificial e desenvolvimento de competências linguísticas, matemáticas e socioemocionais. No total, oito projetos foram contemplados na terceira fase do programa, em parceria com o SENAI, e receberão um investimento de até R$ 250 mil para aprimoramentos e testes em campo.

 


divulgação

 

O programa Aliança Sesi Senai é promovido pelo Sesi-DN e visa fomentar soluções tecnológicas que ampliem o acesso à educação básica, profissional e superior, com foco em inclusão, diversidade e inovação. A iniciativa é aberta a startups de todo o país, e tem entre seus principais objetivos contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os relacionados à educação de qualidade e à redução das desigualdades.

 

Leia também