O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Estudante da Faculdade SESI de Educação participa de intercâmbio em Moçambique

Ester Eva, aluna do curso de Linguagens, compartilha vivências no exterior proporcionadas pelo projeto de internacionalização da instituição

Ester Eva, aluna do curso de Linguagens, compartilha vivências no exterior proporcionadas pelo projeto de internacionalização da instituição

 Por: Laís Fiocchi, comunicação Faculdade SESI de Educação
10/12/202411:18- atualizado às 17:25 em 11/12/2024

A Faculdade SESI de Educação tem fortalecido sua proposta de formação global com iniciativas como o programa de intercâmbio acadêmico, que conecta estudantes a universidades de diversos países. Ester Eva, aluna de Licenciatura em Linguagens, vivenciou uma experiência transformadora ao integrar a Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, como parte do projeto de internacionalização da instituição.

A oportunidade foi apresentada durante uma reunião na faculdade, que destacou a parceria estabelecida com as universidades participantes da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). "Desde o início, ficou claro o incentivo para explorar opções em países fora da Europa. Escolhi Moçambique após pesquisas sobre sua cultura e história e fui selecionada para estudar em uma das melhores universidades públicas do país", relata Ester.

A chegada ao país africano foi marcada por acolhimento e aprendizado. "Fui muito bem recebida pela Universidade Pedagógica de Maputo e pelos estudantes da residência universitária, o que facilitou minha adaptação. Foi um período de crescimento pessoal e profissional, em que ampliei minha visão de mundo como educadora", conta a estudante.

 

Foto: Acervo pessoal da Ester Eva, aluna do curso de Licenciatura
em Linguagens da Faculdade SESI de Educação

 

Além das atividades acadêmicas da Licenciatura em Língua Portuguesa, Ester destaca o impacto da convivência cultural e das vivências fora da sala de aula. "Os maiores aprendizados ocorreram em espaços culturais, como feiras, museus e eventos artísticos. A diversidade cultural de Maputo é fascinante, com manifestações artísticas que vão da música ao cinema", descreve.

"O intercâmbio é uma oportunidade única para vivenciar novas culturas e aprender com diferentes perspectivas, principalmente para nós, professores. A educação é política, libertadora e transformadora, devemos aproveitar a internacionalização como ferramenta social para a educação”, completa.

Segundo Hugo Nunes, supervisor da Graduação da Faculdade SESI de Educação, o programa de internacionalização segue sendo uma prioridade da instituição. "Desde 2022, temos trabalhado para proporcionar vivências internacionais aos nossos estudantes. Pretendemos lançar editais anualmente e esperamos oferecer novas oportunidades em 2025".

 

 

 

Leia também