Ester Eva, aluna do curso de Linguagens, compartilha vivências no exterior proporcionadas pelo projeto de internacionalização da instituição
Por: Laís Fiocchi, comunicação Faculdade SESI de Educação
10/12/202411:18- atualizado às 17:25 em 11/12/2024
A Faculdade SESI de Educação tem fortalecido sua proposta de formação global com iniciativas como o programa de intercâmbio acadêmico, que conecta estudantes a universidades de diversos países. Ester Eva, aluna de Licenciatura em Linguagens, vivenciou uma experiência transformadora ao integrar a Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, como parte do projeto de internacionalização da instituição.
A oportunidade foi apresentada durante uma reunião na faculdade, que destacou a parceria estabelecida com as universidades participantes da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). "Desde o início, ficou claro o incentivo para explorar opções em países fora da Europa. Escolhi Moçambique após pesquisas sobre sua cultura e história e fui selecionada para estudar em uma das melhores universidades públicas do país", relata Ester.
A chegada ao país africano foi marcada por acolhimento e aprendizado. "Fui muito bem recebida pela Universidade Pedagógica de Maputo e pelos estudantes da residência universitária, o que facilitou minha adaptação. Foi um período de crescimento pessoal e profissional, em que ampliei minha visão de mundo como educadora", conta a estudante.
Foto: Acervo pessoal da Ester Eva, aluna do curso de Licenciatura
em Linguagens da Faculdade SESI de Educação
Além das atividades acadêmicas da Licenciatura em Língua Portuguesa, Ester destaca o impacto da convivência cultural e das vivências fora da sala de aula. "Os maiores aprendizados ocorreram em espaços culturais, como feiras, museus e eventos artísticos. A diversidade cultural de Maputo é fascinante, com manifestações artísticas que vão da música ao cinema", descreve.
"O intercâmbio é uma oportunidade única para vivenciar novas culturas e aprender com diferentes perspectivas, principalmente para nós, professores. A educação é política, libertadora e transformadora, devemos aproveitar a internacionalização como ferramenta social para a educação”, completa.
Segundo Hugo Nunes, supervisor da Graduação da Faculdade SESI de Educação, o programa de internacionalização segue sendo uma prioridade da instituição. "Desde 2022, temos trabalhado para proporcionar vivências internacionais aos nossos estudantes. Pretendemos lançar editais anualmente e esperamos oferecer novas oportunidades em 2025".