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Equipe Pedagógica do SESI-SP recebe redatora da Base Nacional Comum Curricular

Formação: equipe pedagógica do SESI-SP participou de um bate-papo com uma das redatoras das habilidades da BNCC

Formação: equipe pedagógica do SESI-SP participou de um bate-papo com uma das redatoras das habilidades da BNCC

 Por: Carlos Rogério Sartori e Rafaella Spiga Real Bernini
05/02/201911:48- atualizado às 19:25 em 21/02/2019

Com a reforma do Ensino Médio, a aprovação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem para nortear os currículos das escolas de todo o Brasil. A BNCC define as aprendizagens essenciais que os estudantes do país inteiro deverão ter acesso no período dos três anos. A partir de agora, Matemática e Português são os componentes curriculares a serem contemplados obrigatoriamente ao longo do Ensino Médio. Os demais componentes podem ser organizados de forma flexível, assim como os itinerários formativos, estimulando ainda mais o ensino por área de conhecimento, um caminho já iniciado nas escolas do SESI-SP com o trabalho desenvolvido nos Eixos Integradores.  

A fim de fomentar novas ideias mediante o conjunto de mudanças que orienta o Novo Ensino Médio, a Supervisão de Currículo, Inovação e Recursos Didáticos do SESI-SP, recebeu na última segunda-feira (28/1), a profª. Dra. Jacqueline Peixoto Barbosa da Unicamp, uma das redatoras das habilidades da BNCC ensino fundamental anos finais e ensino médio, para um bate-papo com a equipe pedagógica.

Foi um momento muito produtivo que trouxe à luz questões principalmente referentes à implantação do Novo Ensino Médio na rede SESI-SP. Além de possibilidades para os itinerários formativos e ideias para a reestruturação, discutiu-se maneiras para se atingir plenamente as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, envolvendo, além do cognitivo, questões como protagonismo, reflexão crítica, cidadania e atuação na vida pública pelos estudantes.

Esse evento integra as ações da Gerência de Educação Básica da instituição, para a implementação da BNCC na rede escolar do SESI-SP e aprofundamento das discussões sobre o Ensino Médio. O movimento de pesquisas e estudos iniciado na rede em 2015 para uma proposta contemporânea, acompanhado das mudanças advindas da reforma, visa culminar em um modelo de ensino adequado às novas tendências com ainda mais qualidade.  As alterações postas em âmbito nacional e as que virão a partir delas são uma excelente oportunidade para que o SESI-SP imprima a sua identidade inovadora e criativa no Novo Ensino Médio que em breve chegará às escolas da rede!

 

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