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Alunos da Rede Escolar Sesi-SP são premiados no Festival Afrominuto 2024

O concurso celebrou o legado de Zumbi dos Palmares

O concurso celebrou o legado de Zumbi dos Palmares

 Por: Elaine Casimiro, comunicação Sesi-SP
11/12/202416:17- atualizado às 16:17 em 11/12/2024

No último dia 18 de novembro, durante mais uma edição do FlinkSampa – Festival de Literatura e Cultura Negra –, as escolas do Sesi-SP brilharam ao participarem e serem premiadas no concurso AfroMinuto 2024.

Com o tema central deste ano, “Zumbi dos Palmares: Luta, Resistência e Liberdade”, a rede escolar do Sesi se destacou ao promover práticas pedagógicas inspiradas na vida e no legado de um dos maiores ícones da resistência negra à escravidão.

É uma honra para nós do Sesi-SP participar de uma iniciativa que fortalece o protagonismo estudantil e incentiva a valorização da cultura afro-brasileira e acreditamos que seja uma experiência e oportunidade única de desenvolvimento educacional e pessoal para nossos estudantes. Cada vídeo produzido reflete o poder da educação em formar cidadãos conscientes, capazes de transformar realidades e construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou a coordenadora técnica educacional, Evelyn Ruani de Souza. 

A cerimônia de premiação do AfroMinuto 2024, parte essencial do festival, contou com a presença de André Campos, bibliotecário representante do Sesi-SP, que participou da mesa oficial do evento. Durante sua fala, ele reforçou o compromisso da instituição com a promoção da diversidade étnico-racial e o protagonismo negro na educação e na cultura.

 

Bibliotecários e Colaboradores SESI

 

1º, 2º e 3º lugar Ensino Fundamental Anos Finais - CE031 ITU, CE148 BIRIGUI e CE332 BOITUVA

 

1º, 2º e 3º lugar - Ensino Médio - CE031 ITU e CE123 SOROCABA

 

Educação em foco: práticas culturais e pedagógicas 

Como parte das atividades do FlinkSampa, estudantes e professores do Sesi-SP participaram de uma ampla gama de ações culturais e educativas que abordaram a literatura afro-brasileira e a valorização das raízes africanas. Entre as iniciativas realizadas em toda a rede escolar, destacaram-se:

  • Palestras e oficinas temáticas;
  • Exibição de filmes e documentários;
  • Apresentações teatrais e saraus literários;
  • Produção de murais, painéis e ilustrações;
  • Bate-papos com parceiros locais.

Cada escola da rede inscreveu produções audiovisuais no AfroMinuto, divididas em cinco categorias:

  • Ensino Infantil;
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Anos Finais do Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os vídeos, criados de forma individual ou em equipes de até três estudantes, tiveram acompanhamento de professores orientadores, reforçando a integração entre criatividade e aprendizado.

Os vencedores de cada categoria podem ser conferidos no site oficial do evento: https://flinksampa.com.br/sesi/

 

1º lugar - Professor Rodrigo da Silva Bento representando a aluna Isadora Diniz Lima - CE417 OSASCO

1º lugar - Aluna Alessandra Vitória de Souza Ribeiro e professor Luiz Vicente Justino Jácomo - CE083 RIO CLARO

1º lugar - Giovanna Inoue de Almeida, Nicolas Figueiredo Alves e Sarah Thalita Pereira dos Santos - CE031 ITU

 

AfroMinuto: um projeto de inclusão e reflexão 

O AfroMinuto 2024 é promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares, em parceria com escolas públicas e privadas. O concurso tem como objetivo estimular o reconhecimento da diversidade étnico-racial, valorizando a contribuição dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Além disso, busca aprofundar o debate sobre o protagonismo negro e combater desigualdades raciais ainda presentes.

Inspirado na Lei nº 10.639/03, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, o concurso celebra Zumbi dos Palmares como símbolo de luta, liberdade e resistência. Este ano, em sua 9ª edição, reafirmou a relevância de ações pedagógicas que promovem a igualdade racial e a inclusão.

O FlinkSampa, mais uma vez, demonstrou como cultura e educação podem caminhar juntas para transformar a sociedade.

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