Estudantes de Limeira, Tatuí e Santa Bárbara d’Oeste apresentam seus projetos na FENIC, evento que promove a divulgação e difusão científica, visando estimular a produção de pesquisas científicas inovadoras, empreendedoras e socialmente responsáveis no Brasil.
Por: Gerência de Educação e Comunicação Sesi-SP
19/12/202411:11- atualizado às 17:03 em 19/12/2024
Entre os dias 12 e 14 de dezembro, ocorreu a Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC) em Salvador, evento que valoriza jovens talentos da educação básica e promove a cultura científica por meio de projetos inovadores nas áreas STEAM - integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Os projetos científicos desenvolvidos pelos estudantes de Limeira, Tatuí e Santa Bárbara d’Oeste representaram o Sesi-SP nessa feira tão importante após passar por um processo de avaliação e serem classificados como finalistas FENIC.
Estudantes do SESI-SP finalistas na FENIC 2024 em Salvador
Esses projetos também foram destaque na Jornada STEAM, evento científico promovido em setembro pela Supervisão de Tecnologias de Apoio e Aprendizagem do Sesi-SP na sede da Fiesp, na capital paulista.
As estudantes Ana Beatriz Carpin de Souza, Ana Luiza Fernandes e Mariana Araújo dos Santos do Sesi Santa Barbara d’Oeste, com orientação do coordenador pedagógico, Richard Sanches Ozane Pimenta, apresentaram o projeto chamado “Learning Your Feelings (LYF): Protótipo para aprender sobre as Áreas cerebrais”. A proposta se configura na construção de um protótipo interativo que mimetiza o cérebro humano e permite aos usuários conhecerem de forma visual, tátil e sonora onde fica cada lóbulo cerebral e quais são suas principais funções. O protótipo foi construído e programado utilizando-se impressora 3D, máquina de corte a laser e microcontrolador Arduino.
“A experiência de participar da FENIC foi muito emocionante porque a gente pôde falar, compartilhar e apresentar o nosso projeto para pessoas de vários estados e crianças que passavam pelo nosso estande. Pudemos ver elas se encantando com o nosso projeto e isso faz a ciência valer a pena, né? Mas, acima de tudo, poder ouvir o que os outros grupos que estavam apresentando trabalhos de anos, foi muito gratificante. Ao decorrer dos dias, conseguimos ver diversos projetos de diferentes áreas, adolescentes engajados em transformar suas cidades e, no fim, uma feira onde todos estavam em busca de um futuro com mais educação, ciência e tecnologia apontando que estamos no caminho certo. A iniciativa e oportunidade de vivenciar todas essas coisas não seria possível sem o apoio do SESI São Paulo, que se mostrou presente quando enfrentamos diversos desafios. É gratificante estudar uma rede de ensino que valoriza e apoia a ciência, desde o Ensino Básico. E em nome de todas, muito obrigada!”, depoimento das estudantes Ana Beatriz Carpin de Souza, Ana Luiza Fernandes e Mariana Araújo dos Santos do Sesi Santa Barbara d’Oeste.
Estudantes Ana Beatriz Carpin de Souza, Ana Luiza Fernandes e
Mariana Araújo dos Santos do Sesi Santa Barbara d’Oeste apresentando
o projeto “Learning Your Feelings (LYF):
Protótipo para aprender sobre as Áreas cerebrais” na FENIC 2024.
Diretamente do Sesi de Tatuí, os estudantes Davi Lucca Monteiro da Silva, Fernando Sgorlon Favier e Matheus Spesia com mentoria da orientadora de educação digital, Fabiola Camargo Mariano Rodrigues, foram responsáveis por arrancar muitos sorrisos na FENIC com o projeto “Sorrisos Abrem Portas” que tem objetivo de desenvolver e implementar um sistema de controle de acesso que utiliza o reconhecimento facial de sorrisos para promover um ambiente escolar mais acolhedor, além de explorar o impacto desse sistema no bem-estar emocional dos usuários. Integrando tecnologia avançada com aspectos humanizadores, o protótipo usa câmera programada com Inteligência Artificial para reconhecer sorrisos e realizar a abertura de uma porta.
“Para mim foi sensacional, ter a experiência de conhecer pessoas novas, e principalmente ter novos aprendizados! Fico extremamente feliz pela oportunidade que o Sesi nos proporcionou através da FENIC”, comentou Davi Lucca Monteiro da Silva do 9º ano do Sesi de Tatuí.
Os estudantes Davi Lucca Monteiro da Silva, Fernando Sgorlon Favier e
Matheus Spesia com a orientadora Fabiola Camargo do Sesi Tatuí após apresentação do projeto
“Sorrisos Abrem Portas” para o Roberto Xavier, gerente executivo de educação do Sesi-SP.
Do Sesi de Limeira, os estudantes Mateus Felipe Ferreira dos Santos, Mariana Araujo Morais Lima e Luis Felipe Campanholli com orientação do técnico de laboratório didático, Bruno Rafael Serafim Rocha Bueno apresentaram o projeto “Upcycling Musical Inclusivo: Construção de um Contrabaixo Elétrico com Materiais Reciclados do Fab Lab para aprendizagem musical”.
A equipe transformou resíduos do Fab Lab Escola em um contrabaixo elétrico acessível, unindo sustentabilidade, educação musical e inclusão de pessoas com deficiência auditiva e visual. Através do conceito “upcycling”, o instrumento musical foi construído com MDF e acrílico descartados e incorporou tecnologias assistivas, como Arduino e braile, promovendo criatividade, acessibilidade e inovação.
“Participar da FENIC foi uma experiência muito enriquecedora e transformadora. Vivenciar esse ambiente de troca de conhecimentos e inovação foi interessante para conhecer outros projetos e mostrar o nosso impacto com um projeto sustentável ligado a STEAM. E acredito que o 3° Lugar na categoria Linguagens e o Prêmio SESI Bahia foram importantes para reconhecer esse impacto e o trabalho realizado pela equipe no instrumento que ficará disponível no Sesi Limeira”, afirmou o estudante Mateus Felipe Ferreira dos Santos do Sesi de Limeira.
Estudantes Mateus Felipe Ferreira dos Santos, Mariana Araujo Morais Lima e
Luis Felipe Campanholli do Sesi de Limeira com o orientador Bruno Rafael Serafim Rocha
e co-orientadora Paula Dalfré do projeto “Upcycling Musical Inclusivo” marcando presença na FENIC.
O projeto do Sesi de Limeira conquistou o Prêmio SESI Bahia e o terceiro lugar na área de Linguagens na FENIC, consolidando ainda mais a relevância do trabalho dos estudantes.
A participação do Sesi-SP nesse evento e o sucesso dos projetos desenvolvidos pelos estudantes de Tatuí, Limeira e Santa Bárbara d’Oeste reforçam o compromisso da rede com incentivo e fomento à ciência e a formação integral dos nossos jovens.