O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Parceria entre SESI-SP e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo ofertará 6 mil vagas gratuitas na EJA em 20 unidades dos CEUs

Os interessados terão a chance de concluir o Ensino Médio e optar por um curso profissionalizante. As inscrições começam em outubro e as aulas estão previstas para o início de 2025

Os interessados terão a chance de concluir o Ensino Médio e optar por um curso profissionalizante. As inscrições começam em outubro e as aulas estão previstas para o início de 2025

 Por: Cintia Ferraz, comunicação Sesi-SP
20/09/202414:34- atualizado às 14:38 em 12/11/2024

O SESI-SP e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo firmaram parceria nesta quinta-feira, 19/9, para oferecer, de forma gratuita, o Ensino Médio e o Ensino Profissional, para jovens e adultos. Os cursos estarão disponíveis em 20 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista para que quem não teve a oportunidade de concluir os estudos consiga finalizá-los em pouco tempo. As inscrições começam em outubro, e as aulas no início de 2025.

 

Jeferson Sakai, Leor Fernandes, Fernando Padula, Alexandre Pflug, Roberto Xavier, Mariana Lettis e Victor Cardoso
Foto: Karim Kahn / Sesi

 

Além da metodologia, professores tutores e material didático, o SESI-SP ofertará a Nova EJA, que abrange o Ensino Médio (da 1° a 3º série), e a EJA Profissionalizante em parceria com o SENAI-SP. Os alunos receberão a certificação profissional do SENAI-SP ao optarem por um dos cursos disponíveis no programa: Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de controle de qualidade, Controlador e programador de produção, Costureiro sob medida, Desenhista de moda, Inspetor de Qualidade e Operador de computador.

Em ambos os programas, 80% dos estudos serão a distância, proporcionando flexibilidade aos alunos, enquanto os restantes 20% ocorrerão em encontros presenciais. Outro diferencial da Nova EJA e da EJA Profissionalizante é o Reconhecimento de Saberes, que identifica e aproveita os conhecimentos formais e informais dos estudantes, permitindo a redução do tempo necessário para a conclusão do curso. “São parcerias como essa que ampliam ainda mais o potencial dos CEUs que são espaços abertos para a comunidade e que ampliam o acesso à educação de qualidade e novas oportunidades de vida”, afirmou Fernando Padula Novaes, Secretário Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo.

 

Foto: Karim Kahn / Sesi

 

Nas 20 unidades dos CEUs, cada polo terá cerca de 300 vagas, totalizando 6 mil estudantes favorecidos. As unidades dos CEUs escolhidas para esta ação estão localizadas nos seguintes bairros: Água Azul, Alto Alegre, Alvarenga, Aricanduva, Caminho do Mar, Campo Limpo, Capão Redondo, Casa Blanca, Cidade Dutra, Feitiço da Vila, Guarapiranga, Navegantes, Paraisópolis, Parelheiros, São Mateus, Três Lagos, Três Pontes, Vila Rubi, Tiquatira e Sapopemba.

Para Alexandre Pflug, Superintendente do SESI-SP, esta iniciativa é promissora e trará ótimos resultados. “Nós agradecemos a Secretaria Municipal de Educação por confiar no SESI, e em conjunto fazermos um programa tão relevante que é a Educação de Jovens e Adultos juntos para o Ensino Médio e Profissionalizante”, concluiu.

Leia também