Além da Educação Básica, os alunos também podem optar por um curso profissionalizante no Senai-SP. As aulas começam no dia 13 de maio
Por: Cinthia Ferraz, comunicação Sesi-SP
10/05/202410:51- atualizado às 17:21 em 20/05/2024
Crédito: Ayrton Vignola, FIESP
O Sesi-SP, a FEPACORE (Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem), Rede Sul e a CONATREC (Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis) firmaram parceria para oferecer, de forma gratuita, por meio do projeto Ser Mais e Ser Juntos, a Nova EJA e a EJA Profissionalizante para 60 cooperados catadores de 15 cooperativas. São pessoas que buscam concluir a Educação Básica, mas ainda não tiveram a oportunidade de finalizá-la. As aulas começam no próximo dia 13/5.
Durante o evento, que aconteceu na COOPERCAPS (Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva da Capela do Socorro), na zona Sul de São Paulo, a Supervisora Técnica da Educação de Jovens e Adultos, Rita Figueiredo, apresentou a programação da Nova EJA, que abrange o Ensino Fundamental anos finais (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano), e da EJA Profissionalizante que, em parceria com o Senai-SP, ofertará a certificação profissional em algum dos seguintes cursos: Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de controle de qualidade, Controlador e programador de produção, Costureiro sob medida, Desenhista de moda, Inspetor de Qualidade e Operador de computador.
Crédito: Ayrton Vignola, FIESP
“A Nova EJA é para todas as pessoas que buscam na educação novos conhecimentos e mudanças em suas vidas. E contar com a confiança da FEPACOORE e das cooperativas que ela representa nesta formação não tem preço. Temos certeza de que transformaremos vidas”, comenta Rita.
Diferentemente de outros cursos, a Nova EJA e a EJA Profissionalizante têm como diferencial o Reconhecimento de Saberes, que identifica e aproveita os conhecimentos formais e informais dos estudantes, permitindo a redução do tempo necessário para a conclusão do curso. E, caso o estudante opte pela EJA Profissionalizante, este aluno realizará os dois cursos (educação básica e profissionalizante) ao mesmo tempo.
Para Alex Luiz Pereira, Diretor Presidente da Coopermiti, Diretor Financeiro da Fepacoore e da CONATREC, a parceria com o Sesi-SP trará muitos benefícios aos coletores que farão parte do programa. “Espero que, ao concluir os estudos e receberem seus diplomas, os nossos colaboradores estejam com a autoestima elevada e sintam-se confiantes para dar o próximo passo para novas conquistas”, declara Alex.
Com o patrocínio da Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), Coca-cola Femsa, Massfix e Tetra Pak, os novos alunos receberam um kit de estudos com tablets, caderno e caneta recicláveis. Eles também terão transporte quando necessário. As aulas presenciais serão ministradas nas unidades do Sesi nos bairros de A.E. Carvalho, Ipiranga ou Vila Leopoldina.
Vale ressaltar que o curso da Nova EJA e EJA Profissionalizante é 80% a distância, proporcionando flexibilidade aos alunos, enquanto os restantes 20% ocorrem em encontros presenciais. A Nova EJA e a EJA Profissionalizante estão com inscrições abertas até 26 de julho, e as matrículas podem ser feitas no site da instituição.