O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Sesi Bauru tem mais de 50% da equipe formada no Sesi Esporte Aperfeiçoamento

Das 17 atletas do grupo, nove foram promovidas do programa Sesi Esporte

Das 17 atletas do grupo, nove foram promovidas do programa Sesi Esporte

 Por: Felipe Wiira, comunicação Sesi-SP
22/11/202417:07- atualizado às 17:07 em 22/11/2024

A equipe Sub-17 de vôlei feminino do Sesi Bauru é destaque no cenário da categoria nacionalmente. Além de bicampeão consecutivo do Paulista, o time está na fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Sub-17, que será disputado no final de novembro. Seguindo a filosofia do Sesi Esporte, o time também desenvolve atletas formadas na casa, com a maioria do elenco sendo promovida do Programa Aperfeiçoamento.
 
No jogo do título contra a equipe de Barueri, as jogadoras do Programa Sesi Esporte Aperfeiçoamento eram exatamente 50%: 7 das 14 relacionadas. Já considerando o elenco completo, elas são maioria, com 9 jogadoras entre as 17 do grupo.
 
Maria Julia Castro, Livia, Lenorah, Livia Sagrillo, Lavinia e Sofia (esq. para dir.)
com Wellington, treinador do Aperfeiçoamento no Sesi Bauru
(Foto - Felipe Wiira - Sesi-SP)
 
Além das atletas, o desenvolvimento de profissionais do Sesi-SP também se reflete no comando técnico da equipe. Em 2024, Lutter Eduardo assumiu como treinador do time Sub-17 do Sesi Bauru. A relação do técnico com o vôlei do Sesi-SP começou em 2009 e sua última experiência antes de comandar o time bauruense foi no Sesi Sorocaba, como técnico do Sesi Esporte Aperfeiçoamento.
O sucesso da equipe Sub-17 de vôlei feminino do Sesi Bauru não é de hoje: o time foi campeão estadual também em 2023, seu terceiro título na categoria (além de 2019 e 2021). Nos anos que não foi campeão, o Sesi Bauru esteve no pódio com sua equipe Sub-17.
 
Do elenco completo atual, são atletas promovidas do Sesi Esporte Aperfeiçoamento: as levantadoras Ana Laura Facin, Lenorah Mescua Duarte e Sofia Bolinelli; as líberos Maria Julia Castro e Livia Martins; as centrais Flora Freitas Laguna, Lavinia Santarem dos Santos e Giulia de Oliveira; e a oposta Livia Sagrillo. Da lista, apenas Giulia não estava junto ao time na conquista da vaga para a final.
A transição dos treinamentos do Aperfeiçoamento para o Desempenho, no entanto, não é simples. A levantadora Ana Facin, bicampeã Sub-17 do Paulista e capitã da equipe em 2024, revela a necessidade de ter persistência e paciência com esse processo:
 
O primeiro ano na categoria sub-17 é um ano realmente transitório, saímos dos fundamentos base (toque, manchete…) para um jogo mais forte e rico tecnicamente. É importante nesse período ter muita paciência, persistência, maturidade e acreditar no processo. Só assim conseguimos todos os títulos que conquistamos até agora, e ao mantermos isso em mente, muitos outros estão por vir!”, comentou a levantadora.
 
Apesar das dificuldades, a atleta do Sesi Bauru reflete também sobre os ganhos que a promoção para uma nova categoria oferece:
 
Sempre exigirá mais de nós, é algo natural. Mais desafios, mais técnica e mais pressão, mas também existem mais oportunidades de chegar à categoria adulta e ser vista por muitos outros times. Apesar de tantas renúncias, tudo vale a pena por nosso grande sonho!”, conclui.
 
Flora Laguna foi uma das promovidas do Sesi Esporte a ser bicampeã paulista
 Ana Facin foi bicampeã Sub-17 com o Sesi Bauru, sendo capitã da equipe em 2024
(Fotos - Felipe Wiira - Sesi-SP) 
 
 
Aperfeiçoamento
O Programa Aperfeiçoamento situa-se na classe intermediária do Sesi Esporte, entre as etapas de Participação (focado em iniciação no esporte), e Desempenho (o alto rendimento, começando no Sub-17). Essa etapa é focada em desenvolver seus jovens atletas para darem seus primeiros passos voltados às competições.
 
Na etapa final da Liga Sesi-SP — a maior da história do Sesi Esporte — o time bauruense, treinado por Wellington Barbosa Silva, foi campeão superando o Sesi AE Carvalho na grande final.
 
Giulia de Oliveira foi uma das campeãs da Final da Liga Sesi em 2024 com o time do Sesi Bauru
(Foto - Felipe Wiira - Sesi-SP)
 

Leia também