Competições acontecem em Lima, no Peru, de 13 a 23 de julho
Por: Paulo Ribeiro e Vinicius Lopes - Comunicação Sesi-SP
05/07/202317:32- atualizado às 17:01 em 06/07/2023
Cinco atletas e um técnico do Sesi-SP vão representar o Brasil nos campeonatos Pan-Americano Júnior e Sul-Americano de Badminton, que acontecem entre 13 e 23 de julho, em Lima, no Peru. A convocação para a seleção brasileira veio através do Ranking Nacional da modalidade, que levou em consideração as etapas nacionais realizadas em 2023, - 1ª Etapa, em Toledo (PR), seguida por Caxias do Sul (RS).
Atletas da equipe que treina no Sesi Rio Preto, Marlo Alberto Arruda Motta, de 15 anos, irá representar o Brasil na categoria sub-17, enquanto Pedro Henrique de Oliveira e Lorena Fernanda da Silva, ambos de 14 anos, competirão na categoria sub-15, já José Vitor Aveiro Munhoz, de 17 anos, estará na categoria sub-19. Representando a unidade do Sesi de Presidente Prudente, Vinícius Viotto Orbolato integra a delegação Brasileira na disputa por equipes.
“Essa é a primeira vez que conseguimos classificar mais do que três atletas para uma competição internacional de badminton. O resultado mostra o crescimento do time e do seu potencial no cenário esportivo” explicou o técnico Leandro Balbino, que também foi convocado e representará a delegação paulista.
Mesmo com uma medalha de bronze em Pan-Americano na bagagem, o jovem José Vitor não esconde o nervosismo e a ansiedade para os desafios que vai enfrentar nas competições.
“Estamos treinando forte, focados em conquistar pódios e trazer medalhas para o Brasil. Só que é difícil segurar a ansiedade, afinal as competições mudam todos os anos e os desafios são diferentes. Apesar do nervosismo, acredito que eu e meus colegas estamos prontos”, revelou o atleta.
De aluno do PAF, passando pelo treinamento esportivo e hoje no rendimento base, Vinicius Viotto, em 2020, sofreu uma lesão na virilha e duas cirurgias depois e cerca de 6 meses de recuperação, voltou às quadras e retomou a sua caminhada com a raquete nas mãos.
“Estou muito feliz com essa chance que terei de representar o Sesi-SP e o meu país em uma competição importante para a modalidade. É um marco importante na minha trajetória de atleta. Quero aproveitar muito bem esta oportunidade de ter contato com atletas de alto nível de países como Canadá, Estados Unidos, Guatemala e Peru, que são muito fortes da modalidade”, comentou o atleta.
Mayara Bacarin, técnica da equipe de Presidente Prudente, relembra todo o trabalho de formação do atleta e comemora. “É uma conquista para mim e para toda a equipe. Ter um atleta representando a nossa instituição e o nosso país pelo mundo afora é muito gratificante. Tudo isso é fruto do trabalho realizado no dia a dia, contando sempre com o apoio da família que é fundamental”, explica Mayara.
A competição
O Campeonato Panamericano Junior de Badminton acontece entre os dias 17 e 21 de julho de 2023 em Lima, no Peru. Cerca de 300 atletas participam do evento, de países como Canadá, Estados Unidos, México, Peru, Guatemala, Jamaica e outras nações de todo o continente americano.