O evento aconteceu no dia 14 de maio, no Teatro do Sesi-SP, na capital paulista
Por: Amanda Demétrio, comunicação e assessoria Sesi-SP
28/05/202415:43- atualizado às 16:56 em 06/09/2024
No último dia 14 de maio, gestores de 107 municípios do Estado de São Paulo marcaram presença na 3ª edição do Encontro Estadual dos Municípios Parceiros do SESI Esporte. Com a participação de alguns campeões da indústria, o terceiro encontro mais uma vez comemorou o sucesso do programa que promove formação e cultura esportiva de maneira gratuita para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, chegando na marca de 89 mil alunos atendidos no último ano. O evento reuniu ainda 45 prefeitos, 8 vices e 90 secretários, representando os 109 convênios ativos.
Crédito: Karim Kahn / Sesi-SP
O Sesi-SP acredita que o esporte tem o poder de incluir e formar jovens atletas, além disso, aliado à educação, se torna uma ferramenta potente na transformação da sociedade. Nessa perspectiva, no Programa Sesi Esporte, a instituição promove ações com os atletas de alto rendimento na aproximação aos alunos das escolas, com o princípio da Pedagogia do Exemplo, para fomentar e estimular um estilo de vida ativo com informação, incentivo e oportunidades. Hoje, o Sesi-SP conta com cerca de 900 atletas que representam a instituição e, muito deles, o Brasil, e que se tornam ídolos desses alunos, não só pelos seus resultados expressivos no esporte, mas como bons exemplos de ser humano.
“Conheci o Sesi-SP com 15 anos, lembro como se fosse ontem. Tenho 10 anos de casa, cheguei dia 6 de janeiro de 2014, e se eu sou o que eu sou hoje é por conta do Sesi-SP, da formação, por tudo que essa instituição fez por mim. Professora Rosana, de Santo André, o Darci, meu treinador, agradeço muito a todos. Então, representar o Sesi-SP e o Brasil nos Jogos Olímpicos para mim é muito gratificante”, falou Felipe Bardi ao ser premiado representando os atletas da instituição que vão representar o Brasil em Paris 2024.
Crédito: Karim Kahn / Sesi-SP
O Sesi-SP, com grande tradição na formação de atletas desde a base em várias modalidades, iniciou, em agosto de 2023, o projeto Futebol Feminino em 11 cidades do estado de São Paulo, disponibilizando mais de 3 mil vagas para meninas de 6 a 17 anos. O projeto, que tem como objetivo contribuir para a promoção da equidade de gênero, a valorização da mulher e a ampliação de possibilidades de atuação com o esporte feminino, ainda atua na democratização do acesso à modalidade e no trabalho a longo prazo, pensando desde a formação até a profissionalização.
“Hoje o momento é diferente. Acho que a minha maior dificuldade de fato foi não ter uma modalidade onde eu pudesse colocar o esporte em prática. Macapá não tinha meninas jogando futebol, era sempre eu no meio dos meninos. Talvez se eu tivesse nascido em outro momento, nessa geração hoje, eu teria escolinha só de mulheres, como a gente vê essa iniciativa do Sesi-SP, que é incrível. Então, minha maior dificuldade foi poder praticar de uma forma natural, não ter espaço nem onde praticar um sonho que a Aline desde criança teve. Aconteceu, deu certo, mas foi tardio”, comentou Aline Calandrini, comentarista e ex-jogadora de futebol, durante uma mesa redonda junto com a Mirella Cagliari, coordenadora do programa de futebol feminino do Sesi-SP e o Craque Neto.
“Quanto mais oportunidades a gente puder proporcionar para que meninas ingressem e pratiquem o futebol, maior vai ser a nossa rede de desenvolvimento e promoção da modalidade”, explicou Mirella em outro momento do bate papo. Hoje, das 1.680 alunas, 349 já formam as turmas de Treinamento Esportivo nas categorias Sub-12 e Sub-14. “Nessas turmas de aperfeiçoamento (categorias Sub-12 e Sub-14), as meninas já passam a treinar três vezes por semana e por mais tempo, têm um volume e uma intensidade um pouco maior, e a gente já começa exigir um refinamento técnico e tático”, finalizou Mirella.
Crédito: Karim Kahn / Sesi-SP
“O Sesi-SP em tudo que faz e em tudo que toca, faz com muito amor, seja no esporte, na cultura, ou na educação. O Sesi-SP tem suas limitações, não conseguimos chegar em todos os cantos do Estado, por isso que a parceria com as prefeituras e instituições têm total significado com o que a gente tem de propósito, que é transformar a vida das pessoas. Então, só tenho a agradecer por todos nossos parceiros acreditarem no trabalho do Sesi-SP", comentou Jeferson Sakai, gerente de Esporte e Qualidade de Vida do Sesi-SP, no encerramento do evento.
O evento contou ainda com homenagens para os técnicos Helinho Garcia, do Sesi Franca Basquete e Anderson Rodrigues, do vôlei masculino, pelas últimas conquistas das equipes. Enquanto os francanos levantaram a taça de campeões do Mundial de Clubes de 2023, os meninos do vôlei sagraram-se bicampeões da Superliga 2023/2024.