O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Centro Cultural Fiesp exibe mostra de curtas nacionais e sessões de bate-papo com cineastas

Cine SESI-SP apresenta uma programação especial dedicada ao cinema nacional. Uma oportunidade imperdível para mergulhar no universo cinematográfico.

Cine SESI-SP apresenta uma programação especial dedicada ao cinema nacional. Uma oportunidade imperdível para mergulhar no universo cinematográfico.

 Por: Laura Maluf, comunicação Sesi-SP
07/04/202510:44- atualizado às 14:07 em 09/04/2025

A partir do dia 15 de abril até o dia 1º de maio, o Centro Cultural Fiesp e diversas unidades do SESI-SP pelo estado receberão exibições de obras audiovisuais de curta-metragem, com produções e direções brasileiras.



As sessões contarão com um debate sobre um dos curtas exibidos. Essa troca de ideias permitirá ao público aprofundar-se nos temas abordados, conhecer mais sobre os processos criativos e refletir sobre a importância das produções audiovisuais no cenário cultural brasileiro. Além de proporcionar acesso à cultura e incentivar a valorização do cinema nacional.

Participe desse encontro com o cinema brasileiro. Confira a programação e garanta seu lugar em uma das seguintes unidades:  Araraquara, Araras, Campinas (unidade Santos Dumont), Franca, Indaiatuba, Itapetininga, Jacareí, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Rio Claro, Santana de Parnaíba, São Carlos, ESC Atibaia, ESC Cosmópolis, ESC Santa Rita do Passa Quatro, Centro Cultural Fiesp, Centro Cultural SESI Campinas, Centro Cultural SESI Ribeirão Preto, Centro Cultural SESI São José do Rio Preto, Centro Cultural SESI São José dos Campos, Centro Cultural SESI Sorocaba.

O Barco | Brasil, 2024, Animação (stop motion), 17min
Direção: Rodolpho Pinotti?

 


O Despertar de Aiyra | Brasil, 2024, Animação, 18min
Direção: Duda Rodrigues

 

 

Confira os filmes da mostra no Centro Cultural Fiesp

Reserve aqui

 

___________________________________________________________

 

Mitos Indígenas em Travessia

Brasil, 2012, exibição digital, colorido

L – Livre

Seis histórias indígenas dos tempos antigos das etnias Kuikuro (Aldeia Afukuri, Terra Indígena Parque do Xingu, Mato Grosso), Javaé (Aldeia São João, Terra Indígena Parque do Araguaia, Ilha do Bananal, Tocantins) e Kadiwéu (Aldeia São João, Terra Indígena Kadiwéu, Mato Grosso do Sul). Entre as histórias: A Ema, O Menino-Peixe, As Mulheres Sem Rosto, A Via Láctea, A Menina Cobra, e O Urubu-Rei.

Animação/ Fantasia/ Aventura, 13min

Direção: Julia Vellutini e Wesley Rodrigues em colaboração com as comunidades da Aldeia Afukuri (Kuikuro), Aldeia São João (Javaé) e Aldeia São João (Kadiwéu)

Descritores de conteúdo: não há inadequações

O Barco

Brasil, 2024, exibição digital, colorido

L – Livre

Uma ilha isolada, uma adolescente e sua mãe. Um barco aporta no atracadouro, trazendo promessas e desejos. Contra a vontade da mãe, a menina parte para conhecer o mundo e, alguns anos depois, retorna trazendo na bagagem paixões e memórias. O filme discute sobre ritos de passagens e transformações inerentes à vida.

Animação (stop motion), 17min

Direção: Rodolpho Pinotti

Elenco: Mara Novello, Chiara Gerbelli e Diana Gerbelli

Descritores de conteúdo: não há inadequações

O Cangaceiro e o Leão

Brasil, 2012, exibição digital, colorido?

L – Livre

Pedro tem como tarefa escolar elaborar um projeto sobre o aquecimento global. Para isso, ele contará com a assistência de seu intrépido avô, que se tornará um valioso aliado nesta missão.

Animação, 13min

Direção: Arnaldo Galvão

Elenco: Antônio Nobrega

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Teo, o Menino Azul

Brasil, 2022, exibição digital, colorido.

L – Livre

Teo é um menino inconformado com os problemas do mundo e com o egoísmo da humanidade. Após um sonho, Teo tem uma ideia fantástica de como resolver esses desafios e trazer paz ao mundo.?

Animação, 11min

Direção: Hygor Amorim

Elenco: Guilherme Lavezzo Colangelo, Gabriela Venturini Faria, Silvia Porto, Wagner Netto e Veronica Lobo

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Amigos bizarros do Ricardinho

Brasil, 2009, exibição digital, colorido

12 – Não recomendado para menores de 12 anos

Amigos Bizarros do Ricardinho conta a história de um rapaz levado ao limite da tensão em um ambiente corporativo. Quando essa crise torna-se insustentável, ele desenvolve uma reação estranha: narra aos seus colegas as pequenas e insólitas histórias de seus amigos e familiares na cidade satélite de Viamão, na grande Porto Alegre. O filme é um mosaico de pequenos erros e fracassos da vida de um jovem que está ingressando na idade adulta e no mercado de trabalho.

Comédia, 22min

Direção: Augusto Canani

Elenco: Ricardo Lilja, Mateus Phillippi, João Diemer, Nadya Mendes e Arlete Cunha

Descritores de conteúdo: linguagem imprópria

Isso sempre acontece

Brasil, 2022, exibição digital, colorido

10 – Não recomendado para menores de 10 anos

Uma obstinada roteirista que depois de escrever uma trágica morte descobre que seus roteiros se tornam realidade. Seria só coincidência ou um imenso desejo íntimo de matar? Tem morte que liberta outros jeitos de viver.

Comédia, 15min

Direção: Lara Koer

Elenco: Olivia Torres, Tairone Vale, Nenê Borges, Luan Vieira, Carlos Zoéga e Thuanny

Descritores de conteúdo: linguagem imprópria

O Despertar de Aiyra

Brasil, 2024, exibição digital, colorido

12 – Não recomendado para menores de 12 anos 

O Despertar de Aiyra é uma emocionante narrativa que explora a cultura indígena Dessana na Amazônia. A história segue Aiyra, uma jovem índia, enquanto ela foge dos invasores que ameaçam sua comunidade. Com a orientação de sua avó e as histórias sagradas, Aiyra fortalece a conexão entre seu povo e a natureza. Enquanto a comunidade Desana celebra rituais e luta para preservar suas tradições, as sombras dos colonizadores persistem. Aiyra embarca em uma jornada de autodescoberta, buscando proteger sua cultura, com o auxílio de elementos místicos e a resistência ancestral. O filme destaca a importância da preservação das culturas indígenas e sua ligação com a natureza. Aiyra se torna uma defensora de suas tradições, resistindo à destruição da floresta e à invasão dos colonizadores. O curta traz uma história inspiradora sobre autodescoberta, resistência e esperança.

Animação, 18min

Direção: Duda Rodrigues

Descritores de conteúdo: violência

A Sombra da Terra

Brasil, 2023, exibição digital, colorido

10 – Não recomendado para menores de 10 anos

Noite de chuvas e trovoadas. Uma pianista solitária (Andréia Nhur) dá abrigo a um misterioso andarilho (Paulo Betti) que acredita carregar consigo uma espécie de maldição ligada à Lua e às tragédias da humanidade. A narrativa coberta de mistérios aborda temas humanos como solidão, memória e compaixão, além de trazer uma visão peculiar sobre a lenda do lobisomem.

Drama, 20min

Direção: Marcelo Domingues

Elenco: Paulo Betti e Andréia Nhur

Descritores de conteúdo: temas sensíveis

Boi de conchas

Brasil, 2024, exibição digital, colorido

10 – Não recomendado para menores de 10 anos

Em luto por sua irmã desaparecida, Rayane equilibra uma rotina difícil ajudando o pai pescador enquanto ensaia para o festival de música da escola – isso é, se ela não virar boi antes, desfortuna acometendo diversos adolescentes da região.

Drama, 15min

Direção: Daniel Barosa

Elenco: Bebé Salvego, Daniela Dams e Walter Balthazar

Descritores de conteúdo: drogas lícitas

Fixação

Brasil, 2019, exibição digital, colorido

10 – Não recomendado para menores de 10 anos

Prepare-se para uma jornada intrigante na vida de Carlos, um homem cuja rotina é virada de cabeça para baixo por um acontecimento inusitado. Tudo começa com a audição de uma música aparentemente inofensiva. Mas rapidamente ele se vê preso em um fenômeno inexplicável, conhecido como Earworm. Uma história divertida que mostrará como um simples acorde pode mudar tudo.

Comédia, 21min

Direção: Kellen Casara

Elenco: Guilherme Piva, Beth Grandi, Marizabel Pacheco, Pedro Plínio Sabará, Roque Estrela e Peninha

Descritores de conteúdo: violência, linguagem imprópria

BUG

Brasil, 2023, exibição digital, colorido

L – Livre

Em um mundo distópico desolado, onde a humanidade foi extinta há muito tempo, um robô busca peças para reconstruir um companheiro enquanto cuida de um oásis precioso – uma estufa radiante que se ergue como um frágil testemunho da beleza que um dia adornou a Terra. Em sua jornada, ele encontra um besouro, formando uma valiosa amizade. Juntos, eles embarcam em uma jornada repleta de descobertas, trazendo esperança e conexão em meio à desolação.

Animação, 8min

Direção: Andrey Oliver, Enzo Bonini, Marina Lobo, Julia Marques e Pedro Mancini

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Marina não vai à praia

Brasil, 2014, exibição digital, colorido

L – Livre 

Um grupo de adolescentes do interior de Minas Gerais prepara uma excursão para o litoral. Marina, uma garota com síndrome de Down, deseja?conhecer o mar. Impedida de viajar com sua irmã, ela busca outros caminhos?para realizar seu sonho.

Aventura/ Drama, 17min

Direção: Cássio Pereira dos Santos

Elenco: Aline Videira, Amanda Andrade, João Lucas Neto e Cláudia Assunção

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Oceano

Brasil, 2018, exibição digital, colorido

L – Livre

Para honrar um compromisso, Lucia atravessa um oceano.?

Ficção, 15min

Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena

Elenco: Samya de Lavor, Nelson Albuquerque e Edneia Tutti

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Pra te ver de novo

Brasil, 2023, exibição digital, colorido

L – Livre

Pode o coração nunca desacelerar por um amor? Por quanto tempo será possível nos deixar conduzir por um afeto? Até onde ele pode nos levar? É possível enganar a memória? Estas reflexões permeiam os caminhos e a mente de Rafa no desejo do reencontro com Rosa, seu primeiro amor.

Ficção, 15min

Direção: Felipe Cunha

Elenco: Fernanda Botelho, Fabiano Persi e Roberto Neves

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Aperto

Brasil, 2020, exibição digital, colorido

L – Livre

O que de mais valioso você guarda em sua caixa de memórias?

Ficção/ Drama, 15 min

Direção: Alexandre Estevanato

Elenco: Milton Gonçalves, Any Ferraz, Ícaro Negroni e Cauê Jesus

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Moventes

Brasil, 2023, exibição digital, colorido

L – Livre

Um retrato particular sobre a migração de uma família de Natal para São Paulo.

Drama, 11min

Direção: Jefferson Cabral

Elenco: Ana Luísa Camino (Elfiza), Erhi Araújo (Manoel), Mateus Brito (João), Marlene Sena (Mainha), Wallace Martin (José) e Rosy Nascimento (Graça)

Descritores de conteúdo: não há inadequações

O Céu não sabe meu nome

Brasil, 2024, exibição digital, colorido

L – Livre

Em um dia qualquer, Preta falece enquanto regava o seu jardim no quintal. No outro canto da cidade, sua neta se desloca ao seu encontro para tomar um café. Presente e passado se fundem na memória de ambas, permitindo-nos conhecer cada pedaço da história da matriarca que acabou de fazer sua passagem, abrindo caminho para quem ficou ressignificar e seguir mais forte no agora.?

Drama, 21min

Direção: Carol AÓ

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Século

Brasil, 2011, exibição digital, preto e branco

L – Livre

Conosco, o amor.

Entre nós, o tempo.

Ficção/ Drama, 12min

Direção: Marcos Pimentel

Elenco: Zezinho Mancini, Tiló, Raphaela Ramos e Zizica

Descritores de conteúdo: não há inadequações

O Pretzel da vovó

Brasil, 2022, exibição digital, colorido

L – Livre

Na véspera de Natal, Bianca (Cibele Gonçalves) decide realizar o último desejo de sua avó: achar um doce que ela comia quando era criança. Bianca procura em diversos locais, mas não encontra nenhum parecido com o que a sua avó descreveu. Quase desistindo, decide ter fé e acreditar na magia do Natal para continuar seguindo em frente.

Comédia dramática, 8min

Direção: Tales Ordakji

Elenco: Cibele Gonçalves (Bianca) e Tales Ordakji (Avó)

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Poropopó

Brasil, 2023, exibição digital, colorido

L – Livre

Poropopó é um curta-metragem de ficção do gênero infantil, que une os conceitos de “filme sem diálogos” e “estética de desenhos animados”, para narrar, de forma inovadora, a estória de uma família de palhaços que deixa um pequeno e decadente circo para trás e parte em busca de melhorar suas vidas na cidade grande. Sempre vestidos a caráter, esta família incomum é composta por Migué, o pai; Domytilla, a mãe; a bebê Bolota; e o filho Tony, nosso herói. Na tentativa de se adaptar à nova vida urbana, Tony e família transitam entre a realidade e a fantasia, trazendo o encanto do circo de volta para sua vida diária.

Comédia física, 15min

Direção: Luís Antônio Igreja

Elenco: André Garcia Alvez, Ludmila Silva, Tânia Gollnick, Ademir de Souza, Ana Carina, Cecilia Ripoll, Pedro Garcia,?Alice Garcia, Arthur Freiman, Maria Mesquita e Ian Melone

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Psico SA

Brasil, 2023, exibição digital, colorido

L – Livre

Pedro está afastado do trabalho após um colapso nervoso devido a forma opressora que seu chefe age com os funcionários, durante seu tratamento com a psicóloga, mensagens reveladoras e um inesperado insight aparecem em suas visões. Pedro retorna ao trabalho e encontra respostas reveladoras para seu insight.?

Drama/ Comédia, 17min

Direção: Alessandro Guimarães

Elenco: Diego Chaparro, Bruno Pacheco, Kathia Calil, Márcio Eduardo, Tatiana Siqueira, Juliane Silva, Maicon Douglas, Rafael Martins, Rafik Raydan, Rodrigo Ribeiro, Márcio Costa e Sam Valle

Descritores de conteúdo: não há inadequações

Um dia de preguiça

Brasil, 2021, exibição digital, colorido.

L – Livre 

O filme conta a história de Bininha, um bicho-preguiça em seu habitat natural que, de repente, nos surpreende com uma mudança radical em sua rotina. Até onde as ações do ser humano na natureza interferem na sanidade dos animais selvagens? A temática do filme traz questionamentos pertinentes ao momento atual, a nossa relação com o meio ambiente e os impactos que causamos nos animais e em seu habitat.

Ficção, 10min

Direção: Deinha Baruqui e Léo Campos

Descritores de conteúdo: não há inadequações

 

 


Mostra Cine SESI-SP “Curtas-metragens Brasileiros”
De 15 de abril a 1º de maio de 2025 
Confira as agendas das unidades participantes no Meu SESI

 

Leia também