O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Deca Madureira & Orquestra Multicultural Brasílica - Armoriano

Deca Madureira & Orquestra Multicultural Brasílica - Armoriano

Projeto: Quartas Musicais

Deca Madureira & Orquestra Multicultural Brasílica são figuras icônicas da música brasileira, unindo tradição e inovação. Deca é um guardião das tradições nordestinas, enquanto a orquestra traz influências diversas. Juntos, representam uma fusão musical que celebra a diversidade do Brasil. Grupo fundado em 2011 em São Paulo, sob a direção de Deca Madureira, homenageiam e reinventam as tradições musicais brasileiras, misturam estilos, e reverenciam o Movimento Armorial. Esta colaboração combina raízes profundas com influências contemporâneas. Cada membro contribui com sua experiência, e composições próprias, e transcendem gêneros e eras, tornando a rica herança musical brasileira.

"ARMORIANO - Ecos do Movmento Armorial" é uma jornada imersiva pela cultura brasileira, combinando tradições do Movimento Armorial com sonoridades contemporâneas. O espetáculo celebra a cultura nordestina com arranjos que misturam estilos, desde o Armorial até influências modernas como soul e rock. Além da música, a performance conta histórias e evoca a essência do Nordeste. Uma experiência multissensorial que promete inspiração e transcendência. O show busca revitalizar e expandir o legado do Movimento Armorial, conectando tradição e contemporaneidade e é um convite para apoiar a preservação e renovação do Movimento celebrando a identidade brasileira.

Além do Balé Brasílica; que também estará presente,  com evoluções coreográficas que partem da visão do diretor Deca Madureira, que completa 35 anos de carreira, sendo um nome expressivo na dança contemporânea, e na arte e cultura nacional, trazendo coreografias e criações estonteantes através da estética do entusiasmo, e da linguagem Brasílica; teremos também como convidado ilustre Antúlio Madureira, muito adequadamente apresentado por Jô Soares, em seu programa de entrevistas, como “um virtuoso dos sons do sertão”! Toca, canta e dança em suas apresentações, percorrendo as muitas vertentes rítmicas da música brasileira, principalmente as nordestinas, além de trazer à cena, de forma peculiar, muitos personagens de enorme apelo popular e humor irresistível. Pesquisador e experimentalista, Antúlio executa temas eruditos de forma popular e toca temas populares com técnicas eruditas alcançando, assim, um som universal, e, como um alquimista, cria e recria instrumentos exóticos a partir de instrumentos convencionais e de objetos comuns. Autor de inúmeras trilhas sonoras para cinema, “Auto da Compadecida”, e séries de TV, ”Mulher vestida de sol” – Rede Globo. Na televisão, além de vários especiais de fim de ano na TV Cultura, teve suas entrevistas no programa do Jô Soares incluídas entre as melhores do ano na TV Globo e SBT. Foi destaque absoluto em festivais como o de Montreux, na Suíça, o Free Jazz Festival SP/RJ e a Semana Cultural do Brasil em Hannover, Alemanha.

 

Duração:

60 min

Categoria: Popular
Ficha Técnica:

 

Percussão, Voz e Direção: Deca Madureira

Bateria: Rafael Carneiro

Percussão geral: Abuhl Junior

Baixo: Demétrius Carvalho

Guitarra: Thiago Esperandio

Bateria: Rafael Cunha

Trompete: William dos Santos

Saxofone: Vagner Ordônio

Trombone: Adriano Bezerra

Rabeca: Anderson Freitas

Balé:  Guilherme Rienzo | Isabella Bianco | Sofia Serafim | Arantxa Mel

Produção: Janaína abaeté

Gênero: Regional
Minibiografia do Grupo ou Cia:

A Cia & Espaço Brasílica foi fundado em 2006 por Deca Madureira, multiartista pernambucano, Janaína Abaeté e Lucila Poppi (ex integrante), então estudantes da USP.

As atividades tiveram início através da formação de um grupo de estudos que tinha por finalidade levantar as inter-relações possíveis das danças e ritmos populares brasileiros no contexto paulistano, levantando material teórico, promovendo discussões, aulas de dança e percussão e criando intervenções artísticas. 

Sua base de pesquisas partiu do Método Brasílica de Arte, criado por André Madureira, pai de Deca Madureira e fundador do Balé Popular do Recife (46 anos), incentivado por Ariano Suassuna, dentro do Movimento Armorial. Foi desenvolvido a partir dos resultados das pesquisas realizadas sobre a cultura brasileira, inspirando-se nas danças, ritmos, interpretações, vestimentas e artesanato. 

A linguagem Brasílica revolucionou os preceitos da cultura brasileira, por prezar a alta qualidade técnica e estética em seus trabalhos, bem como por preservar, documentar, difundir e recriar a arte cultural do país, tendo um vasto acervo de pesquisas e montagens.

Ao longo de seus 18 anos a Cia Brasílica realizou inúmeras criações e apresentações artísticas, em locais como : Circuito SESC,  Rede SESC, USP, UNESP, itaú Cultural, Rede CEUs, Virada Cultural Municipal e Estadual, Centro Cultural São Paulo - CCSP, Galeria Olido, UFSCAR, CTN-Centro de Tradições Nordestinas, Fábricas de Cultura, TV Cultura, FIG, PUC,  Centro Cultural Banco do Nordeste, FNAC, Festival de Inverno de Garanhuns, Colégios, Teatros, Festivais, Oficinas Culturais, Bibliotecas, ONGs, Escolas e Casas de Cultura em diversas regiões e cidades do estado de São Paulo e do Brasil.

 


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR

  Teatro do SESI São Paulo
    Av. Paulista, 1313 - Sede
http://www.centroculturalfiesp.com.br/


22 MAIO
QUARTA

20:00