Para o Sesi-SP uma educação de qualidade, significativa e equitativa é fundamental para o desenvolvimento social e econômico.
O Brasil continua com grandes desafios na educação. No Pisa 2022, prova aplicada em adolescentes de 15 anos em 81 países, os estudantes brasileiros estão na 65ª posição em matemática, na 62ª em ciências e na 52ª em leitura. Mas esses números escondem um dos maiores problemas do ensino brasileiro que é a desigualdade. Um abismo educacional separa pobres e ricos.
A distância começa logo no início da vida escolar. Na rede pública, onde estudam mais de 80% das crianças e adolescentes, apenas 23,4% dos alunos apresentam nível suficiente de leitura na alfabetização, segundo a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016.
Apesar dos constantes esforços para melhorar o ensino público, as diferenças seguem por todo o Ensino Fundamental e se consolidam no Ensino Médio. Nessa etapa, quase um terço dos alunos da rede pública tem defasagem na relação idade/série e nota média de 3,9 na prova do Ideb.
Com a pandemia de Covid-19, esse abismo entre os alunos de escolas públicas e de particulares se agravou por conta da falta de recursos e de infraestrutura. Milhões de estudantes sequer tiveram acesso às aulas remotas.
São ações com o objetivo de recuperar aprendizados, com foco no processo de alfabetização, melhoria dos índices de proficiência em língua portuguesa e matemática, além da ampliação da qualificação de docentes e gestores. A proposta desta parceria é unir esforços para que o nível educacional brasileiro avance.
Para o Sesi-SP, a educação é o pilar principal do desenvolvimento social e econômico. Não existe país próspero sem ensino de qualidade. Somente uma Educação Forte leva a um País Forte.
Programa Alfabetização Responsável - PAR
A alfabetização infantil é uma responsabilidade de todos. Ler e escrever abre as portas para o mundo e é o primeiro passo para criar adultos conscientes e participativos. Mais que educação, é uma questão de cidadania.
Com essa prerrogativa foi criado o Programa Alfabetização Responsável, que oferece gratuitamente, às redes municipais de ensino do estado de São Paulo, formação para professores e gestores e novos recursos pedagógicos.
A ideia é potencializar o processo de escrita e leitura dos alunos da educação infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, de forma que ele ocorra no momento adequado para o pleno desenvolvimento infantil.
A iniciativa inclui ainda o Prêmio PAR, que reconhece as cidades paulistas com melhor desempenho em alfabetizar as crianças no tempo certo. Os vencedores de 2023 ganharam um espaço maker com laboratório de fabricação digital, instrutor do Sesi-SP e equipamentos de última geração.
Juntos, iniciativa privada, educadores e gestores públicos, podem criar um ambiente que estimula o aprendizado e valoriza o ensino desde os primeiros anos de vida, uma combinação imprescindível para garantir um futuro mais promissor para milhares de crianças.
Novo Olhar
O Sesi-SP disponibiliza gratuitamente formação continuada para os professores da Rede de Educação Pública de São Paulo visando aprimorar o ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Esse projeto inovador utiliza metodologias ativas para fomentar o interesse dos estudantes e contribuir para o avanço da proficiência nessas disciplinas, com foco nos alunos do Ensino Fundamental I e II.
A formação em Matemática é embasada no pensamento computacional e no modelo STEAM, que integra conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Já a formação em Língua Portuguesa utiliza a linguagem teatral como uma maneira de conectar o conhecimento.
Em 2023 foram mais de 110 mil estudantes impactados pelo programa e mais de 4 mil docentes atendidos. Cada professor participou de 30 horas de formação por semestre.
A adesão da prefeitura ao projeto acontece mediante Contrato de Acordo de Cooperação Técnico-Científica, sem repasse financeiro e sem necessidade de licitação.
Avançando o Saber
O Sesi-SP oferece formação gratuita para que gestores e professores da rede pública do Estado possam ampliar a qualificação e as oportunidades de aprendizado e de relações com a comunidade escolar. O programa é desenvolvido pela Faculdade Sesi-SP e conta com aulas remotas ministradas por professores da instituição, além de acompanhamento presencial nas escolas, com mentores educacionais.
Docentes
Pós-graduação nas quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza)
carga horária: 360h
Gestores escolares
Aperfeiçoamento com curso de Gestão Escolar
carga horária: 180h
Para adesão, os órgãos de educação responsáveis podem entrar em contato via: contato@faculdadesesi.edu.br.
*cobertura de 63% do total de 645 municípios do estado
Recompondo Saberes
O Sesi-SP forneceu tecnologias educacionais, formação e acompanhamento para os docentes de escolas públicas com o intuito de diminuir a defasagem de aprendizagem dos alunos matriculados no Ensino Fundamental, decorrente da pandemia.
Por intermédio de treinamento realizado por profissionais técnicos especialistas do Sesi-SP, os professores das escolas públicas participam do programa, durante um semestre letivo, e contaram com material de orientação didática, específicos para esta função.
Foram oferecidas 80h de formação com acompanhamento de resultados, no atendimento presencial, direcionado às escolas de cidades com até 100 mil habitantes. Este universo representa 90% do total dos 645 municípios do estado de São Paulo. Os outros 10% maiores participam do programa na modalidade remota, com carga horária de 40h.
Alunos do 1º ao 5º ano
Consolidação do processo de alfabetização
Alunos do 6º ao 9º ano
Elevação dos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
A adesão da prefeitura ao programa acontece a partir de Assinatura de Contrato de Acordo de Cooperação Técnico-Científica, sem repasse financeiro e sem necessidade de licitação.