A noite foi de celebração ao legado do espaço cultural, sediado na Avenida Paulista, que promove uma programação ininterrupta e gratuita há seis décadas
Por: Karina Costa, Comunicação SESI-SP
26/09/202416:38- atualizado às 16:56 em 26/09/2024
Na última terça, 24 de setembro, o Serviço Social da Indústria no Estado de São Paulo (SESI-SP) reuniu nomes das artes cênicas de todo o país para comemorar os 60 anos do Teatro do SESI-SP. Localizado na Avenida Paulista, somente nos últimos dez anos o espaço recebeu mais de cinquenta peças, todas elas gratuitas, com público que ultrapassou 2 milhões de espectadores. Entre as atrações da noite, a atriz Denise Fraga encenou seu espetáculo solo, intitulado “Eu de você”.
Grupo La Mínima Circo e Teatro. Foto: Karim Kahn/SESI-SP
O grupo La Mínima Circo e Teatro deu início à cerimônia com um cortejo musical para recepcionar os convidados e acomodá-los no teatro. Na abertura do evento, o superintendente do SESI-SP, Alexandre Pflug, saudou os presidentes da instituição ao longo das últimas seis décadas. “Eles mantiveram esse teatro como popular, com uma programação ininterrupta e gratuita”, celebrou. Conselheiros das entidades SESI e SENAI, além de profissionais que já passaram pela instituição e ajudaram na construção de seu legado, também foram lembrados. “Nossos conselheiros, por exemplo, são voluntários. Eles dedicam tempo de vida para analisar e aprovar projetos, para entregarmos o melhor aos trabalhadores da indústria e à comunidade em geral”, disse Pflug enquanto chamava ao palco os conselheiros Narciso Preto, Sylvio de Barros e Vandermir Francesconi, para receber os cumprimentos do público.
Alexandre Pflug, superintendente do SESI-SP, e os conselheiros da entidade
Narciso Preto, Sylvio de Barros e Vandermir Francesconi.
Foto: Karim Kahn/SESI-SP
A gerente executiva de Cultura do SESI-SP, Débora Viana, recordou que essa história começou com a criação do Teatro Operário do SESI, com o propósito de oferecer cultura e entretenimento à classe trabalhadora. A iniciativa contava com peças protagonizadas pelos próprios trabalhadores. “Posteriormente, a partir da visão do Osmar Rodrigues Cruz (1924-2007), com o apoio da indústria paulista e seus dirigentes, que acreditaram no potencial da arte, nasceu o Teatro Popular do SESI”, rememorou. “Hoje, consolidado como um espaço importante para as artes e a cultura, valorizar a produção cultural de todas as línguas e povos é motivo de orgulho e alegria. Esse teatro tem braço dado com seu público, de todas as idades, de todas as raças, cores e classes sociais. Vida longa!”, comemorou sob aplausos.
Débora Viana, gerente executiva de Cultura do SESI-SP.
Foto: Karim Kahn/SESI-SP
A atriz Dinah Feldman e o ator Thiago Amaral foram convidados para contar a história do Teatro do SESI-SP, numa encenação que representou os pilares da atuação cultural da instituição: formação, produção e difusão. O espetáculo rendeu homenagens emocionantes ao público, à classe artística e à equipe técnica. A atriz Denise Fraga coroou a celebração com “Eu de você”, seu espetáculo solo.
A atriz Dinah Feldman e o ator Thiago Amaral foram os mestres de cerimônia da noite.
Foto: Karim Kahn/SESI-SP
“Fiquei muito honrada com esse convite. O SESI faz parte do nosso imaginário, da nossa fortaleza teatral nessa cidade. Muito feliz a gente saber que tem empresas, pessoas, iniciativas e instituições que têm a consciência de que, pra gente ter um país forte, é preciso ter forte a arte, a cultura, a ciência e a educação”, declarou Denise Fraga no encerramento das comemorações.
Legenda: A atriz Denise Fraga encenou seu espetáculo solo, intitulado “Eu de você”.
Foto: Karim Kahn/SESI-SP
Estiveram presentes a atriz Helena Ranaldi e o produtor Daniel Alvim, os atores Leonardo Miggiorin e Cassio Scapin, as atrizes Barbara Paz, Virginia Cavendish, Daphne Bozaski, Helga Nemetik e Maria Luísa Mendonça. Confira na galeria de imagens.