Com shows da banda Supercombo e do cantor Vítor Kley, o festival atraiu grande público que também prestigiou as apresentações dos alunos cantores do Sesi-SP
por Julia Polo Romeo, Comunicação Sesi-SP
A emoção tomou conta do Palco Externo do Teatro do Sesi São José dos Campos no último domingo (28) com a final do FestVoz – festival de talento estudantil que na semifinal reuniu 40 alunos das escolas do Sesi de várias partes do estado de São Paulo. Foram premiados oito participantes integrantes, sendo das categorias 1, categoria 2 e revelação na noite que contou com a participação especial do cantor Vitor Kley.
Na categoria 1 (9 a 14 anos), a vencedora foi Gabriela Carnevali Gonçalves Lima, aluna do Sesi da cidade de Salto, que fica a quase 200 km do local da apresentação. Na categoria 2 (15 a 18 anos), quem ficou com o primeiro lugar foi Júlia Carvalho Torquato, Sesi Santo André, que percorreu 112 km para se apresentar. Além das premiações para as principais colocações, foram escolhidos ainda os cantores revelação Lucas de Oliveira Candido, Sesi Guarulhos, e Robson Luiz da Conceição Júnior, Sesi Campo Limpo Paulista.
O festival foi idealizado para incentivar os estudantes e proporcionou nesta última etapa uma imersão na música e outras artes. Os participantes da categoria 2 tiveram preparação vocal com o compositor, pianista, arranjador, diretor musical Tony Lucchesi. Já os alunos cantores da categoria 1 passaram por preparação vocal com a cantora e produtora Márcia Mah.
A semifinal da categoria 2 aconteceu na sexta (26/8) com a presença dos jurados Uyara Torrentes, Karen Stephanie e João Sabiá. O cantor ainda cantou ao final das apresentações dos alunos. A semifinal da categoria 1 foi no sábado (27/8) e teve como jurados Blacy Gufier, Davi Campolongo e o cantor Tuia. Os finalistas de ambas as categorias foram anunciados durante o show da banda Supercombo.
Graça Cunha, Sérgio Martins e João Marcelo Bôscoli ficaram com a grande responsabilidade de avaliar os finalistas numa noite cheia de emoção e com a presença de grande público. Ao final das apresentações, o cantor Vitor Kley agitou os presentes ao som de seus sucessos “O sol”, “Adrenalizou, entre outras. O cantor ainda participou do momento de premiação dos ganhadores nesta competição que iniciou com mais de 1600 inscritos e já considerado o maior festival de música estudantil do Sesi.
Todos os competidores ganharam medalhas e certificados de participação. O 1º lugar de ambas as categorias levou troféu e um notebook. O segundo e o terceiro lugar foram premiados, respectivamente, com um tablet e um smartphone, além de troféus. A categoria revelação também recebeu troféu.
Os alunos do Sesi-SP vêm participando de uma experiência única proporcionada pela instituição nos últimos meses. Para incentivar seus estudantes, a entidade organizou um festival estudantil de talentos cantores: o FestVoz Sesi-SP.
Depois das seleções e das etapas regionais, as semifinais e a final do concurso vão acontecer no último fim de semana de agosto e contam com shows de Vitor Kley, Supercombo, João Sabiá e Davi Campolongo. Quem não conseguir ir até São José dos Campos para assistir ao evento presencialmente também vai poder ver tudo em tempo real pelo youtube do Sesi São Paulo.
O festival foi criado para revelar talentos artísticos na rede de ensino do Sesi-SP, com o objetivo de colaborar na melhora do desempenho na perspectiva educacional, como também na cultura musical, valorizando, fomentando e difundindo a produção musical e ressaltando o papel do Serviço Social da Indústria como participante ativo na formação cultural dos alunos.
“Mais do que revelar um talento, esse projeto incentiva o envolvimento discente em manifestações culturais e desenvolve o lado pessoal desses alunos através do contato com a música. É de extrema importância fomentar o interesse de um público tão novo nas áreas culturais. É assim que mantemos viva a arte”, comenta Débora Viana, Gerente Executiva de Cultura do Sesi-SP.
Desde o seu início, o evento vem superando expectativas tanto no número de inscritos, que no total foram 1.616, quanto na qualidade dos candidatos. Divididos em 2 categorias – categoria I (de 9 a 14 anos) e categoria II (de 15 a 18 anos) -, 249 alunos foram selecionados para participar da etapa regional, dividida em 20 polos. Dentre eles, 40 (1 de cada categoria por polo) disputam agora as semifinais da categoria II e da categoria I que ocorrem nos dias 26 e 27 de agosto, respectivamente. Já a grande final acontece no dia 28 de agosto, ambos na unidade do Sesi de São José dos Campos.
Além das apresentações dos jovens talentos, outros nomes já conhecidos marcam presença na programação do evento. Na sexta (26), às 19h, o cantor João Sabiá encerra o primeiro dia de semifinais. Além da apresentação, o cantor, que participou do programa Fama, é parte da banca de jurados da etapa, que conta também com os cantores Uyara Torrentes, conhecida pela música Oração, e Karen Stephanie, soprano de altíssimo nível .
Sábado (27) é o dia da Semifinal da categoria II às 15h. Durante essa etapa, os candidatos serão julgados pela produtora vocal Blacy Gulfier, pelo músico Davi Campolongo, bolsista mirim da Bachiana SESI-SP, e pelo cantor Tuia.
A Banda Supercombo é a responsável por agitar o público, às 20h, no palco externo do Teatro do Sesi de São José dos Campos. Momento este em que será anunciado os finalistas de ambas categorias.
A final acontece no domingo (28), às 17h, com o show de encerramento com o cantor Vitor Kley. O artista - conhecido pelos hits “O Sol”, “Morena” e “Adrenalizou” - canta seus sucessos, mas antes disso, ele participa de um bate-papo com os alunos participantes. O produtor musical João Marcello Bôscoli, a cantora Graça Cunha e o crítico musical Sérgio Martins formam o júri e escolherão o grande campeão, que vai levar para casa o troféu e um notebook. O segundo e o terceiro lugar serão premiados, respectivamente, com um tablet e um smartphone.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Talita Ariele Marciano de Araújo | (12) 98148-2093 ou E-mail: talita.ariele@sesisp.org.br
Formada em piano pelo conservatório de Piracicaba Maestro Ernest Mahle e graduada em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo. Cursou o Opera Studio da EMESP e, também, o Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo. Participou de inúmeras óperas entre elas a La Travaiata de G. Verdi e a Die Fledermaus de J. Strauss Jr., e festivais como o Festival música nas montanhas e do festival internacional Fiato al Brasile - Faenza, Itália, além de receber o prêmio cantora revelação no concurso Carlos Gomes.
Cantora e atriz, vocalista d’A Banda Mais Bonita da Cidade cantando com grandes nomes da música brasileira e com turnês por Portugal, França, Espanha, Venezuela, Colômbia, Argentina e Uruguai e premiada em 2012 como melhor atriz pelo filme “Nervo Craniano Zero” no festival Montevidéu Fantástico. Seu primeiro disco solo tem lançamento previsto para setembro de 2022.
Cantor e músico acompanhado da banda de samba-rock 5 apresenta um repertório autoral bastante conhecido dos amantes da Gafieira. Conhecido por seu som dançante e suingado. Finalista do programa Fama da Rede Globo, João também é ator e participou da minissérie “Hoje é dia de Maria”, da novela “Vidas Opostas” e da “Paraíso”.
Fonoaudióloga e especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, diretora idealizadora do Centro Cientifico da Voz (CCV), atua como produtora vocal em produções ao lado de grandes produtores de renome internacional e como cientista da voz, prepara produz e acompanha artistas, além de produtora e preparadora vocal de realitys shows como Esse artista sou (SBT), Canta comigo (Record), The four (Record), show dos famosos (Globo ENDEMOL shine) e recentemente no queen stars na última temporada apresentada por Pablo Vitar e Luiza Sonza.
Ator, cantor, compositor, pianista, multi-instrumentista e apresentador fez inúmeros trabalhos na TV. Começou a fazer aulas de piano para dar vida ao personagem João Carlos Martins no cinema, no filme “JOÃO O MAESTRO”.? Hoje o próprio Maestro acompanha seus estudos ao piano. Apresenta-se profissionalmente com a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI SP e Maestro João Carlos Martins e possui diversos projetos.
Cantor e compositor que despontou nos anos 90 com a banda Dotô Jéka, que tinha a proposta ousada e inovadora de misturar rock com música caipira. Tuia tem feito shows com os maiores nomes da geração clássica e da moderna música brasileira. Em 2022, prepara a gravação de um show exclusivo chamado “Tuia 25 anos” que será lançado como um disco ao vivo e também prepara o lançamento de seu novo álbum de inéditas.
Cantora, iniciou como solista no Musical “Noturno” de Oswaldo Montenegro, na Oficina dos Menestréis. Em sua trajetória, a cantora possui mais de dois mil e quinhentos trabalhos que foram ao ar, entre jingles e locuções para TV, rádio e cinema, assim como participações em CDs de artistas de renome. Integrou a banda do Programa “Altas Horas” e jurada do programa “Canta comigo”. Graça foi indicada ao Grammy Latino em duas categorias: Melhor CD de MPB e Artista Revelação, com seu primeiro CD Solo “De Virada”.
Produtor musical, músico e apresentador tem uma história que se confunde com a própria música brasileira. O filho do jornalista, diretor musical fundador da Bossa Nova, Ronaldo Bôscoli e da cantora Elis Regina. Trabalhou com mais de 350 artistas e muitos deles são grandes nomes da música brasileira, e lançou mais de 4.000 álbuns como produtor executivo.
Com passagens pela Bizz, Época, TRIP e outros veículos, e há mais de vinte anos responsável pela área musical da revista VEJA, é um dos únicos brasileiros a assinar uma matéria na revista TIME. Também foi colaborador de cadernos como Ilustrada - da Folha de S. Paulo, Caderno 2 - do Estado de São Paulo, Divirta-se - do Jornal da Tarde. É autor do perfil do Max de Castro, assinado a quatro mãos pelo jornalista Christopher John Farley. Sérgio é o mais completo crítico de música do país, um profundo conhecedor de diversos gêneros e curioso por natureza.
Etapa 1 – Online
Os participantes devem gravar um vídeo e fazer o upload do arquivo no OneDrive do aluno. O arquivo deve estar identificado como Fest Voz.
No vídeo, o estudante deve cantar uma música do repertório nacional. O participante pode cantar à capela ou usando o acompanhamento em playback. Se preferir, o aluno pode também tocar um instrumento musical como acompanhamento.
Os participantes precisam também preencher a ficha de inscrição no site com os seus dados pessoais, dados dos responsáveis, informações sobre a música escolhida e link para o arquivo do OneDrive.
Profissionais de Música do Sesi-SP irão analisar o material enviado e selecionar os estudantes para a etapa 2.
Etapa 2 – Regionais
Os estudantes selecionados irão participar de seletivas regionais de forma presencial em uma escola Sesi –SP.
Na semifinal, os participantes terão uma banda base para acompanhamento em sua apresentação que acontecerá no teatro do Sesi São José dos Campos.
5 finalistas de cada categoria serão classificados para a etapa final.
Etapa 4 – Final
A grande final acontecerá em um grande show aberto ao público, com banda base, no palco externo do Sesi São José dos Campos.
Os vencedores serão eleitos por jurados convidados.
Assista o tutorial abaixo e inscreva-se: