Instituições definiram três propostas para serem implementadas em até dois anos.
Por: Isabel Cleary, comunicação Sesi-SP
19/06/202412:26- atualizado às 16:24 em 18/07/2024
Em 30 de abril de 2024 o SESI-SP e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) anunciaram uma parceria estratégica de dois anos com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências, realizar pesquisas conjuntas, desenvolver projetos específicos, implementar ações e programas relativos à saúde e segurança do trabalhador da indústria. A parceria visa aprimorar as práticas e políticas voltadas para a saúde e segurança ocupacional, visando a redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
De acordo com Jeferson Sakai, gerente de Qualidade de Vida do SESI-SP, todas as ações desta parceria foram pensadas em prol do trabalhador e das empresas industriais. “Temos uma missão de aumentar nosso atendimento em SST às empresas, e principalmente as micros e pequenas. Só em São Paulo, atendemos atualmente 300 mil trabalhadores, e parcerias como estas nos ajudará alcançar outros mais”, disse Sakai.
Crédito: Karim Kahn
Além disso, Sakai ressalta que esta parceria será importante para a promoção de um ambiente de trabalho seguro, possibilitando uma contribuição na diminuição das taxas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o que beneficia não apenas as instituições envolvidas, mas toda a indústria brasileira como um todo.
Dados extraídos do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho revelam um cenário atual preocupante, com um aumento progressivo na quantidade de acidentes de trabalho no Brasil. Somente em 2022, foram registrados mais de 612 mil acidentes, sendo que o Estado de São Paulo liderou esse indicador em cerca de um terço das ocorrências. Houve também um aumento expressivo no número de mortes nos últimos três anos, com um aumento de 36% a nível nacional e 30% no Estado de São Paulo.
Segundo Wagner Freitas, presidente do Conselho Nacional do SESI, é essencial reabrir o diálogo quanto a melhoria nas condições de saúde dos trabalhadores e a produtividade da indústria nacional. “A saúde do trabalhador é um investimento, e não uma despesa, e esse lema deve ser difundido entre todos os responsáveis”, defende Freitas.
A colaboração entre SESI-SP e FUNDACENTRO reúne duas organizações referências em saúde e segurança do trabalhador. Complementando-se, SESI-SP contribui com seu profundo conhecimento em educação e formação industrial, especialmente em saúde e segurança do trabalhador da indústria. Já a FUNDACENTRO, oferece expertise em pesquisa e desenvolvimento de normas técnicas, sobretudo Normas de Higiene Ocupacional (NHOs), amplamente adotadas por profissionais da área e o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), previsto na legislação de SST.
Esta união possibilita a conjugação de eficientes práticas de pesquisa, educação e implementação para fortalecer a segurança dos trabalhadores e aprimorar o impacto das ações.
Para Pedro Siqueira, presidente da FUNDACENTRO, essa parceria é de extrema importância para o cenário de Segurança e Saúde atual. “Nós sabemos que este tema é construído com mobilização e construção de relações com atores do setor, e o SESI-SP é um ator que contribui diariamente para o aprimoramento em SST de diversas empresas da indústria. Por isso, é tão importante conectar o trabalho realizado pela FUNDACENTRO com o SESI-SP”, afirmou Siqueira.
Crédito: Karim Kahn