No trabalho presencial, é crucial que os funcionários retomem bons hábitos de postura e de bem-estar, segundo ergonomistas
Por: Isabel Cleary, comunicação Sesi-SP
19/06/202414:47- atualizado às 14:47 em 19/06/2024
Em um cenário pós-pandemia, empresas estão implementando modelos híbridos ou presenciais de trabalho. Esta mudança tem levado muitos profissionais de volta ao escritório após anos de trabalho remoto, período em que muitos adquiriram hábitos prejudiciais à postura ao trabalhar de lugares como cama e sofá. Portanto, é crucial que os trabalhadores retomem posturas corretas, hábitos saudáveis e o uso adequado de acessórios para garantir uma boa ergonomia no ambiente de trabalho.
De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, em 2022, as doenças musculoesqueléticas como lesões nos ombros e braços, dores nas costas, e as doenças psicológicas como ansiedade e síndrome de burnout, estão entre as principais causas de absenteísmo e incapacidade no trabalho, muitas vezes relacionadas a aspectos inadequados da atividade laboral e à falta de cuidados com a postura. Para auxiliar os trabalhadores nessa transição, o ergonomista Jefferson Ferreira, do SESI-SP, destacou algumas dicas fundamentais para ter uma boa ergonomia no escritório:
Segundo os especialistas, seguindo essas dicas é possível ter um ambiente de trabalho mais ergonômico, saudável e produtivo. No entanto, existem outros fatores que podem influenciar em riscos para a atividade e resultar em doenças ocupacionais, como iluminação inadequada e situação de estresse organizacional.
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