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Temas trabalhados no material didático do SESI-SP são destaques no ENEM 2023

Especialistas da instituição analisam as provas de Matemática e Ciências da Natureza

Especialistas da instituição analisam as provas de Matemática e Ciências da Natureza

 Por: Prof.ª Me. Brenda Vaz Pereira e Prof. Me. Vinícius Ferracini Bissoli
13/11/202316:43- atualizado às 17:36 em 30/11/2023

Os estudantes do SESI-SP que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no último domingo, 12/11, certamente não foram surpreendidos pelos conteúdos avaliados no exame. Alguns temas ricamente explorados pelo Movimento do Aprender material didático do SESI-SP – apareceram nas questões da prova de Ciências da Natureza, como fertilização in vitro, ondulatória e ciclo do nitrogênio. 

A prova de Ciências da Natureza estava bem equilibrada e apresentou itens específicos da Física, Química e Biologia, além de questões interdisciplinares, ou seja, itens que abordavam mais de um componente ao mesmo tempo. Foi o caso de uma questão envolvendo química e biologia ao tratar da fórmula molecular de um inseticida agrícola e a concentração dessa substância em diferentes fluidos corporais. Estiveram presentes também gráficos, figuras e esquemas, valorizando a interpretação e a correlação de informações, semelhante às propostas didáticas do Movimento do Aprender. 

Com relação à Química, as questões voltaram-se para a química orgânica (por exemplo, compostos tensoativos), reações químicas, cadeias carbônicas e estequiometria, contemplando também temas como eletronegatividade e a equação de Clapeyron (lei dos gases ideais). 

Em Física as questões estavam bem equilibradas, incluindo conteúdos de ondulatória, densidade, elétrica (pilhas e eletromagnetismo) e mecânica (velocidade média e força de atrito, por exemplo). A termodinâmica esteve bastante presente na prova, com itens envolvendo condutividade térmica, lei de Charles, calor sensível e calor latente. Porém, neste ano não tiveram questões sobre ótica, hidrostática e impulso. 

Em Biologia apareceram muitas questões envolvendo citologia (divisão celular, cadeia respiratória) e biologia molecular (vírus e vacinas, fertilização in vitro), além de genética, fisiologia humana (sistema reprodutor feminino e TPM) e parasitologia (leishmaniose). Diferentemente das edições anteriores, a ecologia apareceu timidamente neste ano, com uma questão sobre a diminuição do número de abelhas. A botânica esteve muito presente na prova, com itens acerca da evolução das plantas (tubo polínico e a conquista do ambiente terrestre), fisiologia vegetal (fotossíntese, hormônio etileno) e histologia vegetal (periderme e floema, biorremediação). 

Uma das questões de Ciências da Natureza tratou das características das ondas sonoras utilizando uma tirinha da Turma da Mônica, em que Cebolinha e Cascão brincam de telefone sem fio. Conforme discutido na questão, tal brincadeira na verdade pode se tornar um rico objeto de estudo, conforme preconizado pelo Referencial Curricular do SESI-SP (encaminhamentos didáticos) através da experimentação e do ensino por investigação. 

Diferentemente dos anos anteriores, a prova de Matemática trouxe um nível médio de dificuldade. Contou com questões bastante conteudistas e com temas que são sempre abordados pelos nossos professores. Em termos de conteúdo, todos apresentados são previstos no Ensino Médio e são abordados e trabalhados em nosso material didático. 

A prova de Matemática estava bem equilibrada em termos de cobrança de relações dos objetos de conhecimento. As questões estavam extensas e contextualizadas, como por exemplo, a quantidade de questões voltadas à interpretação de gráficos e análise de dados a partir da leitura crítica. 

A prova contou com questões que abordaram o tema agrotóxicos, assim como em ciências da natureza, além da interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento. As questões trataram da matemática tanto como área, como enquanto componente, pois é claro na observação e análise as conexões da área de matemática sempre priorizando a resolução e o processo de construção do raciocínio. 

Até o presente momento, não se teve notícias sobre questões anuladas ou canceladas da parte de matemática e foi considerada por professores e especialistas como uma prova bastante acessível e que possivelmente não tenha causado estranheza ou grandes dificuldades aos candidatos. 

A rede SESI-SP preza por um ensino de matemática com foco no processo e nas múltiplas formas de resolução, ou apresentação de possibilidades, para um mesmo problema. Com essa prova, foi possível observar que essas habilidades contribuíram, pois, as questões poderiam ser resolvidas de diversas maneiras. 

Em suma, a segunda etapa do ENEM 2023 proporcionou aos estudantes do SESI-SP uma avaliação abrangente de conhecimentos em Matemática e Ciências da Natureza. A presença de temas amplamente explorados pelo Movimento do Aprender reflete a consistência entre o material didático e os conteúdos abordados na prova. A interdisciplinaridade se destacou nas questões de modo geral evidenciando a valorização do SESI-SP por uma abordagem integrada do conhecimento.

 



Imagem divulgação

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