Atletas têm chances de medalhas em todas as modalidades olímpicas e paralímpicas
Por: Alex de Souza, comunicação Sesi-SP
20/10/202313:08- atualizado às 17:30 em 30/11/2023
Para 2023, a indústria terá representando o Brasil 45 atletas no geral (28 de modalidades olímpicas e 17 de paralímpicas). Se o número de atletas paralímpicos se manteve o mesmo (17) na comparação com 2019, o de atletas de modalidades olímpicas que estarão nas quadras, pistas, piscinas e tatames de Santiago aumentou de 14 para 28 competidores: crescimento de 93%.
E crescem também as chances de pódio. No vôlei, modalidade em que o Brasil já conquistou medalhas em 16 edições dos Jogos Pan-Americanos, a expectativa é grande. Afinal, são cinco ouros, sete pratas e quatro medalhas de bronze no masculino. No feminino, são quatro ouros, três pratas e dois bronzes.
Aos outros convocados da seleção brasileira, se juntarão os atletas Darlan Souza, Thiaguinho, Lukas Bergmann e Thiery Fellipe, pelo masculino, e Maiara Cristina Basso para a seleção feminina de vôlei.
Se o vôlei tem tradição, o que dizer do atletismo? Nessa modalidade, o Brasil já subiu ao lugar mais alto do pódio em 56 ocasiões, além de conquistar 51 pratas e 65 bronzes, num total de incríveis 172 medalhas. E nesta edição, serão cinco representantes: Felipe Bardi, o atual recordista brasileiro dos 100 metros rasos, Erik Cardoso (que deteve o recorde antes do companheiro), Lucas Villar e o representante da modalidade paralímpica Paulo Henrique Andrade dos Reis, além do técnico Darci Ferreira.
Além das duas modalidades, para fechar em três exemplos, o Sesi-SP também terá Matheus Gonche, Lorrane Ferreira, Julia Goes e Alexia Assunção na natação, a modalidade com maior número de medalhas nos Jogos: 204. Até o momento foram 62 ouros, 59 pratas e 83 bronzes. Mas as chances de medalha vêm de várias outras modalidades.
Para o supervisor de Esporte do Sesi-SP, André Avallone, as expectativas de conquista de medalhas são enormes, mas não apenas pela quantidade de atletas, que é a maior da história da instituição, e sim pelo trabalho de qualidade que se tem realizado ao longo dos últimos anos.
“Investimos bastante na Formação Esportiva, e agora veremos os bons resultados plantados no passado, com chances de medalha em todas as nossas modalidades nas quais participaremos”, contabilizou. "Em algumas delas, prossegue Avallone, existe também a chance de carimbar vagas para a participação nos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris, em 2024".
“Para essas modalidades, acreditamos e torcemos para nossos atletas alcançarem o resultado esperado. Para eles é uma realização pessoal importante, um sonho, mas o mais importante é que nossas crianças vejam e comemorem o sucesso dos seus ídolos”, avaliou, em referência ao princípio da Pedagogia do Exemplo.
Associado a todos os projetos da área de Esporte desenvolvidos pelo Sesi-SP, a Pedagogia do Exemplo é um instrumento de transformação pessoal e social por meio esporte. “Queremos ter maior participação dos nossos alunos do Sesi-SP nos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, de modo que eles venham a conhecer mais as modalidades, as histórias e fomentar a cultura esportiva em suas vidas”, concluiu o supervisor.
Atletismo > Felipe Bardi, Erik Cardoso, Lucas Villar
Basquete 3x3 > Vitoria Marcelino
Basquete 5x5 > Aline Moura, Debora Costa, Gabriella Soares "Sosso", Emanuely de Oliveira, Lucas Dias, Wesley de Castro Ferreira, Marcio Henrique Dos Santos
Judô > Michel Augusto
Karatê > Brenda Padilha Pereira
Natação > Matheus Gonche, Lorrane Ferreira, Julia Goes, Alexia Assunção
Polo Aquático > Gabriel Sojo da Silva, Gustavo de Mendonça Jeanetti Coutinho, Eduarda Oliveira Estevão
Triathlon > Manoel Messias, Luisa Baptista
Vôlei > Maiara Cristina Basso, Darlan Souza, Thiaguinho, Lukas Bergmann, Thiery Fellipe
Wrestling > Thalia Oliveira de Freitas
Atletismo > Darci Ferreira – Técnico do Masculino
Basquete 5x5 > João Camargo – Técnico do Feminino
Basquete 5x5 > Helio Rubens Garcia Filho – Técnico do Masculino
Basquete 5x5 > Manoella Fiochi – Comissão Técnica do Feminino
Polo Aquático > Thiago Batista do Nascimento – Técnico do Masculino
Atletismo Paralímpico > Paulo Henrique Andrade dos Reis
Badminton > Mikaela da Costa Almeida, Yuki Roberto Rodrigues
Bocha > Evelyn Vieira de Oliveira, Josiane Batista da Silva
Goalball > Ana Gabriely Brito Assunção, Danielle Vilas Longhini, Jessica Gomes Vitorino, Moniza Aparecida de Lima, Andre Claudio Botelho, Josemarcio da Silva Sousa
Tênis de Mesa > Catia Cristina da Silva Oliveira, Daniela Rauen, Joyce Fernanda de Oliveira Quinzone, Claudio Massad de Moura, Paulo Henrique Salmin Filho, Thiago Simões Gomes
Badminton > Mayara Bacarin Bressanin - Técnica Feminino
Bocha > Roberto Rodrigues Ferreira – Comissão Técnica Masculino