Equipe da capital paulista ficou com o título após vencer o Pinheiros na final do torneio
Por: Amanda Demétrio, Sesi-SP
20/04/202211:07- atualizado às 11:34 em 11/09/2023
Mais uma vez o polo aquático masculino do Sesi-SP alcançou o lugar mais alto do pódio e ficou com o título de campeão da Liga Nacional, competição organizada pela PAB – Polo Aquático Brasil. Vencendo o rival Esporte Clube Pinheiros por 10 a 8, no último domingo (17/4), a equipe da capital paulista sagrou-se tetracampeã do torneio nacional.
Investindo na formação de base desde o início do projeto, o Sesi-SP foi para competição sem nenhum jogador extraclasse ou estrangeiros para as disputas finais e do campeonato como um todo, exceto Rudá Franco, que voltou neste mês ao Brasil após temporada na Europa. Com Thiago Batista no comando, os paulistas repetiram o feito de 2017 e se sagraram campeões. Garantindo ainda a premiação do goleiro menos vazado com Matheus Junqueira e o melhor do campeonato e também artilheiro, com Gustavo Coutinho.
“É um trabalho a longo prazo do Sesi-SP, temos um grupo com três mais experientes, como Rudá, Gustavo e Braga, mas o restante está conosco desde as categorias de base, alguns deles chegaram com 12 anos. Investimos forte nos mais jovens e tivemos um bom resultado no final”, contou Thiago Batista, treinador do Sesi-SP.
Um dos experientes na piscina foi Rudá Franco, representante do polo aquático brasileiro na Rio 2016. Recém-chegado da Espanha, o capitão do Sesi-SP entrou na equipe e logo se entrosou com os jovens da Vila Leopoldina ao lado do artilheiro da Liga Nacional, Gustavo Coutinho.
“Foi muito legal ter voltado e jogado as duas últimas partidas. Atuei em uma posição diferente, na 1 e 2, mais concentrado em armar e passar a bola. Fico feliz pela evolução dos meninos nesse período, que treinaram muito durante a temporada”, disse Rudá Franco.
As partidas finais foram realizadas em três dias no Rio de Janeiro (SP), desde a fase quartas de final até as decisões da medalha de ouro. A competição teve ao todo 1386 gols em 77 partidas desde a fase de classificação. A Liga Nacional de Polo Aquático teve 11 equipes nas duas categorias e 212 atletas. Os jogos foram realizados em sete piscinas, com as finais na Gávea, na sede do C.R. Flamengo.
SESI-SP na Liga Nacional
2013 (vice-campeão)
2014 (campeão)
2015 (vice-campeão)
2016 (campeão)
2017 (campeão)
2018 (vice-campeão)
2019 (vice-campeão)
2020 (vice-campeão)
2021/2022 (campeão)