Número de equipes e escolas paulistas, que participam desta modalidade, apresentou aumento de 100% para a temporada 24/25
Por: Rebeca Lazarini, comunicação Sesi-SP
28/08/202417:55- atualizado às 17:04 em 06/09/2024
Realizado desde 2019, o programa F1 in Schools desafia estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas SESI de todo o Brasil a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura.
Não é só a velocidade que conta na proposta da modalidade: é necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1.
As escuderias do SESI-SP ganharam destaque no último ano, além da conquista de prêmios nacionais, o número de equipes teve um salto, de 6 para 12 equipes.
Fotos: Karim kahn/Sesi-SP
Para a abertura da temporada de 2024/2025, a escola SESI de Valinhos-SP reuniu as equipes de unidades escolares de todo o estado na última quarta-feira, dia 21 de agosto, com o intuito de promover o engajamento em projetos STEAM e o desenvolvimento de soft skills.
O evento teve como objetivo apresentar e permitir experimentação nas diferentes áreas da competição, como design, marketing e empreendedorismo. A programação contou com palestras sobre empreendedorismo, participação de Waldemar Battaglia, o piloto Lucas Freitas e o palestrante internacional Momodou Ceesay, ex-esportista e entusiasta da Fórmula 1.
Waldemar Battaglia, coordenador da F1 Schools, observa que esse salto para as equipes é motivo de muita comemoração; “O SESI-SP está de parabéns por incentivar, investir e estimular o engajamento dos alunos. Tivemos um evento enriquecedor e com a atenção total de todos”, pontua.
A palestra internacional foi um diferencial e ainda uma oportunidade de prática de inglês para os alunos que buscam competir no exterior.
Para Giovanna Caron, veterana da equipe de Scuderia Nitroneedles (SESI São Caetano do Sul), vencedora da última temporada, as expectativas não poderiam ser melhores, “A nossa energia não poderia estar melhor. Estamos focados para dar o nosso máximo e garantir a vaga no Nacional”.
Caio de Godoy Camargo, Supervisor Técnico Educacional do SESI-SP, afirma que as expectativas para esta temporada estão muito altas, “A partir do contato que tivemos com os estudantes da F1 Schools, percebemos que essa competição é compatível com o projeto de vida que temos para nossos estudantes, e em Brasília percebemos que esses estudantes tiveram um alto desenvolvimento nas habilidades relacionadas ao empreendedorismo, ao trabalho em equipe, entre diversas outras”, comemora.
Sobre o aumento do número das escuderias, Caio pontua que houve um entendimento que era estratégico ampliar esse número de equipes em 100%, para desenvolver ainda mais as habilidades para um número maior de estudantes, “Foram escolhidas unidades escolares com esse potencial, para que mais estudantes tivessem oportunidades”.
E finaliza, “Nossas expectativas são extremamente altas, não necessariamente com foco de ganhar prêmios, mas para representar o SESI-SP e levar todo esse aprendizado para toda a vida”.
Fotos: Karim kahn/Sesi-SP
A seleção das equipes para a etapa Nacional acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro no SESI 355 Jundiaí, juntamente com o Torneio FLL Regional SP, com as unidades escolares participantes:
o Chameleon Race (EF2)
o Discovery New Ways (EM)
o Flame Boosters (EF2)
o Vortex (EM)
o VETTPACE (EF2)
o KHAOS (EM)
o Hale Falcons (EF2)
o GENUS RACING (EM)
o Scuderia PowerShot (EF2)
o Scuderia Nitroneedles (EM)
o POWER UP Jr. (EF2)
o POWER UP (EM)