Serão doados mais de 274 mil livros para as bibliotecas das escolas públicas, das prefeituras que fazem parte do Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia, incluindo as atendidas pelo Sistema Sesi de Ensino.
Por: Arlete Vasconcelos, Comunicação Sesi-SP
28/11/202215:52- atualizado às 15:57 em 28/11/2022
Em complemento às iniciativas de apoio às escolas públicas de São Paulo, a Sesi-SP Editora iniciará ação de incentivo à leitura, em mais de 300 municípios de São Paulo. Para a ampliação do acervo das bibliotecas, serão doados mais de 274 mil livros paradidáticos para as prefeituras atendidas pelo Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia, como também as que fazem parte do Sistema Sesi de Ensino, que juntas somam 590 mil alunos, da educação infantil ao ensino fundamental II.
Os programas que compõe o Sesi e Senai para Todos reforçam a finalidade social das entidades. Ao estender à toda rede do Estado de São Paulo, assume o compromisso de colaborar com a melhoria do nível educacional afetado pela pandemia nos últimos anos.
Segundo o gerente da Sesi-SP Editora, Alexandre de Faria Oliveira, a doação irá favorecer o enriquecimento das bibliotecas escolares com obras de conteúdo de relevância social, cultural e educacional.
Em estudo realizado no ano de 2019, denominado “Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares”, em parceria entre o Instituto Pró-livro (IPL), Insper e a empresa OPE Sociais, conforme amplamente divulgado pela imprensa, foi avaliado o impacto das bibliotecas escolares nos índices de desenvolvimento educacional, que aponta também a interferência do acervo como um indicador importante.
“A doação das nossas publicações está alinhada ao objetivo macro e urgente de aumentar os índices de desenvolvimento educacional e propiciar meios de redução de um dos índices de maior preocupação do sistema educacional brasileiro, o analfabetismo funcional”, conclui Oliveira.
O início da distribuição está previsto para a segunda quinzena de novembro de 2022, por meio de Termo de Doação. São 612 títulos diferentes, escolhidos a partir de curadoria técnica educacional, levando em consideração a faixa etária dos alunos das escolas públicas. O total de obras doadas será condizente com a quantidade de alunos em cada município.
As bibliotecas da própria rede escolar do Sesi-SP e das Estações Sesi de Cultura serão contempladas, possibilitando o acesso a obras relevantes para o desenvolvimento dos alunos.