O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

SESI-SP é dez vezes campeão mundial de robótica

Alunos da escola Sesi de Osvaldo Cruz foram os responsáveis pelo décimo título mundial do Sesi-SP no torneio FIRST LEGO League

Alunos da escola Sesi de Osvaldo Cruz foram os responsáveis pelo décimo título mundial do Sesi-SP no torneio FIRST LEGO League

03/07/202317:49- atualizado às 15:12 em 27/07/2023

Ao participarem de mais uma competição de robótica educacional pelo mundo, alunos do Sesi-SP conquistaram um marco histórico: o décimo título internacional para a instituição, que investe no ensino da ciência que estuda as tecnologias associadas a concepção e construção de robôs desde 2009. O prêmio foi alcançado pelos estudantes da escola de Osvaldo Cruz, durante o Aberto da Ásia-Pacífico, entre os dias 29 de junho e 2 de julho, em Sydney, na Austrália.


Estudantes de Osvaldo Cruz, que formam a equipe Sesi Eagles 

 

No evento que contou com dois diferentes torneios, os alunos do Sesi-SP participaram do FIRST LEGO League Challenge, o qual concorrem há mais de dez anos. Nesta modalidade, são desafiados a buscar soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna, e também a executar missões com um robô construído por eles com o auxílio de peças de blocos de montar. 

Além da primeira colocação na classificação geral do torneio, os estudantes de Osvaldo Cruz, que formam a equipe Sesi Eagles, também levaram o 1º lugar pelo desempenho do robô, ao atingir 410 pontos, o máximo possível na mesa de missões. “Foi uma surpresa muito grande e muito gratificante para mim e para todos os alunos”, explica Vinícius Rossini, orientador de educação digital da escola e técnico da equipe. “Essa premiação avalia todas as equipes em critérios como atuação do técnico, trabalho em equipe, construção e desempenho do robô e projeto de pesquisa e inovação. Por esse motivo, podemos dizer que trouxemos dois troféus de muito peso para casa”, diz Rossini. 

 

Estudantes de Jundiaí se destacam pela atuação em Engenharia 

A equipe Heroes, dos alunos da escola Sesi de Jundiaí, também participou do torneio que reuniu estudantes de 12 a 16 anos, de 27 países, que formaram 48 equipes de robótica. Eles foram reconhecidos com o 1º lugar no prêmio “Excelência em Engenharia”.


Alunos de Jundiaí, do time Heroes