Entre espetáculos, musicais, exposições e literatura para adultos e crianças, em novembro, o destaque é a apresentação de dança “Depois do Silêncio”, com artistas PCD da Cultura Plural. As reservas podem ser feitas pelo Meu Sesi.
Por: Amanda Campos | Comunicação Regional SESI
09/11/202310:41- atualizado às 17:26 em 30/11/2023
O Teatro do SESI Sorocaba, está de cara nova. Para uma experiência ainda melhor do público, o teatro com capacidade para 264 lugares (sendo incluso espaço para cadeirantes e obesos), ganhou mais espaço para o foyer, adequações voltadas à acessibilidade e qualidade técnica, com todo charme de um espaço retrô.
A reforma incluiu uma nova e moderna fachada, palco, camarins, instalação de plataformas de acessibilidade e execução de banheiro PNE, troca dos equipamentos de luz, som, maquinária, revisão do sistema de climatização, hidráulica, novas passarelas para a circulação. O investimento foi de R$ 5.726.127,17.
A gerente de Cultura do Sesi-SP, Debora Viana, explicou que o Teatro do Sesi Sorocaba surgiu, assim como o Teatro do Sesi da Paulista, dentro do conceito de teatro popular e é também um dos mais antigos da instituição, inaugurado em 1980. O equipamento foi fechado para a reforma durante a pandemia e, desde então, passou por um processo de modernização.
“O Teatro do Sesi Sorocaba tem um estilo próprio, possui um formato que remete aos teatros antigos. Durante a intervenção, recuperamos as poltronas, que são da época da inauguração, e mantivemos um aspecto retrô no ambiente. Melhoramos todo o funcionamento do espaço”, explica.
Segundo Viana, Sorocaba é uma cidade que respira cultura. “Os moradores da região têm um carinho grande pelo Sesi e pelo Teatro. É com muita satisfação que o Sesi reabre esse espaço que vai voltar a fomentar arte e cultura de maneira plena, gratuita e seguirá formando novos públicos”, ressaltou.
O diretor regional, Julio Cesar de Souza Martins, acrescenta: “É com grande alegria e satisfação que vamos reinaugurar o Teatro do SESI Sorocaba um local em que o acesso à cultura é democrático, onde iremos incentivar as manifestações artísticas como meio de promoção social e educacional."
Artes Cênicas
O espetáculo de dança “Depois do Silêncio”, com artistas PCD da Cultura Plural, ficará em cartaz entre os dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de novembro. O espetáculo, baseado em fatos da vida da menina Helen Keller, que perde a sua visão e audição com poucos anos de idade, conta com uma atriz surda em cena que traz um contexto atual e autobiográfico.
Já para o público infantil, o musical “Balada de Hamlet” da Cia Som em Prosa, se apresenta no dia 18/11, com uma releitura do clássico de William Shakespeare. No dia 23/11 é a vez do espetáculo circense, "Yoyo e Priprioca e O Baú Encantado."
As apresentações do NAC- Núcleo de Artes Cênicas do SESI também acontecem durante os dias 18/11, 25 e 26/11
Artes Visuais
O SESI Sorocaba terá de novembro a março, no foyer do Teatro, a ocupação artística “Sinfonia”, com caráter interativo e convida o espectador a ultrapassar a barreira da contemplação passiva e se relacionar diretamente com a obra através da exploração dos cantos dos pássaros.
Literatura
Para os apaixonados por literatura, a programação traz no dia 03/12 a narração “O Menino João, O Encantador de Palavras”, repleto de poesia, onde o público acompanhará a trajetória de João Guimarães Rosa, um dos mais importantes escritores da literatura nacional.
Música
A abertura em 8/11 contou com o show de Lenine. O espaço ainda contará com Intervenções Musicais e shows que visam incentivar e difundir a produção artística regional.
Considerado como um dos mais importantes pontos de cultura da cidade de Sorocaba, o Teatro SESI – patrono Armando Pannunzio - foi inaugurado em 1980 e teve como exibição a peça “Senhora” de José de Alencar. Ele também foi uma das primeiras unidades do SESI-SP a instituir o NAC (Núcleo de Artes Cênicas), em 1987.
O NAC nasceu em 1987, na Divisão de Promoção Social (depois Divisão de Difusão Cultural), responsável na época pelo Teatro Popular do SESI (TPS), coordenado pelo pensador, diretor e crítico teatral Osmar Rodrigues Cruz e seu assessor, o diretor e professor de teatro Francisco Medeiros, até o início de 1990. A ideia inicial era que o programa atendesse crianças e adolescentes, filhos dos trabalhadores industriários, que não dispunham de atividade adequada para preencher o tempo ocioso, antes ou depois da escola.
Além disso, o palco Sorocabano do SESI já recebeu diversos espetáculos e festivais de âmbito nacional, como curtas de dança e teatro, além de festivais estudantis.
Armando Pannunzio, personalidade política reconhecida em Sorocaba, foi prefeito da cidade, foi organizador da Delegacia Regional do SESI, instituição de que seria delegado até a aposentadoria, presidente do Rotary Club Sorocaba e da Associação Rural de Sorocaba, além de professor e diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba.
Rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência - Sorocaba-SP