Com resultados equipe figura em 2º lugar no Ranking Nacional de Clubes de Natação
Por: Amanda Demétrio, Sesi-SP
13/07/202315:32- atualizado às 15:27 em 28/08/2023
As piscinas do Brasil ficaram pequenas para as equipes de natação do Sesi-SP. Nas principais competições da modalidade no 1º semestre, o time da indústria, pela primeira vez na sua história, conquistou o título de campeão estadual em todas as categorias de base: petiz, infantil e juvenil, e no cenário nacional, garantiu o primeiro lugar no pódio nas categorias infantil e juvenil. Com os resultados, atualmente o Sesi-SP aparece em 2º lugar no Ranking Nacional de Clubes de Natação de 2023 com 165 pontos, atrás apenas do Flamengo (175).
Criada em 2009, a equipe de natação do Sesi-SP iniciou com atletas de base na unidade da Vila Leopoldina. Nos anos seguintes o projeto expandiu para outras unidades do estado, chegou ao alto rendimento esportivo e de lá pra cá, a instituição conquistou títulos expressivos no cenário nacional e internacional, resultado de um trabalho de qualidade e excelência.
“Somos uma equipe teoricamente nova na natação brasileira e mesmo assim já construímos um trabalho de resiliência dos atletas e treinadores, com todos trabalhando em busca da excelência. Temos um quadro de treinadores bem qualificados, tutores por categorias, rotina de reuniões e encontros para que todos se alinhem aos mesmos critérios para o desenvolvimento da modalidade. Claro que cada um atuando dentro das especificações da sua categoria”, comentou Fernando Vanzella, responsável técnico da natação do Sesi-SP.
Neste ano, de abril até a primeira semana de julho, foram convocados 160 atletas de 13 unidades do Sesi-SP para se juntarem ao time absoluto e representar a instituição em 10 campeonatos, entre Paulistas e Brasileiros. Ao todo, o grupo chegou na marca de 250 medalhas individuais, sendo 87 de ouro, 100 de prata e 63 de bronze. Já nos revezamentos foram 67 medalhas ao todo, 42 de ouro, 10 de prata e 15 de bronze. Entre os títulos estão: Pentacampeão Paulista Petiz de Inverno, Tricampeão Infantil e Tetracampeão Juvenil, no nacional, veio a conquista do bicampeonato Brasileiro Infantil de Inverno.
“Esse time tem tomado cada vez mais corpo e vem fortalecendo seus resultados. Tivemos um aprimoramento técnico importante nos últimos anos, hoje temos performance e índices técnicos evidenciados nas competições e tudo isso faz parte de um trabalho completo que conseguimos desenvolver hoje na natação do Sesi-SP. O trabalho da equipe multidisciplinar alinhado com a detecção de talentos, em que monitoramos as jovens promessas desde a Liga Sesi-SP faz com que possamos chegar aos resultados que temos hoje”, explicou Vanzella.
No calendário internacional, a nadadora Julia Góes será a representante do Sesi-SP nas provas de 50 e 100m costas e revezamento 4x100m medley feminino no Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, no Japão, que acontece entre os dias 14 e 30 de julho. Nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China, no início de agosto, Vinicius Assunção (200m livre, 4x100m e 4x200m livre), Matheus Gonche (100m e 200m borboleta e 4x100m medley) e Pedro Spajari (50m e 100m livre, e 4x100m livre e medley) serão o trio da indústria na seleção brasileira.
Em setembro, de 4 a 9, é a vez da Thaiana Amaral disputar o Mundial Junior de Natanya, em Israel nos 100m, 200m e 400m livre e revezamentos. E pra fechar, em outubro, acontece os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, com a participação da Julia Goes (100m costas e 4x100m medley), Alexis Assunção (200m costas), Lorrane Cristina (50m livre) e Matheus Gonche (200m borboleta).
“Com todo esse trabalho, estimamos que daqui 2 ou 3 anos tenhamos uma equipe júnior forte e competitiva, compondo ainda mais o grupo sênior. Acredito que para o próximo ciclo olímpico, 2028, vamos ter nomes dos nossos atletas, formados aqui, despontando na seleção brasileira”, finalizou Fernando Vanzella.