Stardust, representante do Centro Educacional 005, conquista título da CoderZ League
Por: Leonardo Moniz, comunicação Sesi-SP
11/01/202417:11- atualizado às 10:28 em 05/03/2024
A equipe Stardust, do Centro Educacional 005 - Sesi Limeira, conquistou nesta quinta-feira, 11/01, o título de campeã mundial da CoderZ League. O evento é uma competição virtual de robótica, que em 2024 foi transmitida direto de Israel, reunindo alunos de diferentes níveis em mais de 100 países espalhados pelo mundo. O torneio integra a metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), codificação e robótica.
O grupo que se sagrou campeão mundial foi formado por seis estudantes: Enzo Magossi Piccin, Gabriel Henrique Palma da Silva, Matheus Oricolli da Silva, Miguel Mirelis Gomes e Otávio Correia, todos do oitavo ano do ensino fundamental, além de Thifanny Gabrielly dos Santos, que é aluna do sétimo ano.
“Esta conquista não apenas reconhece a dedicação e talento dos nossos alunos, mas também destaca o comprometimento da nossa equipe pedagógica em promover o aprendizado inovador e preparar os estudantes para os desafios do século 21. Estamos emocionados por ver nosso esforço coletivo e paixão pela educação sendo reconhecidos em escala global”, destacou Marisa Faustino, coordenadora pedagógica do ensino fundamental 2 e do ensino médio no CE 005.
A CoderZ League é baseada em nuvem, pode ser acessada de qualquer computador e usa uma simulação de robôs 3D virtuais que executam tarefas e missões complexas. Segundo o técnico da equipe Stardust, Thiego Garrito, a competição teve como foco a programação por blocos, na qual os estudantes prepararam os robôs para resolver os desafios e competir também contra a inteligência artificial da plataforma. Para chegar ao Mundial, o time de Limeira já havia vencido a fase nacional do torneio.
“Foi uma satisfação indescritível participar desse torneio. Estar em um evento internacional representando o Brasil foi uma grande responsabilidade por si só. Carregar o país e levar ao pódio é, além de incrível, uma grande oportunidade de mostrar que com muito esforço conseguimos representar bem o nosso país. Toda etapa foi uma chance de aprimorar a programação da equipe e aprender mais os conceitos de programação”, completou Garrito.
Alunos do Sesi Lorena, participantes do time Technokaos, também foram premiados nesta competição em duas categorias: foram certificados como “Equipe Mais Valiosa” (Most Valuable Team) pela maior contribuição ao final das preliminares da competição; além do título “Competidor Mais Valioso” (Most Valuable Player) conquistado pela aluna Lais Maya Santos, por sua contribuição também nas fases preliminares do torneio.
Alunos de escolas públicas podem cursar programação e robótica gratuitamente no SESI-SP