A programação, que volta a ser presencial, reúne exibição de filmes, debates temáticos e rodas de conversa com especialistas
Por: Julia Polo, Comunicação Sesi-SP
16/11/202215:38- atualizado às 16:11 em 08/11/2023
Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o Sesi-SP participa, pela primeira vez, da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, que chega a sua 18ª edição em 2022. Durante o encontro, idealizado com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforce o respeito à diversidade e à inclusão, são realizadas diversas atividades que celebram principalmente o cinema negro. A programação de filmes contempla longas e curtas-metragens que serão exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, paineis, mesas-redondas e homenagens.
Como ocorreu em outros anos, o projeto contempla também um livro com artigos de professores que abordam a temática e conta com participação da Faculdade SESI-SP de Educação. E ainda, na semana da consciência negra, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o Centro Cultural Fiesp recebe uma programação especial de atividades com palestras, debates, apresentações artísticas e homenagens.
Para Débora Viana, Gerente de Cultura do Sesi-SP, a MICINE segue o propósito da entidade que defende a educação e a cultura como formas de inclusão. “É de extrema significância estarmos abrindo espaço para a Mostra. O Sesi-SP defende a formação de cidadãos críticos e conscientes através da propagação da arte, por isso estamos tão felizes e gratos em receber este encontro.”
O Sesi-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla e onde a cultura é parte importante nesse processo. Desta forma, todas as ações e projetos desenvolvidos pela instituição visam à formação de novos públicos em artes, difusão e acesso à cultura de forma gratuita, além da promoção da economia criativa nacional.
Com o tema “O conhecimento para o cultivo da flor da paz de todas as cores, o ibero-ásio-afro-ameríndio no esforço da superação da contradição sociorracial que se configura na convenção do sol”, a MICINE também acontece no Cine Petra Belas Artes, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na Universidade de São Paulo - USP.
Confira a programação de filmes, palestras, mesas-redondas, paineis, rodas de conversa e homenagens que ocorrerão no Centro Cultural Fiesp:
17/11, quinta
LOCAIS DE EXIBIÇÃO
APOIOS E PARCERIAS
A 18ª MICINE, um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, tem como correalizador o SESI-SP (serviço Social da Indústria) e acontece em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN, Superintendência de Inclusão; Políticas Afirmativas e Diversidade – SIPAD da Universidade Federal do Paraná /UFPR; CELACC da Faculdade de Comunicação e Arte ECA/USP, do Lab_Arte da Faculdade de Educação da FEUSP, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará – UFPA, do Instituto Federal de Manaus – IFAM e do Faculdade de Educação do Instituto politécnico de Lisboa – Portugal.
Apoio do Belas Artes, Museu da Imagem e do Som – MIS/SP, Canal Futura – Fundação Roberto Marinho, Globo Filmes, Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França e Maristela Filmes.
SOBRE O CURADOR, Prof. Dr. CELSO LUIZ PRUDENTE
Livre-docente em Cultura pela FE-USP. Doutor em Cultura pela FE-USP, Pós-Doutor em Linguística pelo IEL-UNICAMP, Curador - 18ª Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE 2022. Professor Associado da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano de Comunicação e Cultura - CELACC da ECA USP. Apresentador e Diretor do Programa Radiofônico: QUILOMBO ACADEMIA, da Rádio USP, FM 93,7 de São Paulo.
ACONTECEU
14h | TRIBUNA NEGRA - Conquistas e Perspectivas para Afrodiasporidade Brasileira.
Mediador: Celso Luiz Prudente (UFMT). Com Egídia Souto (Sorbonne), Rogério Almeida (FEUSP), João Clemente (MACKENZIE), Flávio de Oliveira (UNICAMP), Benedito Dielcio Moreira (UFMT) e Rosenilton Oliveira (FEUSP), Ronald Acioli (ANVIVA).
15h | CAFÉ COM CONVERSA: Cinema Negro, Etnomúsica, Teatro Negro: Africanidade e os Problemas das Linguagens.
Mediador: Elder Baungartner (SESI). Com Paulo Moraes-Alexandre (FE/IPL Lisboa), Carlos Eduardo Paiva (UFMT), Noel de Carvalho (UNICAMP), Maria Aparecida Costa Oliveira (IFRO/Rondônia),Paulo Reis (UFRR Roraima) e Silvio Romoaldo Júnior (Diretor de Esportes Aquáticos Corinthians), Alexandre Siles Vargas (UNEB).
Performance do ator e poeta Vinícius Brasilino – UFMT
17h | MESA REDONDA: Experiência Civilizatória do Afrodescendente e o Problema Monocultural na Educação.
Mediador: Celso Luiz Prudente (UFMT). Com Dennis Oliveira (ECAUSP), Rafael Pinto (sociólogo - MNU Movimento Negro Unificado), Cláudia Maria Ribeiro (UFLA),Luiz Carlos Ferreira(IFAM/Manaus) e Roberto Silva (FEUSP).
18h | A AFRODENCENDÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA CULTURA PARA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA.
Mediador: Rogério Almeida (FEUSP). Com Afrânio Mendes Catani(FEUSP), Eunice Aparecida Prudente (FDUSP),Júlio Taimira Chibemo (UNIAC/Moçambique), Kabengele Munanga(FFCHUSP), Luiz Felipe de Alencastro (Sorbonne/FGV) e José Vicente (UNIPALMARES).
14h | RODA DE CONVERSA - A Dimensão Pedagógica do Cinema Negro na Construção do Discurso Cinematográfico.
Mediador: Eduardo Augusto Carreiro (SESI).ComAdérito Marcos Fernandes (USJ/MACAU/CHINA), Ana Cláudia Melo (UFPA), Fábio dos Santos Andrade (UNIR/Rondônia), Marcos José Zablonsky(PUC/PR) e Cleber Santos Vieira (UNIFESP).
15h | PAINEL DE REFLEXÃO - Africanidade e Emergência Epistemológica: As Artes Ensinando a Liberdade.
Mediador: Celso Luiz Prudente (UFMT). ComRicardo Alexino(ECAUSP), Marcos Moreira (UNB),Luiz Paulo Lima (fotógrafo/cineasta) e Sérgio Pereira dos Santos (UFMT).
Performance do ator e poeta Vinícius Brasilino – UFMT
17h | QUADRO NEGRO - A Mulher e a Educação das Relações Étnico-raciais.
Mediadora: Cláudia Maria Ribeiro (UFLA Minas Gerais). Com Ana Saldanha (Macau/China), Eliana Barbosa (UNILAB Ceará), Maria Francisca Morais de Lima (IFAM Manaus), Edna Maria José Massingue (Beira Moçambique).
18h | CONVERSA COM REITORES - DÉCADA DOS AFRODESCENDENTES DA ONU E A UNIVERSIDADE
Mediação: Prof. Dr. José Vicente (Faculdade Zumbi dos Palmares), Prof. Dr. Jaime Cavalcanti (Instituto Federal de Manaus), Prof. Dr. Roberlaine Ribeiro (Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA).
15h | Cerimônia Solene da 18ª MICINE
Oficialização da abertura da 18ª MICINE pelo curador Prof. Dr. Celso Luiz Prudente e entrega:
Destaque do Ano - Ofô de Xangô
Título Doutor Honoris Causa
Grandes Homenageados
Honra ao Mérito
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Guinga e Ilessi, Anderson Brasil e os Meninos do Morumbi com o maestro Flávio Pimenta.