As instituições serão representadas por 24 equipes na 5ª edição do Festival SESI de Robótica, que receberá mais de 2 mil estudantes de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas em Brasília
Por: Karina Costa, Sesi São Paulo
14/03/202310:55- atualizado às 15:37 em 20/03/2023
Entre os dias 15 a 18 de março, alunos do Sesi-SP e Senai-SP participarão do Festival SESI de Robótica, em Brasília. Serão 24 times representando as instituições no evento que mostra o impacto da metodologia de ensino STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática) na formação pessoal e acadêmica dos jovens.
No festival, que conta com quatro diferentes torneios de robótica, estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país são desafiados a programar e construir robôs, além de desenvolver projetos sociais e de inovação para apresentar e competir com as suas criações.?
Entre os torneios com representantes das escolas Sesi-SP está o FIRST Lego League, popularmente chamado de FLL. Nele, estudantes de 9 a 16 anos apresentam soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.
A temporada deste ano, batizada de “Super Powered”, é focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia. Os alunos da escola Sesi de Barra Bonita (SP), por exemplo, criaram um mecanismo capaz de reduzir em até 30% a conta de luz. Como parte do torneio, eles devem também construir e programar robôs com blocos de montar (LEGO®) para cumprir missões determinadas pelo campeonato.
No histórico de participações no torneio, o Sesi-SP venceu nove temporadas nacionais da FIRST Lego League, e chegou sete vezes ao topo do pódio em etapas internacionais.
Na FIRST Robotics Competition (FRC), cada temporada é temática (como na FLL), e a de 2023 foi batizada de “Charged Up”. Nela, os estudantes devem usar o poder da engenharia para garantir acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.
Para tanto, estudantes do Ensino Médio são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial (de até 54 kg e 1,5 metro de altura) para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. Ao mesmo tempo, os competidores criam uma identidade de equipe, arrecadam fundos, aprimoram as habilidades de trabalho em equipe e promovem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) dentro da comunidade local.
O torneio faz sua estreia no Brasil em 2023, mas os alunos de Sesi-SP e Senai-SP competem desde 2019 em edições realizadas pelo mundo, e somam mais de 30 prêmios em cinco temporadas de participação.
Seis equipes formadas por alunos das escolas da rede Sesi-SP em São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Valinhos vão participar do torneio F1 in Schools. No projeto educacional da Fórmula 1 são reproduzidos desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.
Para tanto, os alunos constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, e também precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios, estratégias em mídias sociais, além de desenvolverem um projeto social.
Na última edição do campeonato, em 2022, a estudante Maria Luiza Quijada, que integrou a equipe PowerShot, do Sesi Valinhos, foi recordista no tempo de reação (disparador do carrinho), realizado em 65 milésimos de segundo.
A 5ª edição do Festival SESI de Robótica receberá mais de 2 mil estudantes de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas, com idade entre 9 e 19 anos, das 27 unidades da federação. O evento gratuito e aberto ao público será realizado na Arena BRB Mané Garrincha.
Confira os times de robótica Sesi-SP e Senai-SP que estarão na 5ª edição do Festival SESI de Robótica