O estudante participará da grande final nacional, que será realizada em Brasília. A competição recebeu 260 mil inscrições de todo o Brasil
Por: Marines de Oliveira e Elaine Casimiro, comunicação Sesi-SP
31/10/202414:45- atualizado às 14:36 em 12/11/2024
Pensar os desafios e atividades práticas que visam a economia de energia e o uso sustentável dos recursos garantiu ao estudante Talles Leandro Pedroso de Oliveira, de 15 anos, do 9º ano da Escola Sesi de Ourinhos, uma medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 e o título de melhor classificado do estado de São Paulo.
Talles vai disputar a grande final da competição contra os melhores classificados das outras 26 unidades da federação. A cerimônia de premiação, que vai anunciar o campeão nacional da ONEE, será realizada no dia 27 de novembro, em Brasília.
Além desse destaque, a escola também conquistou mais 10 medalhas, sendo oito de ouro, duas pratas e uma bronze. Esta edição da ONEE recebeu mais de 260 mil inscrições de todo o Brasil.
Imagem divulgação
“Estou muito feliz e realizado com essa conquista. Quando fiz a inscrição para a prova, não imaginei que poderia chegar nessa proporção, mas decidi tentar, pois toda a oportunidade é válida. Não havia pensado que teria um resultado tão satisfatório e a chance de representar o Sesi-SP e o estado nessa cerimônia nacional”, celebrou o aluno.
Talles também faz parte da equipe de robótica da escola. Em 2023, na Califórnia, o time foi campeão do torneio mundial da FLL Western Edge Open. Esse destaque propiciou o contato com faculdades nos EUA e a experiência serviu de inspiração para o Sesi-SP criar o projeto Passaporte para o Futuro, iniciativa inovadora que visa levar estudantes da instituição para as melhores universidades internacionais. Na primeira edição do programa, lançado em 2023, 19 estudantes foram selecionados e já estão cursando a graduação no exterior com bolsa integral do Sesi-SP.
Imagem divulgação
A professora de ciências Marcela Rodrigues, que incentivou e deu suporte aos alunos na participação dessa e demais Olimpíadas das diversas áreas do conhecimento, destaca a dedicação e criatividade de Talles. “Ele é um aluno exemplar e em constante busca por ampliar seus conhecimentos. Sua participação ativa nas aulas e seu desempenho notável em diversas olimpíadas estudantis são evidências de seu compromisso com o aprendizado. Essa busca incessante em aprender e se aprofundar nos temas estudados é o que realmente faz a diferença”, afirmou a docente. “Como professora, contando com todo suporte oferecido na rede Sesi-SP, nosso papel nada mais é que oferecer todo recurso e apoio possível para que os alunos tenham essas oportunidades”, complementou.
Talles já conquistou duas medalhas de bronze nas olimpíadas: Canguru da Matemática e a Brasileira de Astronomia (OBA). Também está classificado para a segunda fase da?Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A olimpíada é voltada para estudantes do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular de todas as regiões do Brasil. O objetivo é transmitir informações, por meio de desafios e provas, aos estudantes sobre o uso seguro e racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes.
Na primeira fase, os alunos participaram de desafios em forma de jogos com o tema da Olimpíada e, na segunda fase, os estudantes precisaram responder questões objetivas.