Mostra Serguei Eisenstein e o mundo
Kino-pravda 21
Drama. URSS. 1923-1925. 29 min. LIVRE
Direção: Dziga Viértov
Versão original em russo com legenda em português
Exibição digital
Publicado entre 1922 e 1925, o Kino-Pravda (“cine-verdade”) é outra façanha do cinema de Dziga Viértov. O curta-metragem baliza o desenvolvimento do documentário, apresentando acontecimentos do período de formação da URSS.
As estátuas também morrem (Les statues meurent aussi)
Documentário. França. 1953. 30 min. Livre
Direção: Chris Marker e Alain Resnais
Versão original em francês com legenda em português
Exibição digital
A África perdeu seus direitos, seu povo, suas línguas, suas riquezas, sua arte. As obras de uma nação guardadas no museu de outra. Uma crítica ao imperialismo, uma exposição do racismo, através do olhar de Chris Marker.
Sobre a mostra:
“O cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o cinema”
Apresentando pela primeira vez na América Latina a obra gráfica e visual de um dos mais revolucionários nomes do século XX, a exposição Serguei Eisenstein e o mundo não poderia se privar de oferecer ao público brasileiro um diálogo entre os desenhos de Serguei Eisenstein e a sua filmografia. A mostra de filmes O cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein, composta por 26 filmes, apresenta a obra cinematográfica de Serguei Eisenstein, assim como alguns filmes que influenciaram o artista e outros, influenciados pela estética eisensteiniana.
Um ciclo de palestras e mesas redondas com a presença de cineastas, pesquisadores, professores, tradutores e críticos musicais acompanhará a programação de filmes, evocando diversos aspectos da obra de Serguei Eisenstein: da importância do teatro no universo do artista ao diálogo construído com o compositor Serguei Prokofiev nos seus últimos filmes, dos entrecruzamentos entre Eisenstein e o Brasil às apropriações de Eisenstein por Glauber Rocha.
Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova
Curadores
Apoio: Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Embaixada da França no Brasil e Consulado Geral da França em São Paulo.
Produção: Ars et Vita | Realização: SESI-SP
Veja aqui o programa da exposição, mostra de filmes e ciclo de palestras