O Instituto Cervantes de São Paulo apresenta, no âmbito do programa multidisciplinar Cultura em Clave de Mulher e em colaboração com a Sociedad de Artistas Intérpretes o Ejecutantes de España, a Embaixada da Espanha no Brasil e o SESI São Paulo, show da cantora espanhola Anna Colom
Neste show a artista Ana Colom apresenta Cayana, um percurso pelos folclores e ritmos que influenciaram o flamenco ao longo da história. Um álbum com referências que vão do samba brasileiro ao candombe uruguaio, do fandango veracruzano ao de Huelva. Um passeio pela guajira e pelo cabal, pela zamba argentina e pela soleá. Uma homenagem a Cádiz, das bulerías às bamberas e aos cantes de columpio. Um olhar para o passado através dos cantes de trabalho: temporeras, trillas flamencas e cantos camperos de Segóvia e Extremadura. Uma sentida oferenda a uma mãe através de uns abandolaos lucentinos.
Cayana é flamenco e é mestiçagem. É a história da música contada através da música.
BIOGRAFIA
Nascida em Barcelona em 1985, Ana Colom é musicista, cantora, compositora e arranjadora. Graduada em Cante Flamenco pela ESMUC (Escola Superior de Música da Catalunha) e formada na Fundação Cristina Heeren de Arte Flamenco de Sevilha, tem uma longa trajetória se apresentando em teatros e tablaos de Barcelona, Madri e Andaluzia, incluindo o Palau de la Música Catalana, Tarantos Barcelona, Casa Patas, Café de Chinitas e a Bienal de Flamenco de Sevilha. Realizou turnês e concertos em mais de dez países, entre eles Estados Unidos, China, Nova Zelândia, México, Argentina e Suíça. Em setembro e outubro de 2023, apresentou seu espetáculo em dois espaços muito representativos: a Catedral de Barcelona, dentro das festas de La Mercè, e a Praça de Callao, em Madri, no Festival da Hispanidade de Madri.
Nos últimos anos, trabalhou como backing vocal na turnê El Mal Querer de Rosalía e se apresentou e/ou gravou com artistas como Juan Gómez Chicuelo, Sílvia Pérez Cruz, Las Migas, Rafael Lechowski, La Tana, Alfonso Villalonga, Toni Mir, Carles Dénia, Karen Lugo, a Filarmônica de Oviedo e muitos outros. Participou de projetos musicais diversos como Numen de Melodie Gimard (Flamenco Jazz), Joncol4 (música clássica e espanhola), Laboratoria (flamenco performático e eletrônico), Lotería (flamenco e folclore mexicano para crianças) e Federico García de Pep Tosar (teatro e música).
60 min