Exposição em cartaz no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista. Confira:
NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.
Natureza Viva
Marcelo Tinoco
Curadoria de Nancy Betts
L – Livre para todos os públicos
08 de maio a 13 de outubro de 2024
Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
de terça a domingo, das 10h às 20h
A exposição Natureza Viva apresenta um recorte da produção do artista Marcelo Tinoco da última década. Com foco em imagens de jardins e paisagens naturais, as obras presentes na mostra revelam o processo de criação do artista, que desconstrói as fotografias e as utiliza como rascunho para a composição de uma nova cena desenhada e colorida manualmente, gerando o que ele chama de “fotografia multidisciplinar”.
Natureza Viva contrapõem o gênero artístico denominado Natureza Morta – composições que representam objetos inanimados como frutas e flores colhidas – remetendo assim ao universo da pintura. Com um pincel digital, Tinoco desenha, redesenha, contorna, pinta, ilumina, adiciona elementos, criando, por meio dessa mistura lúdica com a fotografia, uma nova paisagem imaginária de grande impacto visual.
O encantamento provocado por suas obras nos faz refletir sobre a necessidade do cuidado e da coexistência com a natureza, gerando novas realidades possíveis.
Sobre o artista - Marcelo Tinoco
Marcelo Tinoco (São Paulo, Brasil, 1967) vive e trabalha em São Paulo. O artista intervém na imagem fotográfica com colagens, recortes e pinturas com pincéis digitais, compondo o que ele chama de “fotografia multidisciplinar”. Sua intenção é deslocar este suporte das funções de representação fiel da realidade para outros campos das artes visuais, como a pintura. Premiado no Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (Brasil, 2013), seu trabalho figura nas coleções institucionais do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt (Alemanha), do Museu da Imagem e do Som e do Museu de Arte do Rio. Principais exposições individuais: "Histórias Naturais", Caixa Cultural, Rio de Janeiro, Brasil (2014); "Timeless", Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil (2013); "Nova Fotografia", Museu da Imagem e do Som, São Paulo, Brasil (2012). Principais exposições coletivas: "Ao amor do público", Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil (2016); Foto Bienal MASP/Pirelli, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (2014); Programa de Exposições, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Brasil (2013).
Sobre a curadora – Nancy Betts
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Nancy Betts é professora de Evolução das Artes Visuais (História da Arte) na Faculdade de Artes Plásticas – FAAP. Integra o corpo docente dos cursos de Pós-graduação de Audiovisual e Mídias Interativas do SENAC-SP, nas disciplinas de Semiótica da imagem e do som e Comunicação, Linguagem e Sentido respectivamente. Em 2005, professora convidada da UNICHAPECÓ-SC no curso de Pós-graduação lato sensu em Artes Visuais em Culturas Contemporâneas na disciplina de Semiótica do Visual. Pesquisadora CNPq em linguagem da arte e da artemídia. Projetos de curadoria – 2005 - Fidalga ’05, no Paço Municipal de Santo André, SP; 2003 – curadora adjunta na exposição A subversão dos meios, Itaú Cultural, SP; 2002 – Palavra-Figura, Paço das Artes, SP; 2000/1999 - XS/XL (extra small, extra large) MUMA (Museu Metropolitano de Arte), Curitiba-PR; Espaço Cultural dos Correios, RJ; Galeria Nara Roesler, SP; Galeria Marina Potrich, Goiânia-GO; Muna (Museu Universitário da Arte), Universidade Federal de Uberlândia, MG.
Produção: Jangada Cultural | Realização: SESI-SP
AGENDAMENTO DE GRUPOS E ESCOLAS
Para que possamos confirmar o agendamento, favor informar:
- Nome completo do responsável pelo grupo no dia da visita.
- E-mail e Telefone do responsável pelo grupo (preferencialmente celular).
- Nome da Escola / Instituição.
- Data e período desejado.
- Quantidade de pessoas (incluindo alunos e professores/acompanhantes).
- Faixa Etária do grupo.
- Sinalizar se houver pessoas com deficiência no grupo.
- Sinalizar se o transporte será próprio com desembarque nas dependências do SESI-SP (não possuímos estacionamento, apenas orientamos o embarque e desembarque em nossas dependências).
Envie as informações pelo e-mail: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Confira as orientações na descrição do evento.
NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.