Curadoria de Paulo Vitale
A exposição é composta por retratos de 122 desenhistas da área do humor gráfico, retratados pelo fotógrafo Paulo Vitale em que cada foto pode ser considerada um cartum, refletindo características e estilo dos retratados. Só assim para traduzir em retratos o humor que esses desenhistas produzem e “beliscam” o cérebro das pessoas com temas políticos, sociais e sobre a própria existência humana. Dentre os retratados, estão Mauricio de Sousa desenhando em vidro sobre si mesmo; Ziraldo em foto atual mostrando sua autocaricatura; Paulo Caruso brincando de desenho e música; Jaguar, que completou 92 anos, com uma lupa mostrando seu olhar profundo sobre a vida brasileira; Angeli e seu olhar provocador que no papel fez milhões de fãs; Laerte como uma mulher desenhada se vendo real no espelho; entre outros.
O artista
Paulo Vitale
Paulo Vitale é fotógrafo e diretor de cena. Cursou História, na Universidade de São Paulo (USP) e fotografia no International Center of Photography, de Nova York. Percorreu mais de 50 países fazendo trabalhos editoriais, publicitários e autorais. Tem mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de S. Paulo. Editor de fotografia das revistas VEJA e ÉPOCA, e correspondente da Agência Estado, em Nova York. É autor dos livros Feito no Brasil (ED. KROMO, 2018), CHEF (ED. Brasileira, 2022), DRAGS (ED. Brasileira, 2022), entre outros. Já´ retratou grandes personalidades, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pele´.
O curador
Eder Chiodetto é curador de fotografia independente, publisher da editora de fotolivros Fotô Editorial e diretor do centro de estudos Ateliê Fotô. Foi curador de fotografia do MAM-SP, entre 2005 e 2021, e mentor do programa Arte na Fotografia, no canal Arte1. Como curador já realizou mais de 120 exposições no Brasil, Europa, EUA e Japão. É autor dos livros O Lugar do Escritor (Cosac Naify, 2002), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc, 2011), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô / Funarte, 2013), Ser Diretor (Ateliê Fotô, 2018), entre outros.
Cronograma de circulação da exposição:
Centro Cultural SESI São José do Rio Preto
28 de março a 1 de junho de 2025
Quarta a sábado das 10h às 20h; Domingos e feriados das 10h às 19h
Agendamentos de grupos e escolas: susjriopreto@sesisp.org.br
SESI Itapetininga
7 de junho a 31 de agosto de 2025
Segunda das 8h30 às 14h30; Terça a sexta das 8h30 às 20h e sábado das 14h às 20h
Agendamentos de grupos e escolas: cacitapetininga@sesisp.org.br
Centro Cultural SESI Campinas
6 de setembro a 30 de novembro de 2025
Quarta à sábado, das 10h às 20h; Domingo das 10h às 19h
Agendamento de grupos e escolas: bianca.barros@sesisp.org.br
Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP
A mostra Cartunistas faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.
Confira as orientações ao efetuar a reserva ou diretamente com a unidade.
Foyer do Centro Cultural SESI São José do Rio Preto - Visita Mediada
Av. Duque de Caxias, 4656 - Vila Elvira - São José do Rio Preto/ SP