Em uma sala de uma só parede, quatro artistas de circo se encontram para ocupar o vazio e transformá-lo constantemente: São bancos, bolas e tábuas de madeira que, através de manipulações, voam pelos ares e deslizam pelo chão, invadindo o espaço e criando em cada momento um novo cenário de jogo. Com acrobacia, dança, malabarismo e música ao vivo, esses companheiros não medem esforços para compartilhar seus sonhos e cumprir seu dever: Entreter o público! Mas, através de suas cartas brancas, buscam a sinceridade em compartilhar algo que seja realmente significativo e, assim, acabam expondo seus medos, motivações e fragilidades, mostrando aspectos vulneráveis de suas personalidades.
45 min
Criação e atuação: Danielle Siqueira, Marina Viski, Otavio Fantinato e Tássio Folli
Figurino: Claudia Schapira
Concepção cenográfica: Tássio Folli e Otavio Fantinato
Música: Danielle Siqueira
Direção Geral: Tássio Folli
Produção: Ju Kaneto (Caju Cultura)
Fundada em 2009, a Cia do Relativo apresenta em sua pesquisa um olhar diferente sobre espetáculos de circo e utiliza a individualidade criativa de cada artista para o desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares. O grupo acredita na reinvenção do circo como forma de dialogar com o mundo contemporâneo, e aposta que, buscando inspirações no cotidiano das pessoas, é possível se aproximar do público de maneira sensível e humana. As linhas de investigação permeiam o desenvolvimento de novos aparelhos e a aplicação das técnicas circenses como forma de expressão pessoal.
Em quinze anos de existência, a companhia atuou em prestigiados festivais no Brasil e no mundo, como o Festival Internacional SESC de Circo (São Paulo), Mostra Sesc de Artes cênicas do Cariri (Ceará), Festival Internacional de Circo (Uruguai), Festival Internacional de Circo “Yo me Rio Quarto” (Argentina) e CIRCA (França). Além de prêmios como a medalha de ouro no Festival internacional de Malabarismo – Malabares Rio, conquistou o 3° lugar no Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte e a indicação a melhor ator no Festival de Teatro de 3 Rios (Rio de Janeiro). Participou também de importantes projetos, como o Palco Giratório SESC 2015, circulando por 20 estados brasileiros e Sesc Pulsar, com apresentações por unidades do Sesc Rio.
Em seu repertório, a Cia do Relativo tem quatro espetáculos: Descotidiano, Carta Branca e Cabaré?, Malabarismo Possível e Volta, além das produções audiovisuais que a companhia tem produzido como pesquisa a experimentação durante o período da pandemia.