19° Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE
Kabenguele: O griô antirracista
Brasil, 2023, exibição digital, colorido
L – Livre
Uma observação crítica e reflexiva da trajetória de um antropólogo, Kabengele Munanga, que vem do Congo, em razão de uma perseguição implacável da ditadura local. Mas se torna uma referência acadêmica na USP, na luta antirracista junto com o movimento negro brasileiro.
Documentário, 27 min.
Direção: Celso Luiz Prudente
Enití Lànà - aquele que abre o caminho
Brasil, 2022, exibição digital, colorido
L – Livre
A Websérie resgata memória e resistência da luta antirracista no Brasil por meio da figura de Rafael Pinto. A produção, dividida em 4 capítulos, apresenta a trajetória de uma das lideranças mais importantes do movimento negro brasileiro e conta com depoimentos de Sueli Carneiro, Milton Barbosa, Edna Roland, entre outros.
Documentário, 40 min.
Direção: Filipe Brito
Sobre a mostra:
Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o SESI-SP participa, pela segunda vez, da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, que chegou a sua 19ª edição em 2023. Durante os encontros, idealizados com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforçou o respeito à diversidade e à inclusão, foram realizadas diversas atividades que celebraram principalmente o cinema negro. A programação de filmes contemplou longas e curtas-metragens que foram exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, painéis, mesas-redondas e homenagens. Agora, em 2024, alguns dos filmes participantes serão exibidos em unidades do SESI-SP no interior do Estado.
Criação e curadoria: Prof. Celso Luiz Prudente
66 min